Preciso de ajuda com meu caso!

Olá pessoal do fórum!

Só estou postando aqui porque meu caso é muito diferente do que já tenho visto de outros casos, e por isso gostaria de pedir a ajuda de vocês...

Minha avó é viva e é filha de Português, isso consta na certidao de casamento dela. O pai dela (português, meu bisavô) era casado em Portugal e tinha uma filha lá, mas foi para o Brasil tentar a vida e acabou se relacionando com minha bisavó. Por ele ser analfabeto ele não registrou minha avó no cartório, nem nenhum dos filhos que ele teve aqui. Eu fiquei me perguntando "como na certidao de casamento diz que o pai dela é português e consta o nome dele, se ele nao tinha registrado ela?! " , mas me disseram que na época era normal as pessoas declararem na hora do casamento o nome do pai, mesmo sem documentos.

Bom, o primeiro passo foi tentar achar a certidao de nascimento dela. Depois de muita procura eu achei, porém ela usa o nome um pouco diferente e a data de nascimento também está diferente do que ela usa hoje. Segundo ela, o nome foi trocado por conta própria porque era muito grande. Na certidão de casamento dela consta o nome de solteira já da forma que ela usava antes de casar (que já é diferente do nome que consta na certidão de nascimento) E a data de nascimento ja trocada também.

Eu já entrei em contato com o cartório da certidão e eles me informaram que nao consta mudanças no livro, ou nenhuma averbação, nem reconhecimento tardio de paternidade. Mesmo com muita dificuldade achei a certidao de óbito do pai dela (meu bisavô, o português) online, e só sei que é ele por conta da pessoa que declarou o óbito ter sido o irmão dela, e também do lugar aonde o Português morava, que era o mesmo que consta na certidao de casamento da minha avó como sendo a casa dela.

Além de achar a certidao de nascimento dele, eu preciso trocar tudo isso na certidao de nascimento da minha avó.

As informações que gostaria de saber são:

1- Eu consigo fazer algum processo (judicial ou não) para alterar a certidão de nascimento da minha avó para os dados que constam na certidão de casamento?

2- Se sim, alguém conhece algum advogado que faça esse processo e quanto tempo demoraria?

3- Eu consigo de algum jeito achar a certidão de nascimento do português on-line?

Seguem os dados:

CERTIDÃO DE CASAMENTO DA AVÓ:
NOME DE SOLTEIRA - MARIA CRISTINA DE JESUS PEREIRA
NOME DE CASADA - MARIA CRISTINA PEREIRA SIQUEIRA
DATA DE NASCIMENTO - 04/05/1933
PAI - AVELINO PEREIRA
MÃE - VIRGINIA MARCELINA DE JESUS

CERTIDÃO DE NASCIMENTO DA AVÓ:
NOME - LUCILLA MARIA CHRISTINA DE JESUS
DATA DE NASCIMENTO - 24/12/1933
PAI - NÃO CONSTA
MÃE - VIRGINIA MARCELINA DE JESUS

CERTIDÃO DE ÓBITO DO BISAVÔ:
NOME - AVELINO PEREIRA
DATA DE NASCIMENTO - 22/03/1899 (FIZEMOS UMA ESTIMATIVA PELO REFERIDO NA CERTIDÃO)
NOME DO PAI - MANOEL FÉLIX PEREIRA
NOME DA MÃE - ROSA DA COSTA
OBS: NA CERTIDÃO DE ÓBITO CONSTA O MESMO EXATO ENDEREÇO QUE O DA FILHA, E O DECLARANTE DO FALECIMENTO ERA O IRMÃO DELA.


Suplico por uma ajuda, pois não sei mais o que fazer!

Comentários

  • @dayanavierira esse seu caso é bem complexo.Sugiro q procure um advogado especializado em nacionalidade portuguesa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.