Como solicitar prioridade?

alainbrasil12alainbrasil12 Member
editado April 2019 em Processos de Atribuição
Ola pessoal,

Enviei o processo de atribuicao do meu avo para TONDELA em Novembro/2018.

Como posso solicitar priodade no caso de uma pessoa com idade avancada (80 +) ?

- Devo enviar uma carta?
- Devo enviar um e-mail? (Ja enviei 3, nunca responderam)
- Tentar ligar para Tondela? (Ja liguei 4x, nunca atenderam)
- Ligar para a Linha de Registros? (Ja liguei, falaram que as conservatorias sabem das priodades, mas nao e o que parece)
- Outras sugestoes ?

Obrigado
«1

Comentários

  • editado April 2019
    @alainbrasil12,

    A principio, só ter idade avançada não caracteriza a urgência, para processo de nacionalidade (por incrível que possa parecer). Entretanto, caso o requerente tenha doença crônica, aí sim seria acatado.

    Para requerer, somente através de carta, com assinatura reconhecida em cartório.
  • Ola @marcia obrigado! Vc teria um exemplo do conteudo que essa carta deveria conter?
  • @alainbrasil12,

    sim, já fiz esta carta para várias pessoas. Mando para você uma minuta inbox, a fim de que possa adaptar ao seu caso. Trata-se mesmo de um caso de doença crônica, certo?
  • @alainbrasil12,

    complementando, a solicitação de prioridade não é específica para Tondela ou para qq outra CRC, motivo pelo qual editei sua discussão.
  • Obrigado @Vlad e @Marcia

    Pode mandar mesmo sem o numero do processo? Apenas com os dados pessoais do requerente eles conseguem identificar?
  • @alainbrasil12,

    pode sim, sem problemas, do jeito que mandei pra vc.
  • flavia_s_rflavia_s_r Member
    editado April 2019
    Gente... Eu tenho uma proposta de emprego na União Europeia, mas minha nacionalidade só deve sair em Maio e é a única coisa que está a "restringir" isso. Querem que eu inicie o quanto antes. Existe como pedir prioridade?
  • @Flavia junte uma carta detalhada da empresa onde pretende trabalhar e mais uma carta sua solicitando a urgência. Se o trabalho for fora de Portugal não sei se a conservatória vai aceitar o pedido de urgência.
  • @marcia poderia, por gentileza, me enviar esse modelo de carta para solicitar prioridade? Meu avô está com doença terminal e o processo dele de neto está na fase 4 há um mês.
  • @Martinsfer nao existe um modelo padrão para exigir prioridade por motivo de idade. Aconselho a não informar q seu avô está em processo terminal pq se ele vier a falecer antes do processo ser concluido ,o mesmo será anulado e arquivado.
  • Mas como eu faço então vlad porque o processo está nessa fase há 40 dias quase e não anda... cada dia que passa é uma tortura pq vemos ele apagando e o sonho indo embora.
    Se ele falecer antes não conseguiremos, certo?
    Ele esteve pessoalmente na CRC há 2 semanas pra juntar mais um comprovante de viagem pq assim pode comprovar hora tb.
    Se for deferido o pedido qdo ele tiver falecido como vamos fazer o assento? Não é ele quem tem q ir ao consulado? Pode ser por procuração? Se puder a procuração tem algum requisito específico?
  • @Martinsfer, se, por uma lástima, seu avô falecer depois do pedido deferido, não tem problema. Você pede a certidão pelo civil online, ele não precisa ir ao Consulado!
  • @Liane Alegria e @Martinsfer,
    O processo de Netos pela nova Lei é necessário comparecer ao Consulado ou a uma CRC. A procuração simples ao meu ver só poderia ser utilizada ser for assinada após o despacho da Conservadora. De nada adiantaria fazer agora uma procuração. Se ele realmente não está bem, talvez o que funcione, seja uma procuração para um advogado representa-lo. E eu não sei se mesmo com advogado é necessário ele assinar alguma coisa depois do despacho.

  • Poxa, que agonia.
    É tão injusto. Tempo investido, dinheiro investido. E o sonho dele também frustrado, pq ele também tem esse sonho.
    É lamentável demorar tanto tempo quando a lei falar em prazo de 60 dias para o conservador analisar a procedência do pedido.
    Hoje abri uma queixa no site do mj, mas não acredito que vá auxiliar.
    É orar a Deus para que dê mais tempo a ele na terra e para que o processo se acelere
  • editado September 2019
    @Martinsfer deixe o processo seguir seu curso independente do seu avô falecer ou não.
  • Tenho meu porcesso parado (Passo 7 - faltando só criar o registro, para obter o número de registro) a 3 meses e meio, vivo na Europa, com minha mãe (que foi atribuida nacionalidade recente, porém já tem todos os documentos) recente ela começou umm tratamento de saúde bem sério e longo. Acreditam que com essa justificativa eu consiga pedir prioridade? Ela tem 75 anos.
  • @JairaGP existe essa possibilidade se vc enviar documentos que comprovem a veracidade dos fatos.
  • @VladPen , existe sim. Teria como anexar tudo e talvez pedir uma declaraçáo da mèdica. minha máe esta em tratamento de cancer na Espanha a cerca de 5 meses
    .
  • @marcia @alainbrasil12 também estou dando início ao processo de cidadania por atribuição e há caso de doença crônica, necessitando a prioridade. Poderiam por gentileza me enviar o modelo por favor? Grata!!
  • Com a prioridade, o processo é consideravelmente encurtado?
  • Olá, tenho um processo que foi encaminhado em Julho/2019 e aprovado em Outubro/2019 e até agora eles não criaram o registro, logo não chegou a cartinha e nem consigo baixar no Civil online uma vez que o registro ainda não existe.

