PROCESSO FINALIZADO E AGORA?

após 8 meses de indas e vindas com documentos, recebi hoje a carta da ACP informando que o Processo foi concluido com sucesso..... foi informado o Assento de Nascimento. (numero) e a seguinte frase:
Aproveitamos para informar que para obter certidoes, poderá dirigir-se a qualquer Conservat[oria de Registro Civil em Portugal, pois o registro foi elaborado no sistema informatico SIRIC.
Lendo de bate e pronto parece que somente indo a Portugal kkkkk
mas náo [e isso certo?
@Vlad Pen o que me diz? ou outro moderador pode me auxiliar mais uma vez? Grata.

Comentários

  • @RITA GARCIA, caso queira pode solicitar uma certidão pelo civilonline ou no consulado
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
  • @Daniel Henriques obrigada. Faremos isso.
  • @Daniel Henriques....ja fiz . paguei tudo certo agora é aguardar, e começartudo de novo. agorao processo para meu esposo filho da portuguesa.
    obrigada
  • @RITA GARCIA ou @Daniel Henriques o Processo de meu pai deu finalizado (bolinha 7 no laranja) e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português. No caso dele todo o processo foi feito diretamente em Lisboa, sabem me dizer se o registo será feito automático ou será preciso ir até o consulado para fazer a inscrição do nascimento no registo civil/

    Grato pela ajuda.

  • @Rubens Cardia

    Eles devem ter concluído pela nova lei. É o que andam fazendo sempre que possível. Se assim for, concluirá e será feito o Registo e emitido o assento automaticamente, sem precisar ir ao consulado.

    Essa emissão em Lisboa costuma demorar um mês mais ou menos.

    Se achar que está demorando muito, ligue na Linha de Registos para que eles leiam no processo se você precisa aguardar a aprovação do MJ e ir ao consulado. Não creio que necessite.

  • Obrigado @gandalf

    Hoje meu pai recebeu mensagem do consulado de SP para fazer a transcrição do casamento e solicitação do cartão cidadão.... após 3 anos agora deu certo.

    abs

  • @Rubens Cardia

    Que bom. Parabéns ao seu pai Tuga.

    Você pode então pedir um assento pelo civilonline.gov.pt e recebe amanha, e já inicia o seu processo. Não precisa esperar pelo CC.

    Seu processo como filho, se iniciar agora, deve levar 5 meses pra concluir pela ACP. Busque informações no tópico: "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest"

  • Fiz meu processo de cidadania pulando uma geração, meu avô é Portugês, porém vi que houe alterações na lei, como saberei se minha cidadania foi por Atribuição ou Naturalização?

    Neste caso minha esposa e filho tem direito também a cidadania?

    Hoje consultei e estou no estágio 7, aguardando Registro de Cidadão Português, qual é o próximo passo?

  • @sandropvieira , se sua cidadania ainda está aguardando a criação do registo, sua cidadania será por atribuição, nos termos da lei de netos em vigor desde 2017. A alteração de 2020 apenas considera, como laço efetivo à comunidade portuguesa o domínio pleno do idioma. Esse conhecimento do idioma é presumido quando o Requerente é natural de um país em que o português seja a língua oficial.

    Sim, sua esposa e filhos terão direito à nacionalidade - sua esposa por aquisição (efeitos a partir da concessão) e a dos seus filhos por atribuição (efeitos retroagem ao nascimento, como a sua).

    Quando seu registo for criado, vai receber uma correspondência com a certidão de nascimento portuguesa.

    Depois, basta transcrever seu casamento antes de mandar o processo de aquisição por casamento para Lisboa. O processo leva de 18 a 24 meses.

    Se você foi o declarante do nascimento dos seus filhos até que eles tenham completado 1 ano de idade, não precisa aguardar a transcrição do casamento - mande os processos para o Arquivo Central do Porto. Se forem menores (até 18 anos), leva uns 2 meses. Se forem maiores, 6 meses.

  • @Leticialele boa tarde. Então confirmando sua orientação do colega acima, meu caso é parecido. Meu esposo ja esta com a cidadania portuguesa , e para que meus filhos possam dar entrada no processo deles (ambos são maiores e o pai o declarante no registro) não precisamos fazer a transcrição do nosso casamento primeiro. Correto::::

  • @RITA GARCIA , correto. Se ele, português, foi o declarante do nascimento dos filhos até que estes tenham completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.