Rendimento Social de Inserção

Gente,

Estou indo pra Portugal em Maio e vou transferir minha faculdade pra lá, mas não tenho muito dinheiro pra levar e tava dando uma olhada na internet e achei no site da segurança social um beneficio similar ao bolsa familia, mas eu fico encontrando informações diferentes em lugares diferentes e acho que seria interessante trazer esse assunto pra cá porque não achei nenhum tópico sobre ele.

Alguém sabe como funciona o programa de Rendimento Social de Inserção? Quem tem direito e como faz pra dar entrada, quanto tempo demora pra sair?

O que eu encontrei até agora diz que tem que ter residencia legal em portugal e ganhar menos de 180 euros (arredondado) por mês, mas o que me deixou em duvida foi isso:

"Cidadãos pertencentes à União Europeia, Espaço Económico Europeu e Estados terceiros que tenham acordo de livre circulação de pessoas na União Europeiae cidadãos com estatuto de refugiado – têm de ter residência legal em Portugal;

Cidadãos dos restantes países - têm de ter residência legal em Portugal há pelo menos um ano;"

Em outro site eu vi que mesmo cidadãos portugueses deveriam ter pelo menos 1 ano de residencia em Portugal.

Enfim, alguém sabe alguma informação sobre esse programa social e pode colocar aqui?

Comentários

  • @Bruno Assumpção, o RSI é um rendimento para pessoas carenciadas e suas famílias.
    Basicamente, um contrato de inserção social é firmado e o contraente deve cumprir com suas obrigações tais como procurar emprego ou frequentar os cursos solicitados. O valor atualmente está nos 186,36€

    Como o primeiro requisito é o de residir em Portugal, precisa ter residência fixa – própria ou arrendada – e estar no país por pelo menos 183 dias consecutivos para ser considerado residente. Para além disso uma inscrição no IEFP da área onde residirá é obrigatória.

    Veja mais aqui: http://www.seg-social.pt/rendimento-social-de-insercao
  • obrigado @caiodib vou dar uma olhada, mas não tnha achado essa informação de ser residente por pelo menos 183 dias em lugar nenhum... Por isso postei aqui, cada lugar eu acho uma informação diferente.
  • editado February 2019
    @Bruno Assumpção, essa informação não consta mesmo em lado algum. Os critérios que consideram alguém residente ou não dizem respeito às Finanças. E isso tem de ser no mesmo ano.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.