Pai português mudou de nome no Brasil. Como retificar?

Bom dia a todos,

estou ajudando uma amiga com o processo dela e há a seguinte situação:

O pai dela, já falecido, é português e ela possui a cédula pessoal dele onde consta o nome "Adelino Patricio dos Santos", filho de "Luicia Marques dos Santos". Acreditamos que o assento dele está no Arquivo Distrital da Guarda e eu tentarei pedi-lo ainda esta semana.

Ele casou no Brasil com a mãe de minha amiga, brasileira e também já falecida, mas na certidão de casamento deles e também na certidão de nascimento de minha amiga consta o nome "Adelino Marques Patricio". Então em algum momento ele mudou de nome e acrescentou o sobrenome da mãe, Marques. Minha amiga não sabe bem o que fazer dado que ela sempre conheceu o pai pelo nome que consta na certidão de nascimento dela. A minha pergunta é o que fazer neste caso para que minha amiga possa pedir a cidadania.

Eu procurei situações semelhantes no forúm e achei o caso abaixo, onde o Nilopolis da Silva pediu o processo para habilitação no casamento no arquivo nacional e entrou com um processo de alteração de nome:

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3009/nome-do-pai-portugues-em-registro-de-nascimento-no-brasil-divergente-do-original

No caso da minha amiga, ela terá que alterar a certidão de nascimento dela? Como funciona isso?

Agradeço qualquer ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.