Levar documentação pessoalmente em Portugal

Aline MatosAline Matos Member
editado May 2019 em Outros assuntos
Boa noite. Já procurei no Fórum e não achei uma resposta para minhas dúvidas. Vou a Portugal em junho desse ano, de férias, e vou aproveitar e levar a documentação pessoalmente no Arquivo Central de Porto, porque li no Fórum que lá eles não exigem a transcrição do casamento dos pais quando o pai (português) é o declarante da certidão de nascimento, que é o meu caso. Minhas dúvidas: É mesmo no Arquivo Central de Porto o lugar? Se vou pessoalmente, preciso mesmo levar cópias apostiladas? Levar os originais e lá tirar cópia não dá? Preciso reconhecer firma no formulário? Não posso assinar na frente do atendente em Porto? Solicitei minha certidão de inteiro teor com cópia reprográfica e chegou uma certidão escrito na parte superior "de inteiro teor" porém só tem a foto do livro atrás. Não era pra ter a certidão também digitada na frente? É assim mesmo? Depois que o processo for deferido tem alguma documentação que vou precisar pegar? Porque não estarei mais em Portugal. Desculpe o texto grande.
«1

Comentários

  • editado May 2019
    @Aline..sim é no ACP do Porto onde não precisa fazer a Transcrição de casamento quando o pai é o declarante.Sim, vc precisa levar as certidões apostiladas mesmo entregue pessoalmente. O Formulário 1C vc assina na frente do atendente.Leve preenchido.A certidão reprográfica é somente a foto do livro de registro.Uma dica..chegue bem cedo na conservatória pq o atendimento é demorado.
  • Aline MatosAline Matos Member
    editado May 2019
    @Vlad Pen.. muito obrigada pelo esclarecimento. Estava indo agora mesmo reconhecer firma no formulário. Que bom que dá pra assinar na frente do atendente. Vou levar uma preenchida e uma em branco. Vai qui né... Sobre chegar cedo, com certeza, sei que abre ás 9:00 e já me programei chegar antes das 8:00 h. Valeu! Sobre o processo de cidadania, quando for deferido vou precisar pegar alguma documentação? Ou é tudo on line? Se precisar pegar vou ter que ver como vou fazer isso pq não estarei mais na Europa.
  • @Aline quando o processo for concluido vc vai receber uma carta com o número do registro português. Com esse número bc pode pedir o cartão cidadão e o passaporte .
  • Enzo01Enzo01 Member
    Boa tarde estou com viagem marcada para portugual sou neta de português minha mãe filha mas não tirou a sua nacionalidade gostaria de saber se quando for a portugual posso dar entrada lá na conservatória . na minha cidadania e na dela Ela não iria só eu mesmo . Levaria todos os documento dela e meu.
  • @Enzo vc primeiro terá que pedir a nacionalidade da sua mãe, depois transcrever o casamento dela e por fim vc pedir a sua atribuição. São 3 processos independentes e tem que fazer um de cada vez.
  • Enzo01Enzo01 Member
    Vlad pen entendi .
    Mas então eu consigo dar entrada na da minha mae em Portugal? lembrando que minha mãe não vai estar comigo em Portugal eu vou estar sozinha.
  • Enzo01Enzo01 Member
    Vlad pen eu fazendo pela ACP do porto não necessito transcrever o casamento dela?
  • @Enzo sua mãe nao precisa estar presente, mas vc precisará de uma procuração. A transcrição é obrigatória depois do processo da sua mãe ser concluído e ACP do Porto não faz transcrição de casamento..
  • @vlad pen quando sair o número do registro português eles enviam via e-mail ou correspondência? Então o cartão cidadão e o passaporte tenho como fazer pelo Brasil. Isso?
  • @Aline Matos, ao final do processo eles enviam uma carta comunicando a finalização e informando o número e ano do assento. Cartão do cidadão e passaporte tem que fazer pessoalmente no consulado ou em Portugal.
  • Enzo01Enzo01 Member
    Vlad pen o pai (português) da minha mãe foi O declarante dela na certidão de nascimento.

