Cartão Cidadão negado no consulado

Pessoal, boa tarde!!
Semana passada eu fui ao consulado do rj para tirar a primeira via do meu cartão cidadão, tirei foto, assinei, um pouco antes de pagar o funcionário perguntou se eu tinha levado a certidão de nascimento portuguesa, eu respondi que sim e mostrei a ele. O funcionário do consulado não quis tirar o meu cartão cidadão porque na certidão meu sobrenome (apelido) estava como "Luiz da Silva", sendo que o Luiz é o meu nome ( nome composto: Claudio Luiz). Ele se negou a fazer, eu argumentei, falando que era um documento válido, ele ficou nervoso e eu tive que ir embora.
Meu filho tirou o cartão cidadao sem levar a certidão de nascimento, acredito que se eu não mostrasse a minha certidão, nada disso teria acontecido.

Enfim, semana que vem estarei em Portugal, eu tirei o meu assento de nascimento pela ACP, será que eu consigo fazer uma ratificação desse documento em alguma conservatória? de preferência em Lisboa
qual procedimento para corrigir isso na certidão de nascimento?
Será que foi má vontade do funcionário? ele demonstrou birra por eu ter tirado meu assento de nascimento em uma conservatória.

Por fim a ultima pergunta, qual o procedimento para tirar o cartão cidadao direto em portugal? precisa de agendamento ou é só chegar na hora?

Comentários

  • @Claudio no requerimento vc tem q preencher:

    Nome: Claudio Luiz
    Apelido: da Silva.

    Em Portugal vc pode tirar o CC no Palácio da Justiça..Se no seu assento português estiver errado, vc terá que pedir a retificação antes de pedir o CC.Envie e-mail para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt
  • Obrigado @Vlad !!!
    Devo ficar somente 4 dias em Portugal, será que da tempo de tirar e pegar o CC?
  • @Claudio Luiz, no palácio da justiça, pedindo o extremo urgente, fica pronto em 1 dia útil.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.