Minha mulher pode viajar sem cartão cidadão?

Bom dia grupo,

Vou me casar em setembro, minha mulher abriu o processo de nacionalidade dela (de mãe para filha) este mês (março).
Nosso casamento está marcado para setembro e temos planejado de ir morar em Portugal início do ano que vem (2020).
Minhas perguntas são:
1- tem como minha mulher ir só com o número de assento português para Portugal e lá ela tirar o cartao cidadao e passaporte ? (Visto que no Brasil demora muito mais tempo)

2- Se ela entrar em Portugal como brasileira e em portugal ela tirar o cartao cidadao e passaporte vai me prejudicar na hora de eu tirar o visto de residencia no SEF?

3- Ela pediu a naturalização dela de mãe para filha este mês numa presença consular em Vitória qual tempo médio para chegar o número de assento dela ?

4- Nos primeiros meses vamos ficar na casa de um amigo, como que comprovo residência no SEF ? Será que somos obrigados a alugar algum imóvel ?

5- Qual o valor mínimo para comprovação de renda ? Estamos indo com 2 mil euros, é o suficiente?


Desculpe as perguntas mas é que estou sem muitas informações, nos vamos nos casar em setembro e transcrever o casamento assim que sair o número de assento.

Atenciosamente,
Raphael Zanetti

Comentários

  • @Zanelove

    1-Ela terá q levar o assento de registro português ( só o nr não adianta)
    2-Não, mas é aconselhável ela entrar ja como portuguesa.
    3-média de 15 a 18 meses
    4-sua esposa ja sendo portuguesa não precisa
    5-Essa é uma renda mensal?

    Obs: nao transcreva o casamento logo de imediato pq pode gerar questionamentos junto ao SEF.Podem alegar casamento somente por interesse em vc obter o visto ou a futura nacionalidade.
  • Olá Vlad, só para fato de esclarecimento:

    1- Chegando em portugal irei morar na casa de um amigo com minha esposa portuguesa. Como eu irei comprovar moradia junto ao SEF:
    Serve a moradia do meu amigo ou precisaria alugar uma casa ?

    2- Não é uma renda mensal e sim nossa conta no banco que deve ter entre 3 mil euros como (quantia inicial ) na poupança.
    Acha que é o suficiente para obtenção do meu visto de residencia?

    Obs: Sobre a transcrição nos vamos esperar o assento português e fazer a mudança de sobrenome.
  • @Zanelove,

    1. precisará de uma carta do seu amigo (obviamente, espera-se que ele seja português ou esteja legal no país)
    2. tem que ter valor no banco ou comprovar renda mensal. Os agendamentos estão demorando. Tem que contabilizar isso também.
  • ZaneloveZanelove Member
    editado March 2019
    @Marcia, @Vlad Pen

    Minha esposa portuguesa e eu vamos ter 4 mil euros em banco português.

    1- Podemos movimentar e depositar mil por mês em 4 meses que estaremos lá esperando a entrevista no SEF, será essa a melhor opção ?
  • @Zanelove o importante é ter renda para além dos 4 meses q vão ficar em Portugal.
  • editado March 2019
    @Zanelove,
    No tocante ao SEF, se não gastarem esse valor até a data do agendamento, acredito ser suficiente. O problema é que este montante vai sendo mexido para seu sustento..

  • ZaneloveZanelove Member
    editado March 2019
    @Vlad @Marcia

    Eu entendi mas se eu precisar de mais eu posso pedir para minha família depositar pra mim, vamos com 3, 4 iniciais para a entrevista e posterior os 4 meses vamos pedir a nossa família mandar mais.
    Minha mulher portuguesa vai trabalhar em Portugal acredito que em 4 meses ela já consiga algum emprego também.

    Uma última dúvida posso comprovar esse meio de subsistencia com uma conta poupança da minha mulher ?
  • @Zanelove,

    Existem 3 .maneiras de se comprovar a subsistencia: atraves de contrato de emprego (e declaração do empregador), através de recibos verdes (quando se e autonomo), atraves de conta bancaria. A questao é que quando se usa a conta, deve comprovar que tem suficiente para 6 meses (é o que o SEF bem solicitado). Assim, para o casal deve ter no minimo 960 euros por mes. Arredondando, 6000 euros na conta. Se for fazer por este meio, levar o extrato bancário com todas as folhas carimbadas e assinadas pelo gerente.

    No caso de um dos dois ter trabalho, pode-se juntar com o valor da conta.

    Ainda, SEF de alguns lugares têm exigido a certidão de casamento portuguesa original, com carimbo da crc. Outros, exigem antecedente criminal apostilado.

    Assim que chegar, procure agendar com SEF. Pode ser em outro local (não.precisa ser da cidade onde vai morar).
  • ZaneloveZanelove Member
    editado March 2019
    @Marcia

    Eu e minha mulher vamos ficar um tempo na casa de um amigo,
    Tem algum modelo de carta que tenho que apresentar ao SEF?
  • Oi @Marcia...

    Nas viagens que tenho feito a Portugal...Costumo levar extratos bancários dos seis mêses anteriores à viagem para comprovação de rendimentos para o caso de optar por arrendar imóvel por lá...

    Acredito que se o @Zanelove for levar os extratos bancários assinados pelo gerente do banco...Seria boa ideia proceder ao reconhecimento dessa assinatura em Cartório...

    O que você acha @ Marcia...?
  • Oi, @Nilton Hessel,

    o problema é que existe uma defasagem entre o @Zanelove chegar em Portugal e efetivamente pedir o cartão de residência. Isso porque os agendamentos têm demorado muito. Assim, ele tem que manter o valor na conta esse tempo todo, e ao mesmo tempo se sustentar... Então, por isso, coloquei os 3 meios de se provar o sustento.

    No caso de optar pela conta bancária, basta que o gerente do banco português carimbe e assine todas as folhas.

    Você, @Nilton Hessel, não citou que as contas bancárias são portuguesas (e falou em cartório). E, pra ficar claro, valores aplicados no Brasil não servem de comprovação de sustento em Portugal. A conta tem que ser em banco português.
  • @Zanelove,

    já fiz algumas cartas desse tipo pra foristas, que foram acatadas.
    Vou procurar.
  • @Marcia

    Muito obrigado, assim que encontrar o modelo de carta me envie por favor.

  • Sou brasileira e ja possuo a cidadania portuguesa. Pretende viver em Portugal definitivamente com meu marido que e brasileiro e nao possui a cidadania portuguesa. Que documentos sao necessarios para se pedir o cartao de residencia junto ao SEF, para viver em Portugal legalmente.
    Obrigada,
    Claudia
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.