Casamento por procuração (português no brasil e portuguesa em portugal)

Pessoal, bom dia!
Procurei na lupinha aqui do fórum e não consegui encontrar alguém tirando dúvidas sobre isso...

Os portugueses em questão são meus bisavós. Já fiz o pedido das certidões de batismo deles, estou esperando chegar pelo correio... Mas pelo o que tenho visto aqui no fórum, eu tenho que transcrever o casamento deles em Portugal antes de dar prosseguimento ao pedido de cidadania da minha vó, correto?

Conversando com a minha vó, ela me disse que eles casaram por PROCURAÇÃO. Ele já estava aqui, ela ainda estava em Portugal. Nesse caso, alguém tem ideia se o casamento já está registrado lá, ou se a certidão é brasileira e eu preciso transcrever mesmo?! Onde eu encontro essa certidão?!

Os dados dos meus bisavós são os seguintes:
Antônio Bernardo Henriques
Nascimento em 28 de março de 1883.
Local de nascimento: freguesia de Cunha Baixa, concelho de Mangualde, distrito Viseu.
Na certidão de batismo está escrito que ele é o número 12 daquele ano. Seria esse o assento??
Pai: Manoel Bernardo
Mãe: Maria Henriques

Angelina Marques
Nascimento em 29 de setembro de 1898 (na identidade dela do Brasil está escrito 09 de setembro de 1898).
Local de nascimento: freguesia de Cunha Baixa, concelho de Mangualde, distrito Viseu.
Na certidão de batismo está escrito que ele é o número 33 daquele ano. Seria esse o assento??
Pai: Sebastião Ferreira
Mãe: Maria Marques


Obrigada desde já!!

Comentários

  • editado May 2019
    Adendo: não sei se a procuração saiu daqui, ou de Portugal.
    Em uma certidão de nascimento de um dos filhos está escrito que "os pais, casados em Portugal, ...".
    Se eles realmente casaram em Portugal, eu não precisaria transcrever, certo?
    Não tenho ideia de uma possível data de "casamento", se preciso informar no processo da minha avó... mas o primeiro filho nasceu em 1922, e é português também.

    Os registros de casamento após 1911 em Viseu não estão mais digitalizados, então não consigo procurar online na plataforma.

    A história é meio estranha, porque ele tinha outra mulher antes da minha bisavó, com dois filhos. Não sei se naquela época podia separar e casar de novo, algo do tipo. Então eu não tenho certeza que meus bisavós casaram realmente. Pode ser que eles falavam isso, sem ser verdade. A certidão de óbito da minha bisavó consta viúva, sem mencionar o nome do marido. A certidão de óbito da "ex" também consta viúva, mas está com o nome do meu bisavô. Estou passando a suspeitar que ele largou ela pra ficar com minha bisavó, mas não casaram. Isso complicaria o pedido da atribuição para minha vó?

    Mandei email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt, com duvida sobre o estado civil, mas ainda aguardando resposta.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.