Dá pra manter nome profissional?

Olá. Estou iniciando o processo de atribuição de nacionalidade para meus familiares e para mim.
Quando recebemos a certidão do português, percebemos que havia discrepâncias de sobrenome e na data de nascimento. Pra piorar, ainda havia erros cartorial de grafia da parte do cônjuge do português, havendo então um "mix" de erros. Assim, solicitamos a retificação extrajudicial nos cartórios e alteramos tudo para que ficasse de acordo com os dados das certidões originais, conforme orientam aqui no forum.

A unica dúvida que persiste é se pode haver algum problema em alguns de nós mantermos um sobrenome "com erro". Alguns familiares não quiserem alterar seus próprios nomes por motivos profissionais, mantendo o sobrenome com a grafia antiga, mas tendo alterado suas certidões na parte de filiação, avós e etc, para que essa parte refletisse os dados da certidão portuguesa (e do conjuge do portugues).

Pra mim é muito claro que o vínculo familiar com o português resta absolutamente inequivoco. Na filiação, por exemplo, consta o nome do português, retificado e refletindo diretamente o nome do assento português. Mas o familiar que irá pedir a atribuição de nacionalidade apresenta um sobrenome com grafia distinta em seu próprio nome, resquício do erro cartorial.

Um outro familiar já procedeu desta forma há anos atrás e não teve qualquer problema. Mas não sei se algum entendimento não mudou. Alguém já passou por essa situação? Obrigada.

Comentários

  • @Renatasr85,

    vc não deixa clara quais as diferenças. Se preferir, mande inbox, para que eu possa te ajudar melhor.
    Falar desse jeito, genericamente, fica difícil opinar.

    A princípio, todas as certidões devem conter os mesmos nomes, filiações, datas, etc.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.