Busca pela certidão de nascimento do meu pai que nasceu em 1909

Olá ,tenho quase todos os documentos do meu pai menos a certidão de nascimento já enviei vários imail para portugual e nada. Por ele ter nascido em 1909 estou tendo muita dificuldade de encontrar . Será que alguém aqui no fórum poderia me ajudar ? Tenho conselho,freguesia ,passaporte....

Comentários

  • @Albertoo pq no seu email consta como Daniele Bastos? Vc é ela ou ele??pq esta fazendo a mesma busca q ja fez no ano passado?
  • Vlad pen eu uso o imail da minha filha daniele.
    Estou fazendo de novo pq não consegui respostas .
    A certidão que me foi passada indica a data Nascimento errada
  • Kleber Silva eu entrei no link e está encerrado
  • @Albertoo

    Pode ser a mesma pessoa, como o Kleber já havia informado em Agosto de 2018.
    No Assento de Baptismo do Arquivo Distrital de Vila Real, Paróquia Salvador de Ribeira de Pena.
    Só consta o nome da mãe Carolina de Jesus, seria filha de Francisco Paula de Barros e de Delfina de Jesus Fernandes, não tem pai informado.Teria alguma informação sobre estes nomes, podem ser os pais de sua avó Carolina.
    O Assento de José nº 98, folha 50v, do dia 07/12/1903, nascimento 01/12/1903.
    http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PRPN05-001-071&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PRPN05-001-071/PRTC0808D_ADVRL-PRPN05-001-Lv071_M_00052.jpg#

    Deve entrar neste site abaixo, fazer o cadastro e passar os dados solicitados com o pedido de Certidão Reprográfica Integral Certificada pelo arquivo. Caso ache mesmo, ser a pessoa que procura.
    http://www.advrl.org.pt/servicos/certidoes.htm

    Poderia tentar o email da Conservatória do Registo Civil de Vila Real, para perguntar se este Assento de Baptismo, já estaria informatizado.
    crc.vilareal@dgrn.mj.pt
    Aí, poderia pedir com número informado, caso já tenha sido informaizado, pelo Civil Online, no valor de 10 Euros.
    http://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp


    Mauriceia.
  • Mauri,

    no caso a Conservatória seria a de Ribeira de Pena, mas assentos de batismo que já se encontram no Arquivo Distrital não estão e não serão informatizados.
  • Guilherme Moreira,

    Ok, terá então que solicitar ao arquivo.
    Obrigada.
  • Mauri obg pela sua atenção.

    Eu não consegui nenhuma informação referente aos pais da minha avó.
    No arquivo distrital de vila real eles falaram que não esta.

    No caso da conservatória de vila real eles mandaram eu enviar imail para registos.ribeirapena@irn.mj.pt e para registos.vpaguiar@irn.mj.pt

    E agora é aguardar.

    Vc tem alguma informação de quanto tempo leva mais ou menos pra responder o imail??
  • Mauri
    Todos os documentos que tenho do meu pai consta que ele nasceu em 01/12/1909 e nesta certidão que parece ser a dele consta 01/12/1903.
    Só isso que não está batendo
  • @Albertoo

    Depende muito de Conservatória para Conservatória, algumas responderiam em dois dias úteis, outras em maior tempo.

    Pelos dados passados pelo Kleber, não acredita ser este José?
    O sobrenome do avô teria Barros e o sobrenome da avó Jesus, como os sobrenomes da mãe, Carolina e do José(de Barros), seu pai.
    Quem teria informado o nome da filiação de seu pai para você em Agosto de 2018?
    Quando postou o pedido de ajuda aqui.


    Mauriceia.
  • @Albertoo

    Este tipo de erro poderia acontecer, pelo fato de chegando aqui ao Brasil, não ter apresentado o Assento de Baptismo originário de Portugal ou por algum outro equívoco.
  • Mauri não sei bem quem passou.

    Fiz oque vc falou mandei imail com este número de assento e perguntei se já está informatizado.
    Pois se tiver peço pelo civilonline.

    Minha dúvida é a seguinte o consulado do RJ vai aceitar essa certidão de batismo do civilonline??
  • @Albertoo

    Se já estiver informatizado o Assento de Batismo, sim. A questão, que teria que apresentar a Certidão de Óbito do seu pai, porque provavelmente, se não transcreveu o casamento em Portugal, o nome pode ser que seja somente, José, sem o sobrenome de Barros.
    Para o processo de atribuição de pai para filho poderia fazer pela ACP Porto(em torno de 3 a 4 meses), caso seu pai tenha sido o declarante de seu nascimento. Pelo Consulado seria mais demorado.
    Caso seu pai tenha casado com portuguesa aqui no Brasil, deverá transcrever o casamento em Portugal(CRC Ponta Delgada) antes da sua atribuição.
    Como o Guilherme Moreira informou acima, não estando informatizado, teria que solicitar ao Arquivo Distrital, podendo realmente confirmar com a Conservatória de Ribeira de Pena, como parece já ter feito.


    Mauriceia.
  • Mauricéia a certidão do meu pai de óbito está escrito José de Barros.

    Meu pai casou de papel passado com minha mãe que é brasileira aqui no Brasil.

    Como ele casou com uma brasileira eu preciso transcrever o casamento em Portugal primeiro??antes de dar entrada na minha atribuição.

  • @Albertoo

    Comentei da Certidão de Óbito a ser apresentada também no seu processo, no caso do Assento de Baptismo dele aparecer somente como José. Para sua atribuição terá que apresentar além do Assento dele, o óbito onde o sobrenome dele, de Barros, foi fixado no Brasil. Na época em que seu pai nasceu era batizado e só tinha o nome, sem sobrenome. Tem que aguardar o Assento de Baptismo para verificar. Se estiver completo seu nome, não vai precisar incluir o óbito.

    Como informei, a transcrição do casamento dele poderia ser exigida, se a esposa também fosse portuguesa, mas como seria brasileira, não, dando entrada em sua atribuição por ACP do Porto e, sendo ele o declarante do seu nascimento.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    No consulado, pelas informações do fórum exigiriam a transcrição do casamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.