Certidão de nascimento de João de Almeida

Olá, boa tarde

Alguém poderia me a ajudar a encontrar a certidão de nascimento do meu avô ???

Nome: João de Almeida
Mãe: Ludovina de Almeida Furtuozo
Pai: José Furtuozo
Data de Nascimento: não sabemos (suponhamos que ele seja de 1898 ou 1899)
Óbito: 12 de março de 1969, com 70 anos, segundo a certidão dele.


É tudo o que sabemos dele.
Meus avós se conheceram com idade avançada e,ainda sim, tiveram 6 filhos. Quando meus avós faleceram, a minha mãe, filha caçula, tinha apenas 10 anos. E uma tia já falecida, infelizmente, rasgou todos os documentos do meu avô no passado.
Conseguimos os nomes dos meus bisavós portugueses, por um milagre. Através de um documento que ele assinou, poucos meses antes de falecer.

Se alguém conseguir obter qualquer informação, agradeço desde já.
Obrigado.

Comentários

  • O sr. João de Almeira era pt ou br?
  • Meu avô era português.
  • Olá Gabriel Pinho

    Sobre João de Almeida...

    ...sabe detalhes da emigração? ...idade, veio só, com os pais, etc

    ...qual cidade se fixou no Brasil?

    ...sabe nome do cônjuge?
  • Gabriel PinhoGabriel Pinho Member
    editado February 2019
    Olá Kleber Aguiar, grato pelo retorno.

    Sobre a emigração, sei que ele veio de navio, pro estado do Rio de Janeiro, mas desconfiamos que ele desembarcou no antigo porto da Ilha das Flores, na Baía de Guanabara, pois é muito próximo da cidade em que ele se fixou. E a minha mãe, também, sempre ouviu ele falar muito desta ilha com os seus vizinhos conterrâneos.

    Não sabemos a idade em que ele veio, mas sabemos que ele veio sozinho.

    Se fixou na cidade de São Gonçalo-RJ.

    Nome de cônjuge: Olinda Mello, mas eles se casaram aqui. Minha avó era brasileira.

  • Olá

    Sobre os dados do meu avô, eu consegui encontrar o registro do passaporte aqui no Brasil e com os dados disponíveis, localizei, pela internet, no arquivo digital do conselho.

    Esse registro de passaporte já é o suficiente para efeitos de comprovação de que ele era português ou eu tenho que conseguir o registro de nascimento/batismo?
  • @Gabriel Pinho, tem que localizar o registro de nascimento. Nenhum documento substitui este para instruir o processo de nacionalidade.
  • Gabriel Pinho

    se puder transcrever as informações que conseguiu no passaporte
  • Olá Kleber bom dia

    Seguem os dados do meu avô:

    > Nome: João de Almeida
    > Nome da mãe: Ludovina de Almeida
    > Nome do pai: José Furtuozo (mas não deve constar)
    > Data de Nascimento: x / x / 1899, pelos meus cálculos, ele nasceu entre janeiro e 6 de março, pois ele embarcou com 13 anos

    Obs.: não sei se ele veio com alguém para o Brasil, mas desconfio de que ele tenha vindo com a mãe dele, por causa da pouca idade.

    .> Local de Nascimento: Quintela
    > Freguesia: Vila Marim
    > Concelho: Vila Real
    > Distrito: Vila Real
    > Data de produção: 6 de março de 1912
    > Data descritiva: 6 de março de 1912
    > 1° Repartição
    > Registrado no livro: 39
    > Cota original N°: 889
    > Cota atual: F. 334v
    > Código de referência: PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/40/1336

    > Data de chegada no Brasil: março de 1912, não tenho o dia exato
    > Embarcação: -------
    > Porto de chegada: Rio de Janeiro


    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1060819

    Muito grato pela sua ajuda.
    Gabriel Pinho
  • Gabriel Pinho

    deve ser o registro do João, do passaporte!!! nº 22 https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1098301 ...m0093.tif
  • Gabriel PinhoGabriel Pinho Member
    editado July 2019
    Eu acredito que não deve ser esse o registro do meu avô, pois o nome da mãe deste João está como Delobina Almeida e esse João nasceu no dia 7 de abril de 1898, batizado 1 mês depois. E o nome completo do pai dele também não confere. Mas acredito que esteja muito perto, pois o local de nascimento é o mesmo e as datas são bem próximas.
  • Gabriel PinhoGabriel Pinho Member
    editado July 2019
    Como fazer para acessar a este registro de batismo dentro do site do Arquivo Distrital de Vila Real ?

    PT-ADVRL-PRQ-PVRL29-001-033A
    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1293962

    Pois é um dos únicos arquivos que não tem as imagens disponíveis e é o período que corresponde ao registro de nascimento/batismo do meu avô.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.