Registro de nascimento em Portugal.

Meu pai nasceu no Brasil, foi para Portugal com 5 anos, depois voltou para o Brasil com 18 anos. Estou tentando achar o seu passaporte brasileiro ou português, não tenho certeza se teve um dia nacionalidade portuguesa, mas pelo que já tive recebendo de pessoas nos fóruns, existe possibilidade de ter ele ter tirado a cidadania, ou seu pai pode ter tirado também. Estou em Portugal, se alguém pode ajudar, onde ir, etc...agradeço.
Veja os dados que tenho:
Nome do meu pai: JOSE GOMES DA SILVA
Data de Nascimento: 14/02/1914 - Rio de Janeiro - Brasil
Filiação:
Nome do meu Avô: JOSE GOMES DA SILVA
Data de Nascimento: 24/06/1886
Naturalidade: Português
Natural do distrito: Porto
Concelho: Vila Nova de Gaia
Freguesia: Arcozello
Nome do Pai: DOMINGOS GOMES DA SILVA
Nome da Mãe: MARIA DOMINGUES DOS SANTOS

Nome do Cônjuge (Minha avó): ALBERTINA DA SILVA REIS
Data de Nascimento: 12.03.1890
Naturalidade: Portuguesa
Natural do distrito: Porto
Concelho: Vila Nova de Gaia
Freguesia: Grijó
Nome do Pai: Joaquim da Silva Ferreira
Nome da Mãe: Maria da Silva

Comentários

  • Portugal 2019

    Conservatória dos Registos Centrais
    Rua Rodrigo da Fonseca, 198
    CP: 1099-003 em Lisboa
    Telef: 213817600
    Faxe: 213817698
    E-mail: registos.centrais@irn.mj.pt

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=827331 ...m0023.tif
    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=827661 ...m0023.tif
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:798L-Y76Z
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGV9-D3RS
  • Kleber
    Bom dia
    Agradeço muito mesmo a intenção, já estou com as certidões de batismo dos meus avós, a certidão de nascimento do meu pai no Brasil, a Certidão de Casamento dos meus pais, tudo com inteiro teor e reprográfica, mas como estou em Portugal, irei em alguns lugares procurar a Certidão de Nascimento, registro de nascimento, batismo ou algo que comprove que meu pai também é português, pois segundo informações familiares, meu avô registrou ele quando voltou para Portugal em 1919/1920.
    Reconheço que é muito difícil, mas vale tentar. Irei inicialmente na Conservatória de Nova Gaia, Arquivo distrital do Porto, Arquivo Central, etc...tenho 3 dias para ver isso.
    Desde já fico grato, se tiver alguma dica de onde ir, ou algo que me ajude nessa busca, agradeço novamente.
    Um abraço
    Luizir


  • Kleber
    Estive nas conservatórias de Gaia, Porto, Arquivo Central, Distrital, etc..mas ainda não descobri se meu pai foi registrado como português durante o período que morou lá. Consegui a Certidão de Casamento dos meus avós, sempre ajuda. Agora para dar entrada no pedido de Cidadania Portuguesa de origem, preciso morar lá por 3 anos ou se a Lei mudar em alguma coisa, inclusive estou pensando em dar entrada antes de morar lá, aceito sugestão? Será que alguém já conseguiu como neto ter a cidadania na nova lei de 2017 para cá sem morar lá? Tenho vários vínculos, mas o principal é alugar ou comprar um imóvel em Portugal.
  • Prezados (as)
    A última novidade, se alguém puder ajudar, meu pai foi registrado em Portugal, na época um local denominado Quinta dos Peixinhos, Lisboa. Será que melhora para tentar encontrar o registro?
    Segue os dados novamente do meu pai:
    Nome do meu pai: JOSE GOMES DA SILVA
    Data de Nascimento: 14/02/1914 - Rio de Janeiro - Brasil (Foi registrado também em Portugal na volta dos meus avós em 1918/1920, ele tinha apenas 4 anos)
    Filiação:
    Nome do meu Avô: JOSE GOMES DA SILVA
    Data de Nascimento: 24/06/1886
    Naturalidade: Português

    Nome do Cônjuge (Minha avó): ALBERTINA DA SILVA REIS
    Data de Nascimento: 12.03.1890
    Naturalidade: Portuguesa

  • Portugal 2019

    Chegou a solicitar informações a CRC de Lisboa, a freguesia é Santa Engrácia? https://www.codigo-postal.pt/lisboa/quinta-dos-peixinhos/


    CRC de Lisboa
    Av. Fontes Pereira de Melo, n.º 7 a 13
    Tel: 213566281
    Fax: 213566259
    Email: civil.lisboa@irn.mj.pt
  • Kleber
    Bom dia
    Não fui no CRC de Lisboa, achava que era no Porto, obrigado pela informação.
  • @Portugal2019, seu pai migrou de volta ao Brasil em 1918, não é? Se já não encontrou o registro, pode também buscar pela emissão do passaporte para ver mais infos.
  • Vagner Machado
    Olá
    Em 1918 ele voltou com seus pais para Portugal, tinha uns 4 anos e depois só retornou para o Brasil quando tinha 19 anos, por volta de 1933. Estou tentando achar o seu alistamento militar em Portugal ou o passaporte, mas está muito difícil, se alguém tiver sugestões onde ir, agradeço muito.r
    Desde já, agradeço a atenção dispensada
    Atenciosamente
    Luiz
  • wagmachadowagmachado Member
    editado June 2019
    É difícil isso de passar anos em outro país sem documentação. Eu acredito que quando imigrou de volta deva ter transcrito o nascimento do BR dele pra poder requerer um passaporte, seja ele PT ou BR. Depende do distrito que morava, pais ou familiares, vc tem alguma pista? Vc mesmo pode tentar achar, mas se n tem nenhuma pista documento, fica dificil. Veja todas folhas do passaporte dele ou algum outro documento, veja que data foi emitido e a validade. Como vc disse que foi na CRC de Peixinhos, a responsável seria a distrital de Lisboa. Aqui tem a relação de passaportes emitidos em 1931 a 1934 em Lisboa.
    https://digitarq.arquivos.pt/details?id=5784319

    [APAGADO PELA MODERAÇÃO]
  • Vagner
    Muito Obrigado, vou a luta.
    Abcs
  • Olá Vagner (wagmachado)
    Consegui localizar um José Gomes da Silva (PT-ADLSB-AC-GCL-H-D-001-00016_m0063.tif) no link que enviou, agora pedi uma confirmação ao Arquivo nacional Torre do Tombo e ao CEPESE se é o meu pai, passei a filiação, estou no caminho certo?
    Desde já agradeço muito a força, quase ninguém acredita que meu pai pode ter sido registrado também como português, você foi bastante otimista, como eu sou também.
    Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.