Documentos para Transcrição Casamento e qual conservatória é mais rápida

Olá pessoal,

Minha certidão de nascimento portuguesa está pronta, recebi a numeração através do civil online, porém ainda não recebi a definitiva vinda de Lisboa, em minha residência. A dúvida, é: Quero transcrever meu casamento e, estou em busca de qual conservatória enviar, Tondela ou Ponta Delgada tanto para questão de tempo, como para aceitação da certidão por civil online.
Vocês sabem como procedem, neste caso?

Grata!
«1

Comentários

  • @DeboraLara21, Ponta Delgada. Se você tem a certidão emitida pelo civilonline pode imprimir e enviar junto, é aceito normalmente pelas conservatórias.
    Veja nas duas primeiras postagens as instruções para transcrição http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
  • @Daniel Henriques, obrigada!
  • Outra dúvida, o requerimento que deverá ser preenchido, deverá manter a cidade do Rio de Janeiro ao final? Ou, eu altero para a minha cidade?
  • @DeboraLara21, coloque sua cidade.
  • Olá!!! Tenho uma dúvida... Assim como a DeboraLara21, também acabei de receber a confirmação da atribuição que eu tinha pedido para minha esposa (com a ajuda deste Forum) e cópia do assento.
    Agora quero solicitar a atribuição de nossa filha, mas para isso preciso pedir a transcrição de nosso casamento. Vocês sabem se é mais fácil fazer por Ponta Delgada ou no Consulado de Portugal aqui em São Paulo, mesmo?
    Preciso também solicitar o Cartão Cidadão, antes?
  • @Sergio Lambert, PD é mais rápida que o consulado. Não precisa solicitar o cartão do cidadão antes, é até melhor que faça depois pois assim já sai com os dados todos atualizados.
  • Obrigado, @Daniel Henriques!!! Mais uma dúvida... apesar de minha esposa ser quem tem a cidadania, posso ser o requerente no pedido de transcrição de nosso casamento?
  • @Sergio...

    Requerente da Transcrição de Casamento pode ser qualquer um dos Cônjuges...Filhos do casal...Ou Netos...

    Cada uma dessas situações tem regras próprias quanto a tipo de formulário a ser utilizado e documentação a ser enviada...

    Se sua esposa pode assinar é recomendado que ela seja a requerente da Transcrição...!!!
  • Oi pessoas, boa noite!
    Tenho algumas dúvidas, se alguém puder me ajudar... Seguinte: eu tenho dupla cidadania, e to indo essa semana tirar meu CC e passaporte portugues. Sou casado e estamos nos mudando pra Portugal no final do ano, eu tenho que fazer a transcrição do meu casamento daqui do Brasil? Minha esposa vai 3 meses depois de mim, ela consegue ir só com a passagem de ida?
    Obrigado!
  • @Andre...
    Com certeza você deve transcrever seu Casamento antes de sua mulher viajar...!!!

    Se você já tiver transcrito seu Casamento e sua esposa entrar junto com você...(Cidadão Português)...Certeza que não haverá problema...

    Mas...Passando sozinha pela imigração...Mesmo com casamento transcrito...Talvez você deva enviar também uma "Carta Convite"...Para ela apresentar se for questionada pelo oficial da Imigração...
    Fazendo dessa forma...(Com Certidão de Casamento Portuguesa + Carta Convite)...Creio que ela não corre o risco de ser barrada tendo em vista que você é o marido...Cidadão Português...E está vivendo legalmente no país...
  • Eu posso levar os docs dela apostilados e requerer a transcrição de lá? A transcrição sendo feita e a carta convite em mãos dispensa a apresentação da passagem de volta?
    Eu poderia buscar ela na imigração?
    Muito obrigado!
  • @Andre...

    Você...Como cidadão Português pode solicitar a Transcrição do seu casamento quando estiver em Portugal...(Procure aqui no Fórum as informações sobre qual está sendo atualmente a Conservatória mais indicada para dar entrada na Transcrição pessoalmente)...

    Você leva do Brasil...:
    A - Certidão de Nascimento Reprográfica Apostilada da sua Esposa...
    B - Certidão de Casamento em Inteiro Teor Digitada...
    É bom já levar também uma cópia simples de seu Assento de Nascimento Português...
    Assinatura do requerimento de Transcrição e o pagamento você faz no ato da solicitação...

