Transcrição de Casamento e Óbito

Meus caros;
Já estou de posse de todos os documentos para enviar para Portugal, todavia li em algum lugar que é possível dar entrada, em ACP, a um processo de atribuição sem a transcrição (casamento e óbito do cidadão português), e li também que é possível fazer o envio dos dois processos (transcrição e atribuição, salvo erro, para Tondela).
Então tenho umas dúvidas:
1- é aconselhável enviar os processos juntos para um único local? peço confirmação se é realmente Tondela.
1.1 - é possível, para os dois processos, pagar com cartão, ou é preferível Vale Postal, neste caso?
2- posso enviar a transcrição para um lugar diferente de ACP, (por ex. Tondela),. e enviar o processo de atribuição para ACP?

obs. o envio do processo de transcrição, é para evitar que se o processo de atribuição tiver algum empecilho, o de transcrição já estará em andamento.

já agradeço a primorosa ajuda de todos neste Fórum, muito obrigado..

Comentários

  • editado June 2019
    @Elienae..Tondela não está mais aceitando dois processos simultâneos ( transcrição e atribuição) se a pessoa que solicitar a transcrição ainda não for portuguesa.Recomendo enviar para Ponta Delgada o processo de transcrição de casamento e ACP do Porto para o processo de atribuição ou vice versa.A transcrição não é necessária em ACP se o português ( homem) for o declarante do nascimento do filho.
  • editado June 2019
    Caro @Vlad, obrigado por sua ajuda e aproveito fazer mais alguns questionamentos?
    1 - Ponta Delgada aceita pagamento com cartão para o processo de transcrição (casamento e óbito)?
    2 - Confirma o valor de 120 euros?

    obs.: sim, o cidadão português é o declarante do filho.
    - o solicitante da transcrição será o neto do cidadão português, seu filho já tem idade avançado (81 anos) e quero poupa-lo de transtornos desnecessários. Eu sou o neto do Cidadão português.

    muito obrigado.
  • @Elienae...

    1 Não aceita...(Por enquanto)...

    2 Sim... € 120,00
  • @Nilton, @Vlad, muito obrigado....
  • @Elienae...
    Tem um tópico aqui no Fórum que traz informações recentes sobre quais agências dos Correios tem aceitado fazer os VPs...
    Dependendo da cidade onde você está...Isso pode te ajudar...
  • estou na capital em SP, acho que a central no vale do anhagabaú faz, mas vou pesquisar.. brigadão!!!
  • Sim...No Centro pode tentar na Agência Central no Vale do Anhangabaú...Rua Boa Vista...Florêncio de Abreu...
    Mas vai muito da sorte de pegar um atendente que faça...!!!

    Como essas agências não estão muito longe umas das outras eu costumo tentar primeiro na da Boa Vista que fica lá no alto...Se não conseguir fazer lá...Desço para o Anhangabaú...Rsss

    No tópico sobre VPs pode encontrar postagens citando também algumas agências de bairro que aceitaram fazer...
  • Meus caros,
    Tenho procurado ler os post's e não tenho encontrado menção sobre transcrição de óbito, é muito preciosismo fazer esta transcrição? é desnecessário?
    Somente no Site do Consulado o formulário (on-line) de transcrição consta a menção para os dados do óbito.

    O Objetivo é atualizar o estado civil de uma cidadão Português (meu avô) e obter a cidadania de meu Pai (filho de Português, declarante do nascimento) e posteriormente a minha.

    Estou enviando os seguintes documento:

    Eu, sendo neto do cidadão Português, serei o requerente.
    - Copia autenticada e apostilada do RG do requerente.

    - Cópia autenticada da Certidão de Batismo (apostilada em Portugal, obtida no Arquivo Distrital de Vila Real).
    - Certidão de Casamento no Brasil, em inteiro teor e cópia reprográfica, ambas apostilada, do cidadão Português com uma Brasileira.

    disponho ainda dos seguintes documentos:
    - Certidão de Óbito, em inteiro teor e cópia reprográfica, ambas apostilada, do cidadão Português.
    - Certidão de Nascimento, em inteiro teor e cópia reprográfica, ambas apostilada, da minha avó,
    - Certidão de Óbito, em inteiro teor e cópia reprográfica, ambas apostilada, da minha avó.

    todos estes documentos foram emitidos após sofreram correções com datas, nomes e naturalidade. Todos devidamente averbados por processos de ofício, ou junto a procuradoria pública.

    meus agradecimentos e um grande abraço a todos..
  • @Elinae apenas os consulados pedem transcrição de óbito
  • @Elienae...

    Como o @Vlad escreveu acima...Não é necessário transcrever óbito se você vai enviar o processo para Portugal...

