Inclusão do NIF no cartão cidadão no consulado São Paulo

Amigos do forúm , graças a vcs em 2016 consegui de maneira super rápida minha dupla nacionalidade . Venho recorrer a vcs para mais uma dúvida . Tirei meu cartão cidadão aqui no Brasil e quando estive em Portugal fiz meu NIF , preciso incluir meu NIF em um novo cartão para concluir uma aprovação de financiamento lá em Portugal e como me exigem uma certidão de não divida na Segurança Social e esta certidão não esta sendo gerada lá (por procurador) pois alegam que meu NIF não está no sistema único .
Sei que é uma dúvida meio complexa, mas confio na capacidade dos participantes do forum .
P.S. Estou tentando agendar para tirar um novo NIF em SP porém o site não disponibiliza data .

Comentários

  • @Darcio o @caiodib poderá lhe sanar essa dúvida.
  • editado March 2019
    @Darcio Arruda, vou tentar ajudar, mas confesso não perceber a alegação da Segurança Social, visto que independentemente do cartão de cidadão ter ou não o NIF impresso, os documentos estão todos integrados. Tanto o BI, NIF, NISS e o Número de Utente são integrados numa mesma base.
    Isso só não acontece automaticamente para os estrangeiros que tinham esses números quando tinham cartão de residência e posteriormente se tornaram cidadãos portugueses. Para esses casos, é preciso informar todas entidades da mudança, pois esses números ficaram associados ao antigo número do cartão de residência.

    Uma possibilidade é solicitar ao procurador que vá até a Segurança Social de posse do número do BI, NIF e NISS e tentar verificar o que se passa.
    Outra ideia é ligar na linha de apoio da Segurança Social das 09h às 18h de Portugal, no número +351 300 502 502 e explicar a situação.

    --
    Editei para corrigir NIS para NISS
  • Caro Caio , primeiramente obrigado por sua ajuda . Não respondi antes pois decidi pegar um avião e ir até lá resolver pessoalmente pois a aquisição do meu apartamento dependia disto . Somente lá verifiquei que realmente apesar de já possuir NIF desde 2016 , somente após o pedido de um novo cartão cidadão é que os sistemas se integram e passa a constar no sistema único .Sendo assim pedi o cartão com taxa de URGÊNCIA (36 euros) e indiquei um endereço na freguesia onde estava e somente após 5 dias úteis chegou no endereço o código PIN e com ele retirei meu novo cartão cidadão ,SOMENTE no momento da retirada ( usando o PIN) o sistema "aceitou" os NIF então fui direto às finanças pedir a certidão negativa de débitos .Com a boa vontade da atendente que enviou na hora uma senha para meu celular , conseguimos emitir a certidão na hora .
  • @Darcio Arruda, embora tenha sido trabalhoso, correu bem.

    A informação de que os documentos só se integram após a emissão de novo Cartão Cidadão é muito valiosa para o fórum e será de utilidade para casos futuros.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.