    Você pode aguardar sua esposa no aeroporto...Mas quem vai passar pelo oficial da imigração é somente sua esposa...
    Ela deve apenas responder aos questionamentos do oficial da imigração...Se ele perguntar...Ela responde...Simples assim...
    A questão da passagem de volta é um caso à parte...Complicado afirmar se eles vão exigir ou não...(!!!)
  • Boa tarde pessoal.Continua sendo Ponta Delgada a conservatoria mais rápida p transcrição do casamento?
  • Sabem dizer a media de tempo?
  • Atualmente PD está finalizando Transcrições com Dois meses e meio...
  • Patricia MotaPatricia Mota Member
    editado August 2019
    Olá, sou nova aqui, mas tenho uma dúvida que não foi tirada sobre documento. Meu marido tem dupla cidadania. Posso dar entrada na transcrição com o CC do meu marido? A cópia do CC tem que ser autenticada em cartório e apostilada?
    Agradeço desde já.
  • @Patricia use a cópia do R.G do seu marido .
  • @Vlad Posso substituir a certidão de nascimento do meu marido pelo CC dele?
  • editado August 2019
    @Patricia...Complementando o @Vlad Pen...

    Para instruir processo de Transcrição de Casamento é obrigatória a apresentação do Assento de Nascimento do Português...Certidão de Nascimento do nubente Brasileiro e a Certidão de Casamento Brasileira...

    Se sua dúvida se refere ao documento de identificação civil do requerente da Transcrição...Creio que se for usar CC como indicou acima o @Vlad Pen...Uma cópia de boa qualidade Autenticada será suficiente...Por se tratar de um documento Português não necessita de Apostilamento...
    ***A confirmar***
  • Boa tarde, Srs! Enviei os documentos para pedido de transcrição do casamento no início de junho. Como fico sabendo se já foi feita? Eles vão me enviar algum comunicado? Obrigado!
  • Obrigado, @Nilton Hessel!!!
  • Olá !

    Minha prima terá que fazer a transcrição de casamento .. Alguém sabe qual é o tempo de conclusão em Ponta Delgada ? É ainda a mais rápida ?


    Ela fará envio via DHL , mas por lá o pagamento é só por vale postal certo ? Saberiam confirmar o endereço de envio e VP ?

    Obrigado

  • @Leandro19Poli

    PD tem feito em 4-5 semanas.

    A questão não se resume em ser a mais rápida, mas o fato de ser especializada em transcrições, e aceitar por correio/DHL. Posso lhe garantir que a transcrição será mais rápida do que o tempo que ela demora pra preparar os documentos.

    O que faz ser rápido é ter a documentação completa e sem divergências. Nem precisa esperar sair a transcrição. Bastaria ter o número do processo e a conservatória. Até o processo dela chegar lá e precisar da transcrição, certamente já estará terminada.

    Para toda transcrição, o pagamento é feito por Vale Postal (ou pessoalmente no balcão). Se vai por DHL, só paga por VP. Deverá ser incluída uma cópia do recibo com o processo. Guarde com você o original e uma cópia (pq o texto no original vai sumindo). Faça o VP no dia que for enviar, ou no máximo na véspera. O VP vale por 30 dias, e caduca.


    O VP é feito especificamente para a conservatória escolhida, e você disse PD. (somente Transcrição de Casamento)

    A remessa deve usar o valor em EURO VALE POSTAL INTERNACIONAL. (Não use Euro Exportação)

    Para que não haja erro, no dia que for fazer o pagamento, confira antes o valor aqui: http://valorvp.herokuapp.com/index.html

    Quando chegar na agência de correios, diga que quer fazer um vale postal internacional para manutenção de residente. Dê o nome de IRN.IP como o nome de uma pessoa. Não diga que é pessoa jurídica (não existe pessoa jurídica, nem existe VP para pessoa jurídica).

    Para envio do VALE POSTAL: (Finalidade: Manutenção de Residente)

    IRN, IP | Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º | 9500-063 – Ponta Delgada


    Para envio dos DOCUMENTOS:

    Conservatória de Registo Civil de Ponta Delgada | Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º | 9500-063 – Ponta Delgada

  • Ótima explicação ! Obrigado @gandalf

  • Olá a todos. Ja obtive a averbação de minha convocação através do Civil on line. Agora preciso efetuar a transcrição de casamento, pretendo fazer pelo consulado de Fortaleza. Porém, não consegui o requerimento, podem informar onde poderei conseguir? Muito grato.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.