Banco de certidões de óbito em Portugal

Em busca da certidão de óbito de Maria das Dores Ribeiro da Cunha ou Bernardino Mesquita Ribeiro:
Tenho buscado por cinco anos, o paradeiro de minha bisavó Maria das Dores Ribeiro da Cunha, nascida em 19 de abril de 1878, no lugar de Sottomaior, Freguesia de Arnóia, Concelho de Celorico de Bastos, Distrito de Braga. Filha de José Ribeiro da Cunha e Benta Marinho da Motta, Maria das Dores teve, pelo menos, mais treze irmãos (todos já identificados). Sua irmã mais velha, Florinda Ribeiro da Cunnha, casou-se com José Lopes Marinho, do Concelho de Amarante e teve uma única filha Maria d’ Assumpção, nascida em 1891. Esta veio para o Brasil, Rio de Janeiro, primeiramente em 1891, e depois para Ribeirão Preto/Sertãozinho, São Paulo. Em um segundo momento, a família retornou para o Rio de Janeiro, por volta de 1905. O ponto não esclarecido: em 1915, chega ao Rio de Janeiro, minha avó Florinda Augusta com 6 anos de idade, filha de Maria das Dores, trazida por sua tia Maria da Glória (irmã de Florinda e Maria das Dores), para uma visita e nunca mais é levada de volta a Portugal. Minha avó viveu até os 96 anos sem nenhum contato ou conhecimento do paradeiro de sua mãe ou pai. A única informação que descobri é que ela é filha natural no registro oficial em Portugal, mas todos os seus documentos no Brasil, citam Bernardino Mesquita Ribeiro como seu pai. Já pesquisei inúmeros arquivos, tanto no Brasil como em Portugal e ambos parecem nunca ter existido. Alguém, em sua busca por familiares em Portugal ou Brasil, já se deparou com algum desses nomes. Agradeço qualquer informação. Atenciosamente, Valéria.

Comentários

  • Existe algum banco de certidões de óbito centralizado em Portugal? Tenho realizado as buscas pelo Arquivo da Torre do Tombo, no entanto, ainda existem muitas pastas indisponíveis, dificultando a pesquisa. Obrigada!
  • Olá Valéria Sát

    Chegou a solicitar informações do processo do passaporte?

    Emigração da Maria da Gloria com a Florinda Augusta?
    http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1211606&ht=josé Ribeiro da Cunha
    http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1194987 figura 455 passaporte nº407 de 14/08/1915

    Nascimento da Maria das Dores e Maria da Conceição, gêmeas
    http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1004916 figura 100 e figura 118 Maria da Gloria
  • Boa noite, Sr. Kleber!

    Muito obrigada pela atenção! Já tenho o registro do passaporte de Maria da Glória, inclusive com a averbação da autorização dada pela Sra. Maria das Dores (minha bisavó), para o embarque de Florinda Augusta (minha avó). Solicitei a cópia ao Arquivo Distrital de Braga há 2 anos. Com relação ao nascimento de Maria das Dores, também consegui a emissão da certidão de nascimento. Sua irmã gêmea, Maria da Conceição faleceu meses após o nascimento. No entanto, com relação ao óbito de Maria das Dores ou o seu paradeiro não consigo nenhuma pista. Minha avó, Florinda Augusta, nasceu no Porto (Hospital da Capela de Santo Antônio), pois sua mãe ali morava à época. Este fato é curioso pois, naquele tempo, poucas crianças nasciam em um Hospital. Estive já por duas vezes no Porto em busca de esclarecimento, mas não fui bem sucedida. O mesmo ocorre com o pai de Florinda Augusta (minha avó), Bernardino Mesquita, fidalgo português, como era dito em família, cujo destino não consigo capturar. Caso, alguma pista lhe venha em mente, por favor, registre nesse Forum para que eu possa acompanhá-lo. Atenciosamente, Valéria Sá
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.