    Também não é necessário transcrever o casamento se somente seu Avô for Português...E se ele foi o declarante do nascimento do seu Pai antes de ele completar um ano de vida...Já se a Avó for Portuguesa também...Então é necessário fazer a Transcrição do Casamento...
  • editado June 2019
    OI @Nilton,
    - Somente meu avô era português, minha avó era brasileira..
    - Meu avô foi o declarante do nascimento, no ato do registro do meu pai..

    Aproveitando peço mais dois esclarecimentos:
    1 - no caso de prova de vida, meu pai já tem 82anos, posso mandar uma 2º via do RG original? o custo (R$ 39,80) é menor de cópia autenticada e apostilada, vou mandar o processo de atribuição pra ACP.
    2 - O formuláio 1C não precisa ser apostilado, correto? somente com reconhecimento por autenticidade.

    Um abraço, Obrigado..
  • @Elienae Fernandes,
    1 - Prova de vida é diferente de documento de identidade, a prova de vida exigida pelo ACP tem que ser feita no consulado de Portugal. Mesmo se for mandar um RG original (que acredito que não seria aceito), eu entendo que este teria que estar apostilado para ter validade
    2 - 1C somente firma reconhecida por autenticidade em cartório ou no consulado de Portugal.
  • muito obrigado,
  • Bom dia a todos,
    Ao fazer o vale postal informei a atendente que desejava enviar 120 euros, todo o procedimento foi feito e pago, ocorre que ao pegar o comprovante observei que o valor convertido ficou em 119,99 euros, (apesar de na tela, eu acompanhei o preenchimento, estava o valor correto)
    isto poderá ser motivo de devolução?
  • @Elienae...
    Você fez o VP Hoje...?
    Valor do euro na página dos Correios Hoje (24/07) >>> ****4,4077****
    Hoje a conta seria essa abaixo...:

    4,4077 X 120,00 = 528,924
    1,5% = 7,93
    TAXA FIXA = 35,00

    TOTAL PAGO HOJE (24/07) POR UM VP DE 120,00 euros >>> R$ 571,86

    O Valor a constar no comprovante...(Cuja cópia deve ser enviada junto com a documentação)...Deve ser no valor determinado...Que é 120,00 euros...
    **Se você enviou 119.99 na cotação correta pode ser que eles deixem passar...Mas não posso jurar que aceitem...!!!
  • Uma dica para o Pessoal que vai fazer o VP...:

    Usando como referência os valores usados no exemplo acima podem fazer o seguinte...:

    Ao obter o valor em reais correspondente a 120,00 euros...Que no caso de hoje seria... (+ - ) R$ 528,93

    120,00 euros X 4,4077 (Cotação na página dos Correios 24/07) >>> *** R$ 528,924 ***
    Arredonde para cima este valor...

    Exemplo # 1 Arredondando para 530,00 daria o equivalente a >>> 120,24 euros...
    Exemplo # 2 Arredondando para 540,00 daria o equivalente a >>> 122,51 euros...

    Claro que fazendo esse arredondamento para mais...O valor final aumenta um pouco também pois uma das taxas dos Correios é um percentual (1.5%) do valor em Reais a ser enviado...

    Se fizerem dessa maneira usando a cotação correta do dia...(NA HORA DE VERIFICAR A COTAÇÃO NA PÁGINA DOS CORREIOS LEMBREM-SE DE OLHAR SE ESTÁ ATUALIZADO***NA DATA DO DIA)...Não tem como errar...!!!

    Hoje está assim...:

    EURO
    Válido para 24 de Julho de 2019.....................................................................................................4,4077

  • @Nilton

    Caro Nilton, na verdade na tela do sistema nos correios, quando voce preenche os dados, o valor da moeda e exibido em um coeficiente, ou seja, 0,226876, neste caso o valor em real é dividido por este coeficiente e apura-se o valor em euro.
    Voce informa que quer enviar 528,93 reais e o sistema aponta o valor em euro = 120,00. Ocorre que o valor mostrado na tela é diferente (provavelmente a exibição do valor é arredondada) da hora da impressão do recibo, ou o valor é recalculado. e nessa é que foi a furada. vacilo meu.
    Mas valeu pela orientação, vamos torcer pra que na hora de sacar o vale postal o CTT arredonde pra 120,00 euros..

    Fica a dica importante pra todos no portal, COMO VOCE DISSE na mensagem LOGO ACIMA, ARREDONDE O VALOR PRA NÃO CORRER ESSE TIPO DE RISCO.

    Obrigado
    Grande abraço a todos
  • A bem da verdade @Elienae... Bom mesmo seria que o IRN passasse a aceitar a opção de pagamento com cartão de crédito também para as Transcrições de Casamento...

    Enquanto isso não acontece...Quem precisar fazer o VP tem que se precaver para não fazer errado...!!!

