Ajuda: busca de certidão de casamento em Portugal (Mangualde) entre 1918~1922

Pessoal,

procuro a certidão de casamento de meus bisavós. Os livros que contém os casamentos nessas datas não estão digitalizados.
Pensei que o registro estivesse junto com o livro de batismo em Viseu, mas me informaram que o livro de casamento dessa data continua em Mangualde.
- Enviei email para a Conservatória do Registo Civil de Mangualde (crc.mangualde@dgrn.mj.pt) com um pedido de busca e não obtive resposta.
- Também mandei email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt perguntando sobre o estado civil dos portugueses e não obtive resposta.
- O casamento não está averbado nas certidões de batismo digitalizadas (que se encontram em Viseu).

As informações que possuo são as seguintes:
Antonio Bernardo Henriques (Nº12/1883, nascido em Cunha Baixa, Mangualde) e Angelina Marques (Nº33/1898, nascida em Cunha Baixa, Mangualde) casaram em Portugal por meio de procuração, pois Antonio Bernardo, meu bisavô, estava no Brasil na época.
O primeiro filho deles, Antonio Henriques Marques (Nº321/1922) nasceu em 08 de junho de 1922 no mesmo local, Cunha Baixa, Mangualde, o que me faz acreditar que o casamento também tenha sido registrado na Conservatória de Mangualde, pouco antes do nascimento do primogênito.

Detalhe: ou o casamento aconteceu em Portugal, ou não aconteceu. Meu bisavô era bígamo, já tinha casado no Brasil um tempo antes, com outra portuguesa. O último filho que teve com essa mulher foi em 1918 e o primeiro filho com a minha bisavó em 1922. Ela veio para o Brasil 5 anos depois do nascimento desse primeiro filho. Então, se meu bisavô casou com a minha bisavó (como minha avó confirma), deve ter sido nesse intervalo de tempo 1918~1922.

Como faço para encontrar essa certidão? Ela é realmente necessária para a atribuição de nacionalidade se ambos são portugueses, casados em Portugal? E se eles mentiram para todo mundo e não se casaram, no fim das contas?!

Obrigada desde já!!

Comentários

  • @JulianaBrasileiro

    Email da CRC de Mangualde
    registos.mangualde@irn.mj.pt

    No seu caso, sendo ambos portugueses, será necessário ou que conste averbado no batismo ou o próprio registro de casamento... isso se ocorreu este ato!
  • Kleber, muito obrigada, encaminhei agora o pedido para este e-mail! Vamos ver se me respondem :)

    Na certidão de nascimento da minha avó está escrito que os pais eram casados, mas não sei se pediam comprovação, ou se aceitavam a informação de "boca" (nesse caso, a informação pode ser falsa). Caso a certidão não seja encontrada, caso eles não tenham se casado, isso complica o pedido de atribuição? O que eu teria que fazer?
  • A CRC de Mangualde respondeu, não encontraram nenhum assento de casamento lá :(
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.