Mudança para Portugal - Braga

Pessoal, fui aprovado na Universidade do Minho em Braga e já possuo o passaporte e CC. Estou com algumas dúvidas, se puderem ajudar :)
1. Preciso de mais algum documento além do passaporte e CC para entrar no país?
2. O NIF, é mais aconselhável eu solicitar quando chegar lá né?
3. Consigo alugar apartamento estando no Brasil sem o NIF?
4. Em relação ao sistema de saúde, consigo adiantar alguma coisa por aqui ou só chegando lá mesmo?
Obrigado!

Comentários

  • @AdrianoSM...

    1 Só passaporte...
    2 Quando chegar lá...
    3 CUIDADO...É arriscado alugar daqui do Brasil...Aconselho reservar Hostel ou Airbnb para os primeiros dias...
    4 Quando chegar lá...

    Adriano você é cidadão Português...Entra em Portugal com documento Português da mesma maneira que entra no Brasil com documento Brasileiro quando quiser vir passear...
    Foi aprovado na Universidade...Assim que chegar vá até a Universidade...Normalmente eles orientam novos alunos sobre os passos para resolver essas questões...
    Tais como obtenção do NIF...

    PS...Se seu Cartão de Cidadão já tem "Número de Utente"... Basta você se cadastrar no centro de saúde mais próximo da sua nova residência assim que se instalar...


  • Muito obrigado!! @Nilton_Hessel
    Você diz para tomar cuidado porque pode rolar certa enganação se não for pessoalmente?
  • @AdrianoSM, golpe muito comum em Portugal é a pessoa dizer que ela (ou o filho que cuida do imóvel) está em outro país da união europeia e pedir pelo menos um depósito para segurar o arrendamento de um imóvel que nem existe ou não é de sua propriedade.
    Nunca é aconselhável alugar nada sem ver pessoalmente, conhecer os arredores, saber se é exatamente na localização desejada ou aceitável, etc...
    As recomendações para locação no Brasil se mantém em Portugal. Tome os devidos cuidados para não ter problemas depois.
  • @Daniel_Henriques Obrigado pelas dicas Daniel! melhor mesmo eu me manter num hotel pelo menos nos primeiros dias então
  • Pois é...Quanto a essa questão Todo cuidado é pouco...
    Existem ótimas opções de Hostel...
    Você pode pesquisar bastante coisa estando no Brasil...Assim já chega com alguma ideia sobre os melhores locais para alugar...Imóveis com boa oferta de transporte público...etc...
    Se instala em um Hostel...(com boas referências)...E nos primeiros dias se empenha em encontrar um bom lugar para alugar...

    PS...Muito provavelmente você encontrará boas dicas de imóveis para alugar já na Universidade...
    Procure o painel de informações...!!!

    Boa Sorte...!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.