é necessário fazer a transcriçao ?

Primeiro quero agradecer a ajuda recebida. enviei a solicitaçao de atribuiçao em 25/10/18 e em 18/01/19 já estava concluida no ACP. agora quero solicitar a cidadania para meus filhos. tenho que antes pedir a transcriçao do casamento ou posso solicitar direto a cidadania para eles. Outra duvida eles me enviaram o numero do registro para retirar em qualquer conservatoria. tenho como pegar a certidáo aqui no Brasil ? e caso precise fazer a transcriçao, como faço ?

Comentários

  • AFidalgo

    Sim,vc vai precisar transcrever o seu casamento para atribuir seus filhos
    Veja esse tópico

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest

    Vc pode pedir uma segunda via do assento de nascimento no civilonline

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
  • o que é mais facil e mais barato ! fazer a transcriçao do casamento ou meu marido tirar a dupla cidadania ?
  • outra dúvida, como faço para obter o cartão cidadao
  • @AFIdalgo transcrição de casamento é obrigatória tanto para atribuição de filhos como para a nacionalidade do marido.O cartão cidadão vc tem pedir no consulado e agendar tb.
  • Vlad Pen
    Poderia me informar se de posse do assento de nascimeto da Cidadania Portuguesa por Aquisição: 1- Posso pedir no consulado de Curitiba o Cartão Cidadão e o Passaporte junto com o pedido de transcrição de meu casamento e registro de óbito de meu esposo, tudo de uma vez? 2- No caso, a emissão do passaporte português depende da conclusão do processo de transcrição de meu casamento? Agradeceria muito se puder me ajudar.
  • Li em vários tópicos que quando o português (pai ou mãe) é o declarante da certidão de nascimento do filho e esta for feita quando o filho ainda for menor de idade, não há necessidade de fazer a transcrição de casamento.

    Minha experiencia foi em relação ao meu avô, nascido em Portugal, não foi casado civilmente, só catolicamente e se declarava como solteiro. Estamos fazendo o processo do meu pai via advogados sem ter necessidade de fazer a transcrição de casamento do meu avô. Porém a assessoria diz ter necessidade de fazer a transcrição de casamento dos meus pais, mas não conseguimos localizar o cartório de registro de nascimento da minha mãe e lembrei-me da questão de meu pai ser o declarante de minha CN quando eu ainda era menor.

    Alguém teve experiencia semelhante e conseguiu concluir os processos sem a transcrição de casamento?
  • @AriadineRentes

    Se somente o seu pai é o português e foi o declarante do seu nascimento na sua menoridade,não precisa transcrever o casamento.
    Faça o seu processo sozinha enviando para o ACP
  • @Eloisa, o Cartão Cidadão + o passaporte + a transcrição de casamento vc pode pedir tudo junto.Só não sei como é o procedimento no consulado de Curitiba que dizem ser bem complicado o atendimento.
  • Agradecida, Vlad Pen, irei ao Vice Consulado de Curitiba e depois conto como foram os procedimentos para transcrever e solicitar documentos.
  • @Eloisa, por acaso você conseguiu ser atendida no Vice-Consulado em Curitiba? Se puder passar informações sobre os documentos exigidos e procedimentos agradeço, pois eles não resposdem e-mails ou prestam informações por telefone ou outra forma
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.