Estou morando nos EUA, aplico daqui ou espero para aplicar em Portugal? O que é mais rápido?

Boa noite, eu possuo algumas dúvidas quanto a aquisição da minha dupla cidadania portuguesa e gostaria da ajuda de todos vocês do fórum.

A transferência da cidadania será feita diretamente da minha mãe para mim. Minha mãe é brasileira e possuí a dupla nacionalidade devido ao meu avô ser português.

Depois de pesquisar bastante aqui no fórum, eu colhi algumas informações importantes, mas preciso saber se elas são realmente verdadeiras e atuais. Uma dessas informações é a de que a aquisição direta de pais para filhos poderia ter um prazo mais rápido. Gostaria primeiramente de saber se isso procede , e se sim, onde poderia aplicar?
Caso não exista a possibilidade de o meu processo ser mais rápido devido a aquisição ser direta, qual conservatória seria a melhor atualmente para que a aquisição saia o mais rápido possível?

Estou morando nos EUA e pretendo ir para Portugal daqui a 2 meses e meio, para que o processo fique pronto mais rápido seria melhor eu enviar os documentos logo pelo correio ou dar entrada diretamente em Portugal quando eu for?

Outra dúvida que surgiu foi quanto ao formulário 1c , na última página existem 2 locais para assinatura. Eu devo reconhecer firma das duas assinaturas ou o reconhecimento de firma é por página?

Na minha certidão de nascimento de inteiro teor (apostilada) contém o nome de casada da minha mãe, no entanto ela não está mais casada e usa o seu nome de solteira. Eu possuo a certidão de divórcio dela apostilada, avisando que ela retornou ao seu nome de solteira. O que devo fazer? Isso interfere nos documentos padroes que eu devo enviar? Eu tenho que enviar este documento junto?

E por fim, eu gostaria de tirar mais uma dúvida. Estou noivo e gostaria de saber quando eu poderia casar com a minha noiva sem que isso interfira na aquisição da minha nacionalidade portuguesa!? Posso fazê-lo logo após dar entrada no processo ou preciso esperar que seja finalizado? Obs.: o casamento seria realizado aqui (EUA) , não em Portugal. Obs2.: a minha noiva é brasileira.
Obs3.: O tempo é primordial para mim.

Desde já agradeço a ajuda de todos!

Comentários

  • @Caio respondendo suas dúvidas:
    O processo de pai ou mãe para filho é mais rápido.Vc pode enviar pelo correio para ACP do Porto para ganhar tempo.No formulário 1C vc assina apenas na primeira linha e tem que reconhecer a assinatura por autencidade no consulado português aí nos EUA.É preciso que vc envie a certidão de casamento de inteiro teor apostilada da sua mãe para comprovar o divórcio e a averbação da mudança de nome.Vc pode casar com sua noiva independente do processo de nacionalidade.
  • Muito obrigado pela ajuda @Vlad Pen!
    Eu ainda tenho algumas dúvidas, e se você puder me ajudar eu ficarei muito grato!
    1)Quanto a certidão de casamento da minha mãe, ela é de 2015 mas foi apostilada a menos de 1 semana. Tem algum problema?
    2) A firma tem que ser reconhecida no consulado português então? Eu pensava que teria que ser no consulado brasileiro.
    3) Você tem alguma ideia de quanto tempo está demorando a aquisição de pais para filhos na ACP?

    Desde já lhe agradeço pela grande ajuda!

    Atenciosamente,
    Caio Azevedo
  • @Caio
    1_sobre a certidão da sua mãe, creio não haver problema ser de 2015 apenas para comprovação de mudança de nome.
    2-Não sei te informar se pode ser reconhecida no consulado brasileiro
    3-O processo se chama atribuição e não aquisição ( em torno de 4 meses).
  • Muito obrigado pela ajuda! Seria perfeito se o consulado brasileiro fizesse o reconhecimento de firma desse documento, pois o consulado português daqui além de muito distante o agendamento e contato com eles é praticamente impossível! Estou a 2 meses ligando e mandando email e nada.
  • @Caio vc pode tentar no consulado brasileiro.
  • @Caio, desculpa so ler seu post agora. Eu também moro nos EUA e fiz 4 processos por aqui. Vc pode reconhecer o formulário 1C no Consulado Brasileiro, porem, o documento de identificação seria melhor reconhecer no Consulado Portugues. O processo do meu pai caiu em exigência porque o passaporte dele estava notarizado e apostilado, entao eles pediram que fosse reconhecido pelo consulado. Tivemos de dirigir 5 horas ate chegar la. ;-) Se quiser mais informações me avisa e eu te passo meu numero de telefone.
  • @Caio..lembrando q vc terá q fazer a transcrição de casamento da sua mãe antes de dar entrada no seu processo.
  • Caio AzevedoCaio Azevedo Member
    editado August 2019
    @BrasTuga, obrigado pela resposta! Quanto ao documento de identificação, o meu que foi enviado foi a certidão de nascimento de inteiro teor autenticada e apostilada, junto com o formulário 1c com o reconhecimento de firma por autenticidade realizado no consulado português da Flórida + Cópia do assento de minha mãe portuguesa.

    Estes foram todos os documentos enviados e recebidos a 3 meses atrás por eles. Creio que estão todos corretos, né?

    @Vlad Pen, quanto a transcrição do casamento da minha mãe, o mesmo foi realizado a 3 meses atrás no consulado português na Flórida. E segundo o funcionário do consulado o mesmo já encontra-se transcrito.

    No consulado português nos foi recomendado que eu enviasse o meu pedido de atribuição enquanto a transcrição estivesse sendo feita. E foi o que fizemos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.