Processo de Atribuição para Neto de Português, tirando antes do meu pai (filho do português)

Boa noite a todos,
Sou neto de Português já falecido. Estarei tirando minha cidadania Portuguesa, porém após muitas pesquisas, percebi que o modo mais fácil e pratico é primeiro tirar a do meu pai, e depois que a dele sair eu tiro a minha por ele.

Queria pedir a permissão aos administradores para essa postagem, onde nela irei postar todos os meus tramites e passos até tirar a tão sonhada cidadania. E creio que será um ótimo post para ajudar novos membros que começarem o processo agora, nas etapas, e também para saberem o tempo que esta demorando atualmente.

Tenho algumas dúvidas que vou numerar abaixo e gostaria muito de poder obter ajuda dos amigos do fórum.

1) O primeiro passo será tirar a Cidadania do meu pai, pois pelo que li, é muito mais rápido tirar de pai pra filho, do que de avô para neto. Além de que se for tirado de avô pra neto parece que não posso depois tirar para meus filhos, tenho que comprovar vinculo com Portugal ou algum club português, histórico escolar completo, e a taxa é de 250 euros, não 175 euros. "Quanto a taxa vou ter que pagar 175 euros para meu pai e depois 175 euros pra mim, o que vai dar 350 euros, porém tem as vantagens que citei acima, e caso meus irmãos queiram, também podem pedir a cidadania depois. Tudo certo até aqui ?

2) CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO do meu avô português, serve como certidão de nascimento/baptismo?
Nela tem o ano com numero de assento, nome completo do meu avô (com uma pequena mudança no sobrenome onde alteraram "DE AZEVEDO" para "D'AZEVEDO), data de nascimento, naturalidade da freguesia e conselho, nome do pai, mãe, avós paternos e maternos, e no final tem 3 averbamentos que são; casamento, óbito da esposa, e óbito do meu avô.

3) Do meu pai eu tenho em mãos a certidão de nascimento (onde ela foi feita por meu avô português), e já consegui o contato do cartório onde ele foi registrado. Lá eu preciso pedir uma certidão de nascimento de inteiro teor com apostilamento de haia, certo? Precisa de mais algo na certidão?

4) Do meu pai preciso também de uma copia da indenidade dele com apostilamento de haia certo? Na identidade dele não consta o cpf, precisa também do cpf ou não é preciso?

5) Pra finalizar os documentos precisa agora do formulário 1C preenchido com com firma reconhecida por autenticidade. Não é preciso mais assinar no consulado? E precisa fazer apostilamento de haia?

6) Estando tudo pronto só pagar a taxa dos 175 euros, enviar tudo e aguardar. Após sair o numero do assento do meu pai já posso dar entrada na minha? Ou tenho que tirar obrigatoriamente também o cartão cidadão e passaporte do meu pai?

Desde já muito obrigado a todos, assim que eu sanar essas dúvidas já vou preparar tudo pra dar entrada, e vou postando aqui quanto gastei em cada item e os prazos.

Comentários

  • @djwallace,

    1. sim, é mais fácil pedir a nacionalidade de seu pai antes, pois é "jus sanguinis" e não precisa comprovar laços efetivos com Portugal.

    2. serve sim. Observo que para o caso do português ter nascido antes de 1911, deve-se pedir a certidão de batismo certificada, do Arquivo Distrital. A diferença de De Azevedo para D'Azevedo é irrelevante.

    3. Precisa pedir a certidão do tipo reprográfica apostilada. Caso esta esteja ilegível, pedir também a de inteiro teor digitada, apostilada.

    4. Não é necessária a informação de CPF. O RG de seu pai deve ter sido emitido há no máximo 10 anos.

    5. Não é mais preciso ir ao consulado, nem ao Itamaraty. E nem apostilar o 1C.

    6. Sim, após o término do processo do seu pai, pode dar entrada no seu.Não precisa do CC e/ou passaporte português.

    7. Se seu pai tiver mais de 70 anos, deve também enviar a prova de vida.

    8. Caso sua mãe tenha interesse na nacionalidade, terá que transcrever o casamento de seus pais. Se eles tiverem casado antes de 81, a nacionalidade dela é especial e gratuita.

    Seja bem vindo ao fórum!
  • djwallacedjwallace Member
    editado April 2019
    Muito obrigado pelas respostas Márcia,

    1) Farei dessa forma então.

