Certidão de Nascimento e/ou óbito de descendentes

Da minha avó, brasileira, falecida, tenho certidões de óbito e casamento e sei que casou na Igreja N. Sra. da Conceição (Engº Novo). Dela, procurei a certidão de nascimento ou batismo no arquivo da Curia, Family search, Instituto felix pacheco, arquivo nacional, e a te agora nada. Agora, aguardo resposta da Igreja de N. Sra. da Apresentação, para a busca de Batismo da minha avó. Minha bisavó,portuguesa, possivelmente de Coimbra (Concelho de Tábua, Carapinha),encontrei anotações do sepultamento em 21 de janeiro de 1931, RJ, registrada na 5ª Pretoria Civel sob os números de livro 157, folhas 260/261 e termo 3388. Fiz a busca nos 2 cartorios ( 7º e 8º RCPN) e nada foi achado. Solicitei "nada consta" e me pedem o valor de R$196 por cada nada consta. Também entrei em contato com o Concelho de Tábua e me informaram que todo arquivo de registro de cidadãos daquele ano, está digitalizado na Universidade de Coimbra. Faço a busca, diariamente, nos arquivos digitais. Alguma outra sugestão para localizar o óbito da bisavó ou nascimento da avó? Leocádia da Encarnação Baptista (nome de casada) e José Baptista são meus bisavós portugueses. Minha avó brasileira Lucinda dos Anjos Baptista (nome de solteira) e Lucinda Baptista Dias (nome casada).

Comentários

  • Olá @ClauClau1

    http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php
    Ficha: 695096 Código de referência: BR AN,RIO: 6Q.FES.LTN.100/f.166
    Fundo/Coleção: 5ª Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesias do Espírito Santo e Engenho Velho) - Registro Civil - 6Q Assunto: Registro de nascimento Eduarda dos Anjos Batista Pai: José Batista Mãe: Leocadia Enacarnação Batista Local: Rio de Janeiro Ano Inicial: 1934

    Está Eduarda mas o registro é da Lucinda, freguesia do Espirito Santo registro nº 20382 de 30/10/1934 nascida a 19/08/1912

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGVM-6DZP
  • O nascimento da Lucinda encontrado pelo Kleber está no 7RCPN.

    O óbito da Leocádia está no 8RCPN:
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-D1NQ-JDS?i=264&wc=9GYH-YWY:113334201,149603201,151979801&cc=1582573
  • Super obrigada!!
  • Andei lendo os foruns e juntei alguns documentos.
    Quero entrar com o pedido de cidadania para minha mãe, neta de portugueses nascidos no Concelho de Tábua, Freguesia de Carapinha, próximo a Coimbra. Já localizei os registros de nascimento e casamento dos meus bisavós portugueses, digitalizados na Universidade de Coimbra. Em que isso me facilita ?
    Aqui no RJ, com a ajuda do forum, o registro de nascimento da minha avó brasileira esta digitalizado no Arquivo Nacional. As duvidas são: Como faço para obter este registro de nascimento da avó brasileira? Preciso de uma certidão com cópia de inteiro teor ou reprográfica? Devo descobrir em qual Pretoria foi feito este registro, visitando o Arquivo Nacional e como faço para corrigir o nome dela de Eduarda para Lucinda?
    Outra coisa: tenho mais de 1 certidão de nascimento da minha mãe (neta de português); basta apostilar ou preciso de uma de inteiro teor?
    Outro detalhe é que em Abril viajo para Portugal.Devo entrar com o pedido de cidadania para minha mãe (neta de portugueses) por aquisição somente pelo consulado ou mais rápido fazer por lá?
    Desculpe a ignorância mas...faz parte rsrsr
    Sou muito grata a toda orientaçao que vocês do forum oferecem.
  • ClauClau1

    se o processo iniciará pelo(a) neto(a) vale lembrar que na alteração da Lei condicionou a atribuição da nacionalidade portuguesa ao neto à existência de laços de efetiva ligação à comunidade portuguesa.

    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nacionalidade/

    Tópico sobre o assunto
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-processos-e-acompanhamento/p1
  • @Kleber Silva Aguiar @Guilherme Moreira

    poderia me ajudar a localizar duas certidões para dar entrada no processo de atribuição da minha sogra:
    1) Certidão de óbito do português: Leonardo da Motta Gaya, faleceu em 1932 no Rio de janeiro. Consegui a certidão de batismo/nascimento em Portugal, mas não tem o nome completo dele. Preciso da certidão de casamento ou óbito. Segundo seu passaporte que possuímos. Sabemos que veio em 02/10/1910 era casado, chegou primeiro ao Rio de Janeiro, depois sua esposa veio.Leonardo nasceu em 02/10/1988 em Lage, conselho de Vila Verde, distrito de Braga. Sua última residência em Portugal foi em Lage. Filho de Francisco da Mota e Luiza Gaio.
    Leonardo residia na Rua Delta,48 RJ. Todas estas informações se encontram na inscrição do Consulado Geral de Portugal do RJ unico documento que possuímos, além da certidão de batismo vinda de Portugal).

