Como localizar Concelho e Freguesia com mais de 100 anos

Estou com dificuldades para localizar o Concelho e Freguesia da minha Avó. Tenho a informação que nasceu em 29/01/1904 no Porto. O nome dela é Maria Rosa Araujo. Sabem como devo proceder?
Grato,
Sergio Pimentel

Comentários

  • Obrigado @Guilherme Moreira, tenho os seguintes dados da minha avó:
    Nome de solteira (quando chegou no Brasil): Maria Rosa Araújo
    Pais: Agostinho Ferreira de Araujo e Adelina Francisca Carneira
    Nascimento em 29/01/1904
    Local: Porto
    Casou no Brasil em 03/09/1921 com Hilário Antonio Rodrigues, Portugues, nascido na Póvoa do Lanhoso, Taíde em 03/06/1895. Após o casamento alterou o nome para Maria Rosa Rodrigues.
    Imigrou com a família para o rio de Janeiro e era solteira na época.
    Teve entre outros filhos Vera Lucia Rodrigues, registrada pelo meu avô no Brasil quando nasceu.
    Entendo que preciso desta informação para transcrever/averbar o casamento dos meus avós e em seguida solicitar a atribuição para minha mãe.
    Li informações neste fórum que se o Português, com assento conhecido, tiver registrado o filho enquanto menor, não seria preciso averbar o casamento em Portugual, mas já li também que é preciso. Na dúvida, penso em averbar, mas sem a informação do concelho e freguesia da minha avó não consigo preencher o formulario necessário.
    Abs.
  • editado February 2019
    Olá @pimentelsergio

    Deve ser o casamento da Maria Rosa
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-MCL7

    e talvez a emigração do pai
    106699 Agostinho Ferreira de Araújo Maia Maia Narciso de Araújo &bnsp; Carpinteiro 31 Rio de Janeiro Casado

    414563 Agostinho Ferreira de Araújo Maia Maia Narciso de Araújo &bnsp; Carpinteiro 27 Rio de Janeiro Casado
  • Olá @Kleber Silva Aguiar, obrigado pela ajuda.
    A imagem do Family Search parece se referir ao casamento deles no Brasil, tenho esta certidão original.
    Não sei se averbaram o casamento em Portugal. Sabe como consigo esta informação?
  • Sergio,

    sua avó acompanhando a mãe:
    42674 Maria Rosa 250494 Adelina Francisca Da Cruz Filha 7 Feminino Solteiro

    250494 Adelina Francisca Da Cruz Maia Maia José Gomes Sem Indicação Não Indica 27 Santos Casado

    Solicite ao Cepese o ID 250494.
    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10
  • Prezados,
    Muito obrigado pela ajuda, consegui localizar com sucesso.
    Grande abraço!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.