    2) Ele nasceu no ano de 1917. Tentei pedir por email a certidão de Baptismo ao Arquivo da Universidade de Coimbra, que me responderam dizendo que está com à Conservatória do registo Civil de Condeixa-a-Nova, que por sua vez confirmou estar lá, porém que eu deveria fazer o pedido pelo civilonline. Entretanto se a certidão narrativa de nascimento serve, não preciso mais da certidão de Baptismo.

    3) Ok. Achei que só inteiro teor apostilada já servia.

    4) Ok. A identidade do meu pai foi expedida dia 04/10/2009. Vai fazer 10 anos em 6 meses. Será que aceitam?

    5) Então precisa somente preencher o C1, assinar e colocar junto? Precisa fazer nada nem em cartório?

    6) Certo. Em meia quanto tempo após o envio está saindo o número do assento?

    7) Meu pai nasceu tem 70 anos nasceu em outubro em 1948. Outubro de 2019 ele faz 71 anos. Neste caso precisa da prova de vida? E como é isso?

    Muito obrigado pelos esclarecimentos!
  • @djwallace
    2- Vc pode pedir uma cópia do assento pelo civil on line. Como eles só informam certidões com até 100 anos, vc terá que colocar ano de nascimento 1920 e nas informações adicionais, vc coloca a data correta.
    3-respondido
    4-sim, aceitam.
    5-seu pai terá que assinar e reconhecer a assinatura por autenticidade em cartório de notas
    6-se enviar para ACP do Porto, de 3 a 4 meses.
    7-Precisa pedir a prova de vida no consulado da sua região
  • Muito obrigado Vlad,
    Só mais 2 dúvidas...

    A CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO que eu tenho já contem o numero de assento e todos os dados do meu avô e as averbações, como citei acima. Só ela então não serve? È necessário ainda sim, pedir a certidão de baptismo no civil online?

    E quanto a prova de vida, pesquisei aqui no site do consulado do RJ, e lá faz sem precisar de agendamento, para cidadão português (link http://consuladoportugalrj.org.br/servicos-consulares/outros-servicos/prova-de-vida/ ).
    Sabes se para cidadão que ainda não é portiguês precisa agendar (tendo que esperar mais de 1 mes) ou é só ir la igual para cidadao português? Caso tenha que agendar o que vai atrasar o processo, existe algum outra maneira de fazer essa prova de vida? tipo em cartorio...
  • @djwallace,

    Só esta certidão basta.
    Cada consulado trabalha de uma forma. Sugiro que ligue para o consulado de sua cidade e pergunte como fazer.
    Existe a prova de vida feita por instrumento público em cartório.
  • Complementando....
    Se optar pela prova de vida através do cartório, esta deve ser apostilada.
  • @Djwallace complementando, ACP do Porto nao aceita prova de vida feita em cartório.
  • Entendi. Então pela idade do meu pai, é preciso ter a prova de vida, porém se eu fizer pela ACP PORTO, não serve em
    Cartorio, terá que ser pelo consulado português. Certo? E atualmente a ACP PORTO é a mais rápida para obter a cidadania, certo?
  • Boa tarde gente,
    Fui até o consulado para fazer a prova de vida do meu pai (que tem 71 anos), e lá me informaram que só fazem prova de vida para cidadãos portugueses.
    Que no meu caso que estou tirando a cidadania para meu pai, eu preciso primeiramente entrar em contato com a conservatória onde irei iniciar o processo, e pedir um documento, para que eu imprima este documento, e vá com ele até o consulado para fazer o RECONHECIMENTO DE ASSINATURA, onde meu pai presencialmente no consulado irá assinar o documento.

    Eis as dúvidas....

    1. Sabem qual nome deste documento que tenho que pedir na conservatória?
    2. E qual conservatória me indicam pedir?

    Pelo que a atendente me informou, eu devo entrar em contato com a conservatória, eles enviam por email, eu imprimo, e levo o documento junto com meu pai no consulado pra ele assinar la, ai depois junto isso com os outros documentos para enviar pra conservatória.
  • Alguém consegue me ajudar com a questão acima?

    Enviei email solicitando o documento a conservatória de Porto nos emails arqc.porto@dgrn.mj.pt e arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt porém já se passaram 2 semanas e ninguém respondeu.
  • editado June 2019
    @djwallace. Esses e-mails que vc citou creio que estão inativos . Tente esses daqui: arquivocentral.porto@irn.mj.pt ou rcentrais.diversos@irn.mj.pt
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.