Processo presencialmente em Portugal por Coimbra

Prezados,

Estou providenciando a documentação de minha esposa e do meu pai, que são filhos de portugueses. Meu cunhado (irmão da minha esposa), que está residindo em Coimbra para a conclusão de um doutorado, levará os processos e os protocolará pessoalmente na conservatória de Coimbra.
O formulário 1C será assinado aqui no Brasil e a firma será reconhecida por Autenticidade, conforme exigido.
Contudo, o pagamento da taxa de 175€ será realizado pelo meu cunhado no momento da entrega da documentação.

Diante disso, tenho algumas dúvidas:

a) É necessário que meu pai e minha esposa façam procuração em nome do meu cunhado para que ele possa protocolar os documentos pessoalmente, mesmo que o formulário 1C já esteja assinado e com firma reconhecida aqui no Brasil?
b) Se sim, alguém tem algum modelo que eu possa usar?
c) É necessário o preenchimento do quadro 3 do formulário?

Desde já agradeço às valorosas informações.

Alexandre Sanches

Comentários

  • editado April 2019
    @Alexandre sim, é necessário a procuração..o quadro 3 tem q ser preenchido pelo procurador e o formulário tb assinado pelo procurador e não aconselhamos a enviar processos para Coimbra por ser extremamente demorada a conclusão dos processos a não ser q não tenha muita pressa . Sobre modelo de procuração, veja esse tópico

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7188/modelo-de-procuracao/p1
  • Vlad Pen,

    Muito obrigado pelos esclarecimentos, pelo modelo e pela dica sobre Coimbra.

    Só confirmando, então é necessário encaminhar a procuração da pessoa que vai protocolar o processo diretamente em Portugal e preencher os seus dados no quadro 3 mesmo que o formulário seja encaminhado com a firma do interessado devidamente reconhecida? ou seja, a minha esposa já assinou e reconheceu a firma no formulário, o irmão dela só vai levar para Portugal.

    Desculpe-me, mas ainda fiquei com dúvidas.

    Mais uma vez muito obrigado pela disposição em ajudar.

    Alexandre.
  • Outra dúvida,

    É necessário que a procuração seja pública ou basta ser particular? Se particular, é necessário o reconhecimento de firma por autenticidade, como no formulário C1, e apostilar?

    Obrigado!
  • editado April 2019
    @Alexandre , a procuração pode ser particular , mas o formulario 1C quem assina é o procurador e não o requerente da cidadania.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.