    Já mandei e-mail para ACP e para a Conservatória Geral, nenhuma resposta.

    O que posso fazer ? número 55xxx/2019

    Obrigado
  • @alainbrasil12,
    No momento nada. Dê uma lida aqui.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/215566/#Comment_215566

    A menos que você seja um profissional de saúde, ou de serviços essenciais, acho difícil você conseguir alguma oferta nesse momento. Todas as outras atividades estão paralisadas.
    Precisa de um pedido fundamentado, com uma carta oficial de oferta de emprego, matrícula em universidade, ou tratamento de saúde.
  • Bom dia!
    Minha mãe está com o processo de nacionalidade em Lisboa desde fev 18, ela é neta. Esse ano foi diagnosticada com Mal de Parkinson. Vou enviar a documentação solicitando urgência no processo, porém não tenho um modelo de carta. Seria possível me ajudar? Obrigado.
  • @Caneco73,
    Basta uma carta de 1 paragrafo dirigida ao Excelentíssimo(a) Sr(a) Conservador(a), dizendo que vem solicitar urgência no processamento e na concessão do assento para tratamento de saúde, conforme indicação médica em anexo.
    Anexe a carta do médico em papel timbrado do hospital em que trabalha, com certificação da assinatura.

    Eu acho difícil justificar o tratamento para algo assim, mas o médico pode colocar algo na justificativa que recomenda o tratamento e indicar alguma instituição ou algum colega que tem alguma linha de pesquisa na área, sei lá.
  • @gandalf boa tarde, obrigado pelo retorno. Minha mãe ainda mora no Brasil e está fazendo o tratamento dela aqui mesmo. A solicitação da urgência no processo é pelo fato de ser uma doença crônica e degenerativa, sendo que ela tem 75 anos.
  • @Caneco73,
    Tente alguma coisa que mencione "tratamento de saude", mas não há garantia de que vai ser aceito.
    Precisa estar em alguma das três situações usuais (mencionadas anteriormente) pra melhorar a chance.
    Escrevi um roteiro pra te ajudar, numa linha só. Você deve formatar o pedido como uma carta sucinta e clara.

    Excelentíssimo(a) Sr(a) Conservador(a), Venho solicitar urgência no processamento e concessão do assento por motivo de doença crônica e degenerativa, que vem agravando-se com a idade (75 anos). Atualmente me encontro em tratamento de saúde, conforme documentação em anexo, com a indicação médica. Meu processo atualmente se encontra [mencionar a fase: em Análise ou já Aprovado somente aguardando o assento]. Atenciosamente, [assina] [Nome completo, número do processo, telefone, e-mail]
  • editado April 2020
    @Caneco73,
    Voltando ao assunto, porque essa tem sido uma pergunta frequente:
    O requerimento é simples, porque assume que a carta do médico (em papel timbrado do hospital ou instituição), deverá incluir a fundamentação do pedido. É o que eu disse com "conforme documentação em anexo, com a indicação médica."
    Se a fundamentação estiver fraca, você tem que reforçar a necessidade no requerimento.

    Veja também que:
    - Nos dois exemplos, "tratamento de saúde" pode ser considerado, mas não está na lista.
    - Tudo que se manda precisa ter todas as assinaturas reconhecidas em cartório, todos os documentos autenticados e apostilados.

    Um ótimo resumo:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210221/#Comment_210221

    E a frase chave:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/168467/#Comment_168467
    Só serão aceites pedidos de urgência na tramitação prioritária dos processos, caso sejam apresentados documentos que comprovem a exigência de nacionalidade portuguesa para o efeito pretendido - (como por ex: contrato de trabalho e declaração emitida pela entidade empregadora que demonstre a exigência da nacionalidade portuguesa urgente (Trabalho em Portugal), comprovativo matrícula da escola/Universidade a frequentar em Portugal e não apenas uma “carta de aceitação” do estabelecimento de ensino - os documentos a apresentar deverão explicitamente demonstrar o carácter de urgência e exigência da nacionalidade portuguesa.
    Os comprovativos terão que ser anexados ao Pedido de Urgência.
  • @gandalf muito obrigado pela ajuda, vou seguir as orientações e mandar pra lá. Qdo tiver algum parecer compartilho aqui para todos. Um abraço e parabéns pela iniciativa.
  • Olá, boa tarde...pode se solicitar a prioridade no mesmo momento em que se solicita a cidadania?Ou é um procedimento em paralelo?Alguém tem o modelo?Obrigado!

  • @Marcia

    Marcia,

    poderia, por gentileza, me enviar o modelo da carta para eu ter uma noção de como fazer?

    Minha mãe também é caso de idosa com doenças crônicas.

    Obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.