Preenchimento do formulário de requisição

Boa noite.
Procurei aqui no forum, mas infelizmente não achei, um tópico que acho que já vi há uns anos atrás, explicando detalhadamente como se deve preencher o formulário de aquisição de nacionalidade para cônjuge casada há mais de 3 anos com nacional português.
Se não for incômodo alguém poderia me passar o link deste post ou me explicar como preencher? Não quero cometer erros pois amanhã minha mulher vai assinar o formulário na presença do funcionário do consulado.
ATt
Rodrigo Peres

Comentários

  • Boa noite, alguém pode me ajudar?
  • @Maria Nélida, muito obrigado.
  • rperesrperes Member
    editado March 2019
    @Vlad Pen, @Marcia e @Maria Nélida, boa noite.

    Amanhã vou com minha esposa ao consulado para ela fazer a assinatura presencial do formulário de requisição.

    Só não estou 100% seguro com relação ao Quadro 6. Se eu marcar a opção 2 sem ter ainda o número do vale postal que só será gerado quando eu for postar o processo nos Correios, corro o risco do funcionário do consulado se recusar a reconhecer a assinatura?
  • editado March 2019
    @Rperes vc nao precisa ir ao consulado para reconhecer a assinatura no formulário. Pode fazer em qualquer cartório.
  • @Vlad Pen, jura?? Não precisa mais? Tem certeza? Lembro que pro meu processo de atribuição em 2016 eu precisei fazer este procedimento com o formulário 1C no consulado.
    Mudou algo de lá pra cá?
  • @Vlad Pen, estou relendo as exigências de Portugal e acho que você tem razão:

    "...se preferir enviar a declaração pelo correio, para um dos Balcões da Nacionalidade ou para a Conservatória dos Registos Centrais, deve assiná-la perante alguém com poderes para reconhecer a assinatura "

    Mas tem que ser assinado na presença de alguém do cartório ou basta reconhecer firma depois?
  • @rperes, reconhecimento de firma por autenticidade em cartório, não é aceita firrma reconhecida por semelhança. Tem que assinar na presença do funcionado do cartório.
  • Muito obrigado, @Daniel Henriques e @Vlad Pen.
  • Boa tarde, @Vlad Pen, @Márcia e @Maria Nélida.
    Sabem dizer se o valor do vale postal para aquisição é de 250 ou 275€?
  • @rperes, atribuição (processos de filhos e netos) 175€, aquisição pelo casamento 250€. Não tem processos de 275€.
  • Obrigado, @Daniel Henriques, acabei não podendo esperar a resposta e "arrisquei" os 250€. Na verdade, a informação estava contida no próprio formulário. Vacilo meu.
  • Boa tarde, @Vlad Pen, @Maria Nélida, @Wesley Prado, @Tereza Lima e @Marcia.

    O processo de aquição de cidadania de minha esposa foi entregue ao destinatário em Portugal no dia 05/04/19. Até o momento não tive nenhum feedback deles. Não sei se já foi feita uma análise preliminar dos documentos e se os mesmos estão corretos. Não sei de nada.

    É de praxe as Conservatórias enviarem por e-mail ou quaisquer outros meios de comunicação o número do processo quando o mesmo é iniciado?

    Obrigado
  • @rperes para saber algo sobre seu processo você deve ligar na LR. O telefone deles é: +351 211 950 500. O horário de atendimento deles é das 9:00 até às 17:00 (5:00 até às 13:00, hora de Brasília). Ao ser atendido você deve apertar a tecla 1, e em seguida, a tecla 1 novamente. A demora na linha é normal (a média de espera costuma ser de 1 hora). Diga a eles o nome completo e a data de nascimento que eles te passarão as informações que deseja.

    Uma boa alternativa, caso não queria gastar muito, é usar o pacote de minutos ilimitados para linhas fixas portuguesas do Skype. Custa só R$ 10,50 e você pode adquirir ele neste link: https://secure.skype.com/my/rates/international-calls/pt

    Este é o único meio para saber notícias de seu processo. Enviar e-mail ou ligar diretamente para as Conservatórias não é recomendado, por conta deles serem poucos para lidarem com uma alta demanda de pedidos.
  • Muito obrigado, @Pedro Antonio Pereira Jr..
  • @rperes o processo da sua esposa é muito recente ainda.Sugiro aguardar mais algumas semanas.
  • Muito obrigado, @Vlad Pen.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.