Viajar com a dupla nacionalidade. Informação

Gente, então eu tenho uma dúvida. Pretendo viajar a Portugal a título de turismo mesmo, porém já com minha dupla nacionalidade feita. Eu sei que precisa ter vários requisitos para comprovações, por exemplo: passagem de ida e volta, valor mínimo a cada dia de permanência por pessoa, comprovante de hospedagem, seguro viagem etc. minha dúvida é: mesmo eu indo e tendo a dupla nacionalidade precisarei comprovar essas coisas? Principalmente seguro viagem?

Comentários

  • @Angela Moreira, esses requisitos são para entrada como turista. Se você for com seu processo finalizado e com documentação que comprove que é cidadão portuguesa não tem que apresentar nada, não existe pré requisito para você entrar em seu próprio país.
  • No meu caso então, estou esperando o processo ser finalizado e após isso, espero dar entrada no cartão cidadão e passaporte, porém temo que ambos não n fiquem prontos a tempo pelo consulado português no Rio. Se eu viajasse apenas com o assento de nascimento isso ainda serviria ou é preciso além disso, o passaporte e o cc ou se um dos dois ficarem prontos, o assento + passaporte apenas ou o assento + cc? Obrigada
  • @Angela Moreira, sei que se você passar pela imigração em Portugal (tem que entrar no espaço Schengen por Portugal) você consegue apenas com o assento de nascimento. O ideal seria ter o cartão do cidadão mas sei que aí no RJ o consulado é complicado para agendamento.
  • Mesmo que seu processo não esteja concluído acredito (a menos que tenha mudado nos últimos meses) que você possa agendar o CC antes mesmo do processo ser concluído. No dia do atendimento você terá que necessariamente estar com o processo concluído.

    Então se você sabe que na Conservatória X dura em torno de 4 a 6 meses e você deu entrada em dezembro, tente pegar uma data pra abril ou maio, porque se só for tentar em abril ou maio, quando sair, só vai ter mais pra frente... Veja no tópico referente à sua conservatória e tente estimar quando fica pronto. Só não esqueça de desmarcar o horário agendado caso a nacionalidade não saia até uns dias antes, porque aí dá tempo de alguém ainda usar a vaga!

    Salvo engano, você não precisa do PEP para entrar em Portugal, se estiver de posse do CC, ele vale como documento de viagem dentro da Europa.
  • Perdão, o que seria esse PEP?
    Meu processo de nacionalidade está em andamento e eu marquei o cc para junho e o passaporte para julho no consulado português no Rio de Janeiro, porém pretendo viajar em fevereiro de 2020 e queria me poupar de ter q comprovar tais requisito por justamente ter a nacionalidade já feita. Mas temo q dando entrada no cc e no passaporte, ambos n fiquem prontos a tempo da viajem.
  • @Angela, PEP - passaporte eletrónico português
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.