averbação casamento

Bom dia a todos.

Finalmente recebi meu Assento de Nascimento português, Agradeço a todos deste fórum pois através das informações e dúvidas que coloquei aqui e deu tudo certo. Fiz pela Conservatória de Tondela, mandei toda a documentação em agosto/18 e recebi o documento agora em fevereiro/19(ufa!!!).
Agora vou continuar o processo para passar a atribuição para meus filhos. Minha dúvida agora é a seguinte: Qual o próximo passo? sou casada e meu nome mudou, embora tenha mandado minha certidão de nascimento com a anotação de meu casamento o Assento português veio com nome de solteira, preciso averbar o casamento? como faço? só depois disso que posso tirar o cartão cidadão e passaporte português? Conto com a ajuda de vocês mais uma vêz.

Comentários

  • Bom dia!
    Minha dúvida é semelhante. Dei entrada no meu processo de atribuição, pois sou filha de pai português, sendo ele declarante do meu nascimento quando eu tinha dias de vida.
    Li em um outro fórum que o Consulado do RJ está demorando para agendar a emissão do Cartão Cidadão, então, para "ganhar" tempo, lá fui eu deixar agendado para daqui a 6 meses, mais ou menos. Acontece que eles solicitam/recomendam a atualização do estado civil para emissão do CC. Eu me casei no ano passado e não alterei meu nome. Será mesmo que preciso averbar meu casamento antes de solicitar o meu CC?

    Obrigada!
  • @Cristina e @Fernanda para pedir o CC não precisa transcrever o casamento. Para atribuir os filhos aí sim é obrigatória a transcrição de casamento.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • Boa noite @cristina Arantes, lhe peço uma ajuda, qual documentação vc enviou? pois estou a ajudar minha irma a tirar sua atribuição e ela é casada mas na sua certidão de nascimento consta seu nome de solteira e na sua identidade a de casada, a nossa dúvida é que se precisamos primeiro averbar o casamento, já que os nomes consta de forma diferente nos documentos..
    Agradecida.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.