    Então eu indo no arquivo central do porto , nao preciso transcrever o casamento dele ??? Seria isso??
  • @daniel henriques obrigada
  • @Enzo01 exatamente isso.
  • aproveitando a carona sobre entregar a documentação diretamente la no porto:
    - é necessário levar alem dos docs ja citados a copia do rg apostilado, ou presencialmente com o passaporte não é preciso?
    no caso é meu filho quem vai fazer, e vai fazer o da irmã tbm, pra isso ele deve levar a mesma documentação em comum pros dois - certidão minha com assento de casamento e nacionalidade portuguesa e certidão reprografica de cada um - e uma procuração dela em nome dele - creio no caso dela seja necessario o apostilamento do rg, ou do passaporte?
    obrigada!
  • @Cris tem que ser documentação separada para cada processo e mais a procuração da irmã.
  • @VladPen tambem necessario apostilar a certidao e passaporte brasileiro do filho?
  • @victoriabarros precisa apostilar tb
  • Tenho uma outra duvida, tenho a certidao de minha mae que é uma copia fiel a original autenticada pelo cartorio em 2002 no BRASIL, (expedido pelo registro civil de funchal e valido em portugal - está escrito isso)
    mas tambem tenho um certificado de nacionalidade portuguesa. (emitido pelo consulado no rio)
    tambem è necessario apostilar esse documento(o certificado)????? eu preciso dele??

    muito obrigada pela ajuda!
  • Tambem tenho o passaporte dela portugues de 1994, sei que quanto mais documentos melhor...mas tambèm sei que nao é necessario apostilar tudo isso = $$$$$
  • @victoria certidões portuguesas e brasileiras precisam ser cópias originais.Não podem ser cópias autenticadas.
  • Só para informação de vcs. Fui lá em Porto pessoalmente, dei entrada dia 04/06/19, levei toda a documentação e eu não sabia, mas o formulário tem que levar preenchido, então perdi um tempinho lá preenchendo. Me disseram que até agosto saia a resposta, porém até agora nada. Outra coisa pra quem for lá pessoalmente. Vi que tem como pesquisar on line o processo, mas existe uma tal senha que é feita pessoalmente lá e eu não sabia. Agora mando e-mail e ninguém me responde. Não sei como anda o processo. Estou no aguardo.
  • Aline MatosAline Matos Member
    editado September 2019
    Esse é o link para acompanhar o processo https://nacionalidade.justica.gov.pt/
    Mas tem que ter a tal senha que só pega pessoalmente, ou você ou por procuração. Se eu soubesse disso, na hora já teria feito essa tal senha.
  • Obrigada @sidneioliveira vou lá olhar
  • Para informação de vocês. Meu assento saiu a exatos 1 ano. Dei entrada no dia 04/06/19 e saiu dia 03/06/20. Dei entrada na conservatória de Porto pessoalmente. Tô bem feliz.

  • @Aline Matos Que bom que tenha conseguido! Meu caso é praticamente igual o seu, tbm vou pra Portugal agora em Julho tirar a minha nacionalidade por atribuição, pode só me confirmar uma coisa? Vc levou esses documentos:

    Certidão de nascimento de inteiro teor por copia reprográfica, apostilhada

    Copia do RG autenticado e apostilado 

    Formulário 1C preenchido presencial da assinatura por autenticidade (no caso sem autenticidade pq foi na frente do atendente) (No endereço do formulário vc colocou seu endereço do BR?)

    Certidão de nascimento do Português.

    Está certo? Ficaria muito feliz se puder me ajudar :)

  • Raphalinhares

    Se for dar entrada pessoalmente só precisa levar a sua certidão de nascimento reprográfica apostilada, documento de identidade original (eles fazem a cópia no atendimento), eles fornecem o formulário que você assina na presença do funcionário e a certidão de nascimento do progenitor português.

    Só um detalhe, pessoalmente o processo pode ser feito por inscrição ou por declaração (utiliza o 1C). O processo por inscrição não tem acompanhamento do processo pela LR nem pelo site, somente pessoalmente na conservatória.

  • Bom dia a todos!


    Eu e minha esposa já temos o casamento transcrito, estamos planejando a mudança para Portugal em breve, teria mais alguma coisa pra gente ir adiantando daqui do Brasil além da transcrição de casamento? 

  • @Marco Motta ambos ja possuem a nacionalidade portuguesa?

  • @Vlad Pen, somente eu e minha filha possuímos a nacionalidade...minha esposa ainda não, apesar de já termos o tempo de casamento optamos por dar entrada em Portugal. Fora a nacionalidade dela, quais documentos eu deveria colocar no check list pra ir adiantando?

Esta discussão está fechada.