Supressão de prenome e erro de grafia

rennie85rennie85 Member
editado April 2019 em Retificação de documentos
Futuramente pretendo encaminhar pedido de atribuição de nacionalidade de minha mãe, filha de portuguesa. Olhando a certidão de nascimento dela, percebi duas discrepâncias e queria a opinião de vocês sobre a real necessidade de retificar ou se mandar para Ovar é uma possibilidade.

Alterei um pouco os nomes para publicação, mas segue a situação:
- Certidão portuguesa de nascimento da minha avó: Lidia Veiga de Souza (nome de casada), filha de Maria da Conceição Farinha Vega.
- Certidão portuguesa de nascimento da minha bisavó: Maria da Conceição Farinha Vega. (Nome de casada)
- Certidão brasileira de nascimento da minha mãe: Laila de Souza Costa (nome de casada). Filha de Lídia Veiga de Souza. Neta de Maria Farinha VEIGA.

Em resumo, a certidão de nascimento da minha mãe traz o nome da mãe certo, mas há uma divergência no nome da avó, que também é portuguesa (supressão de prenome DA CONCEIÇÃO e erro grafia VEGA). Isso é relevante? Ou basta o nome da Lidia (que é a portuguesa que embasará o pedido de nacionalidade) estar correto?

Obrigada.

Comentários

  • @Renata nao creio q essas divergências sejam relevantes , mas talvez vc consiga uma retificação administrativa no "Veiga" em cartório sem maiores problemas.
  • @vladpen obrigada. Eu pedi a retificação administrativa e eles negaram. Disseram que se eu quero alterar o nome da avó (colocar Da Conceição e arrumar o Vega) eu tenho que obrigatoriamente mudar o nome da Lídia também, tornando-a Vega. (??)
    Aí me parece que vou criar um novo problema, porque a filiação da minha mãe vai apresentar uma diferença no sobrenome em relação ao assento portugues da minha avó (Veiga/Vega). Por enquanto, a discrepância era só no nome da avó...com essa alteração, vai virar no nome da mãe.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.