Entrar com o processo direto em Portugal

Em agosto estarei na Europa, e pretendo ir a Portugal dar entrada no processo da minha cidadania.
O meu avô é filho de português, já tem a cidadania dele, e agora acabou de sair a do meu pai.

Estou pesquisando para entender qual seria a opção mais rápida.

Vi em posts antigos sobre a possibilidade de mandar por correio daqui mesmo, isso é possível?

Qual o tempo para a cidadania sair, em ambos casos (indo direto lá ou por correio)?

Se eu for direto lá, é só levar os documentos que mandaria para o consulado português de são paulo?

Preciso ir na opção mais rápida possível, pois já ficarei por lá em Agosto.

Me desculpe se estou repetindo perguntas já feitas, mas estou tendo muita dificuldade em encontrar informação precisa na internet em geral.

Grato desde já.

Comentários

  • editado March 2019
    @Zangmarks faça a entrada na conservatória em Portugal e mande os documentos pelo correio.Até agosto seu processo provavelmente ja estará concluido. Prazo de 3 a 4 meses.
  • Descobri que ainda tenho que fazer a transcrição do casamento dos meus pais. No site do consulado de SP fala que demora de 1 a 3 meses.
    Teria como fazer por Portugal também enviando pelo correio?
  • Daniel, devo fazer os dois processos por Ponta Delgada? Tanto a transcrição do casamento dos meus pais, quanto a entrada no processo da minha cidadania?
    Ambos levam 20-30 dias?

    Grato.
  • @zangamarks, transcrição de casamento por Ponta Delgada, atribuição pelo ACP Porto.
    O processo de atribuição pelo ACP está levando cerca de 3 meses. PD não tem balcão de nacionalidade.
  • Bom dia,

    Estou dando entrada na transcrição do casamento dos meus pais via consulado português de SP, que demora entre 1 e 3 meses.

    Até ai ok, daria certinho o tempo que estarei indo pra Europa.
    Tenho escala em Lisboa dia 17 de Julho.

    Será que da tempo de sair do aeroporto e ir na conservatória dar entrada na minha cidadania? Temos 6 horas de escala e o aeroporto fica a 13 minutos de carro da cons.

    Tem que fazer agendamento?


    Grato.
  • @zangamarks, mande o processo pelo correio pro ACP Porto que é muito mais rápido pra conlusão.
    Pode ser que nem de tempo de dar entrada pois a espera pra ser atendido na conservatória costuma ser grande, tem relatos de pessoas aqui no fórum que ficaram 4, 5 horas esperando para serem atendidas. E Lisboa também é o local mais demorado para concluir o processo.
  • editado April 2019
    @zangamarks
    Você vai arriscar não conseguir dar entrada no processo em Lisboa (que é a conservatória mais demorada, o processo vai demorar mais de um ano, com quase 100% de certeza).

    Se você mandar tudo por correio (transcrição de casamento pra PD e atribuição pelo ACP), e ainda conseguir agendar CC e PEP no consulado direitinho, tem alguma chance de até setembro você poder até mesmo fazer a entrada na Europa como cidadão da UE (poupando 2h de fila).

    Aliás, sobre transcrição de casamento, por quê você está fazendo como requisito para sua atribuição? Se o português é o seu pai, se ele tiver sido o declarante do seu nascimento e sua mãe não for portuguesa, ACP faz a atribuição sem necessidade de transcrição do casamento dos seus pais. (a menos que isso tenha mudado muito recentemente)
  • @DanielHenriques e @jhmelman boas dicas e orientações..o fórum agradece.
  • Muito obrigado pelas dicas Daniel e jhmelman.

    O que seria "agendar CC e PEP". Não sei o que significam essas siglas.

    Quando chegou a carta avisando que a o processo de cidadania do meu pai havia sido deferida, estava dizendo que se ele fosse casado, deveria fazer a transcrição do casamento. E nesse mesmo processo já vou pedir o cartão cidadão dele.

    Sem esse cartão eu consigo dar entrada na minha cidadania?

    Grato.
  • @zangamarks,
    CC - Cartão do Cidadão
    PEP - Passaporte Eletrônico Português

    Para seu processo, se feito direto pela conservatória, você vai precisar de
    - Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada
    - Cópia do seu documento de identidade emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
    - Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade (ou assinado na presença do funcionário da conservatória, se for pessoalmente)
    - Cópia do assento de nascimento de seu pai ou indicar o número, ano e local do assento
    - Pagamento da taxa de 175 euros

    Quem foi o declarante na sua certidão de nascimento?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.