    2) Certidão de nascimento da filha do português, nascidas no Rio de Janeiro:
    Nome: Aurora de Souza Motta
    Data de nascimento: 24/06/1930
    Filiação: Leonardo da Motta Gaya e izabel de Souza

    Agradeço desde já!
  • Olá @Kleber Silva Aguiar são irmãos de Aurora sim, talvez ela tenha sido registrada lá também, irei pesquisar. Muito obrigada!
    Alguma sugestão de como achar a certidão de óbito do português? Ou de casamento?
  • @aidayamazaki

    Para o casamento, pode pesquisar no https://tombo.pt/f/vvd23#MARR

    O óbito, tentar no mesmo cartório dos nascimentos dos filhos
  • Boa tarde @Kleber e @Guilherme!

    Vocês poderiam me ajudar a encontrar a certidão de nascimento da minha avó brasileira?

    Tenho em mãos somente a certidão de casamento dela com meu avô português, de 1913, constando a idade dela (16 anos) e nome dos pais. Já entrei com contato com o cartório de Pitangueiras onde ela nasceu e não conseguiram achar o registro, a oficial informou que houve um livro perdido nesse período.

    Após pedir o desarquivamento do casamento, não constou nenhum documento de certidão apresentado, somente declarações. Mas não fiz os pedidos das folhas para verificar quais eram essas declarações.

    Gostaria de fazer a transcrição de casamento dos meus avôs em Portugal para dar entrada no processo de atribuição do meu pai.

    Dados:
    Nome: Evangelina dos Santos
    ano provável do nascimento: 1897
    cidade: Pitangueiras SP
    pai: Cesario dos Santos Alcaide
    mâe: Conceição dos Santos
    Casada: Manoel Mingatos
    Faleceu: 04/08/1975 Viradouro - SP

    Agradeço muito a ajuda.

  • Boa noite @Kleber e @Guilherme!

    Por enquanto vou esperar para fazer a busca da certidão da minha avó, pelas informações que obtive agora , não vou precisar dela.

    Muito obrigada, qualquer coisa volto a falar com vcs!
  • @Rita C, foi o português o declarante do nascimento do seu pai? Porque se foi, não precisa transcrever o casamento! Fiz a atribuição de minha mãe por Tondela sem transcrever o casamento de meus avós, o pai dela, que a registrou, era o português. A atribuição saiu em 6 meses, sem problema, ano passado
  • Pessoal, boa tarde!

    Minha avó brasileira casou-se com meu avô Português que veio falecer, segundo alguns durante a gestação e segundo outros logo após o nascimento de meu pai, de tuberculose.
    Alguns anos depois minha avó casou-se novamente e o novo marido por ciúmes sumiu com a documentação, memória e histórias sobre meu avô. Meu pai só descobriu que era filho de outro pai aos 9 anos.
    Tive muita dificuldade, mas consegui juntar toda a documentação. Entretanto, não consegui a certidão de óbito de meu avô e não sei a data desse óbito ou local preciso, imagino que seja ente 1939 e 1940, certamente no Rio de Janeiro.
    Por excesso de zelo, fui aconselhado a consegue essa certidão para melhor instruir o processo em caso de questionamento do porque de minha avó ser a declarante do nascimento, já que há algumas informações faltantes, a certidão de casamento basicamente informa: quem é o pai, a mãe, data de nascimento, endereço e relaciona os avôs paternos e maternos. Não consta profissão e naturalidade dos pais de meu pai.
    Por isso, peço orientação de onde pesquisar.
    Informações que tenho:
    Na certidão de casamento de minha avo, não sei se houve averbamento, na imagem do livro no search family não aparece qualquer informação averbada, apenas as informações originais.
    Na certidão do segundo casamento de minha avó, consta que ela é viúva de meu avô, creio que ela apresentou algum documento no processo de habilitação para o casamento, será que isso está arquivado, será que posso tentar por aí?
    Alguém tem alguma outra solução para realizar essa busca.
    Estou no início da criação do vínculo com Portugal, em razão disso, pretendo usar esse tempo para efetuar essas buscas.
    Todos esses eventos ocorreram no Rio de Janeiro.
    Por fim, será melhor contratar um profissional especializado nesse tipo de buscas ? Será que ele existe ?
    Agradeço imensamente qualquer orientação e peço desculpas pelo tamanho do texto
  • GDadGDad Member
    Alguem poderia me ajudar com o óbito de Antonio Pires de Miranda, nascido em 25/02/1891, filho de Amaro Antonio de Miranda e Joaquina Pires de Miranda, provavelmente falecido em fevereiro de 1921. Nossa família está com problemas pra encontrar esse documento. =/
  • @GDad pq vc precisa da certidão de óbito?
  • GDadGDad Member
    Exigiram o documento, mesmo constando no segundo casamento a viuvez do primeiro. Vamos argumentar na segunda, mas pensei tentar conseguir o documento caso não seja possível reverter a situação.
  • GDadGDad Member
    Oi, @kleber. Sim, por e-mail informaram que não consta o documento, mas irei me certificar. Pois é, ele faleceu pouco tempo depois do matrimônio.
  • @GDad

    Sabe onde foi o sepultamento? ...talvez a administração do cemitério tenha documentos arquivados
  • GDadGDad Member
    Não sabemos nada, @kleber. Soubemos desse primeiro casamento após emissão do casamento dos meus bisavós e não temos nenhuma informaçao do falecido. Achamos os outros documentos graças a internet. É torcer pra eles voltarem atrás na segunda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.