    Eu costumo fazer da seguinte maneira...:

    Ao invés de chegar nos Correios e pedir para fazer um VP no valor de 120,00 euros...Faça essa conta arredondada que mencionei na mensagem anterior e anote o valor em REAIS em um pedaço de papel...Juntamente com o endereço do Beneficiário do VP...
    Chegando nos Correios...Entregue o papel ao atendente e informe que quer fazer um VP NESTE VALOR DE R$ 540,00 REAIS...
    Assim o atendente terá que modificar o tipo de conversão no computador...(Ao invés de converter 120,00 Euros para Reais...Terá que converter R$ 540,00 em Euros...
    O resultado será um VP no valor de $ 122,51 Euros...(E o valor que sai no comprovante sai em EUROS...Não em REAIS...Como costuma acontecer quando eles convertem de Euros para Reais...)...

    Eu fiz várias Transcrições de Casamento...Algumas Naturalizações e também muitas Atribuições para meus familiares na época que só era possível fazer esses pagamentos por Vales Postais...
    Depois de "Apanhar" um pouco nos primeiros VPs...Explicando aos atendentes dos Correios como precisava que os VPs fossem feitos...Adotei este método e nunca mais tive dificuldades...

    Verdade que de vez em quando me deparava com algum atendente teimoso que dizia que era IMPOSSÍVEL fazer o VP da maneira que eu estava pedindo...Por essa razão...Passei a sempre levar comigo o comprovante mais recente de VP feito como descrevi acima...Se houvesse este tipo de alegação por parte do atendente...Eu mostrava o comprovante e pedia para ele fazer igual...Se isso não resolvesse...Eu pedia para falar com um supervisor de atendimento...Se nada disso desse resultado...Saia e procurava outra agência...


  • Pessoal,
    Estou ajudando uma amiga a fazer a atribuição do pai dela, filho de pai e mãe portugueses já falecidos.
    Neste caso ela terá que fazer a transcrição de casamento dos avós, por ambos serem portugueses.
    As dúvidas são:
    1- É necessário também fazer a transcrição de óbito de ambos para dar seguimento ao processo de atribuição?
    2- A partir de quantos anos é requerida a prova de vida? O pai dela sendo o requerente dos processos de transcrição e atribuição, assinando no cartório o requerimento já é considerado prova de vida ou é necessário fazer no Consulado?

    Obrigada mais uma vez pela ajuda.
  • editado July 2019
    @Paula...

    1 Somente Transcrição de Casamento...Óbito não é necessário se você for enviar o processo por Correios...
    2 Por regra...A partir de 70 Anos...
    A Prova de Vida não é substituída pela assinatura em outros documentos ou pelo envio de RG recente...***(Isso pode até acontecer...Porém...Quando acontece é por uma "Liberalidade" do Conservador que está analisando os documentos...)...
    Se quiser evitar possíveis exigências...Faça a Prova de Vida se o requerente tiver 70 Anos ou mais...

    Lembrando que **HOJE** só o ACP exige a Prova de Vida feita no Consulado...Outras Conservatórias como Ovar e Tondela **AINDA** aceitam a PV feita no Cartório...

    PS...No Consulado não tem custo...!!!
  • Obrigada @Nilton Hessel!

    Outra dúvida:
    Ela tem a certidão de nascimento da avó portuguesa mas não tem a do avô.
    Fez uma consulta ao Arquivo Distrital de Bragança e eles responderam com um email o número do assento, freguesia e concelho de nascimento dele.
    Esses dados e o envio de cópia desse email é suficiente para anexar ao requerimento de transcrição de casamento deles ou é necessário solicitar a emissão do assento?
  • @Paula , a conservatória vai exigir o assento certificado em papel se este não estiver informatizado.
  • Boa tarde,

    Por favor como posso acompanhar o processo de transcrição de meu avô?
    o processo foi enviada para Ponta Delgada e recebido em 17/07/2019.

    Obrigado..
  • editado August 2019
    @Elienae..nao tem como vc acompanhar o processo de transcrição de casamento .Terá q aguardar documento da transcrição chegar na sua residência. Prazo 2 a 3 meses.
  • Muito Obrigado..
    Esta equipe é excelente..
  • Olá Pessoal!

    Alguém sabe dizer se a transcrição de casamento e óbito podem ser feitas por alguém que não é parente?
    Tenho um amigo que vai para Portugal (ele é português) e disse pode fazer pra mim por lá caso seja possível fazer por alguém que não é parente
  • @pedro-fernadesfilho ele vai precisar de procuração.
  • Obrigado @Vlad Pen!

    Vale a pena fazer uma procuração pra ele? Tem alguma vantagem fazer dessa froma?
    Ou é melhor enviar pelo correio direto pra conservatória?

    Depois das transcições pretendo iniciar o processo de atribuição de cidadania pro meu pai e depios pra mim.
  • @Pedro...
    Melhor enviar por Correios...O próprio @Vlad Pen já passou essa orientação por aqui algumas vezes...
    Se for enviar Transcrição para PD...Recomendo que utilize os serviços de uma empresa privada...DHL por exemplo...
  • Ok! Obrigado pelas orientações!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.