Divergência no nome dos pais do português

Prezados,

Recentemente recebi uma carta de exigência pela ACP referente ao processo de atribuição da minha avó. Uma das exigências é sobre a fixação de nome do pai e da mãe, ambos portugueses.

Na certidão de BATISMO do pai dela temos o nome dos avós como "Manoel Gonçalves Camacho e Maria de Souza"
E na de sua mãe temos o nome dos avós como "Manoel Gomes e Carlotta Adelaide Henriques"

Agora na certidão de óbito dos mesmos, o nome dos avós estão diferentes:

Antonio Gonçalves de Souza
Filiação: Manoel Gonçalves Camacho e Maria de Souza

Maria Augusta Gomes
Filiação: Manoel Gomes e Carlota Henrique

Trocaram o nome do avô paterno de Camacho por Cachaço e não colocaram o nome do meio (Adelaide) da avó materna.

E na certidão de Nascimento da minha avó temos:

Nilza Gonçalves dos Santos (Nome de casada já averbado)
Pai Português: Antonio Gonçalves de Souza
Mãe Portuguesa: Maria Augusta Gomes

Avós Paternos: Manoel Gonçalves (Faltou o Camacho) e Maria de Souza
Avós Maternos: Manoel Gomes e Carlota Adelaide (Faltou o Henriques)

Já pedi a retificação no cartório aonde as certidões de óbitos estão registradas mas eles negaram a retificar porque o único documento comprobatório que tenho é a certidão de batismo e não a de nascimento. Já expliquei que antes de 1910 Portugal não tinha Registro Civil mas mesmo assim negaram.

A dúvida é:

Será que vai dar problema? As divergências que apresentei estão no nome dos avós dela.O nome dos pais portugueses estão corretos em ambas as certidões.

Comentários

  • @guilherme vai ter que insistir na retificação.Procure o Ministério Público e explique a situação.
  • Insiste no cartório com jeitinho.
    Eu consegui aqui no RJ mudança administrativamente, sem advogados, somente com a certidão de batismo.
    Mas li que depende muito do tabelião, do escrevente e da boa vontade deles. Infelizmente.
  • editado May 2019
    Vocês sabem me dizer se existe algum jeito de prorrogar a entrega desses documentos para a ACP? Se eu for retificar, vou precisar de mais 1 ou 2 meses e eles me deram um prazo menor que isso.

    Outra dúvida, me indicaram como saída a inscrição consular dos pais da minha avó. Alguém sabe como conseguir? Na minha cidade o consulado não faz nada. Só o consulado da capital é mais efetivo. Existe algum site para eu achar as inscrições? Estou bem perdido quanto à procura desses documentos

    Se eu consegui-los, vou enviar junto da certidão de casamento dos mesmos.
  • @Guilherme o q posso lhe dizer é q os processos ficam ativos até 6 meses nas conservatórias. Acho q vc tem tempo para fazer as retificações necessárias.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.