Atribuição+ aquisição

Minha esposa acaba de receber o acento de nascimento dela por atribuição, somos casados a 5 anos no Brasil, o tempo de casado no BRASIL vale para que eu possa dar na entrada minha por aquisição? Meu advogado disse que não, vi em alguns tópicos aqui que sim, assumindo que eu faça todos procedimentos para registrar o casamento em Portugal, se alguém puder me indicar uma fonte oficial com essa informação ficaria grato

Comentários

  • editado February 2019
    @Diogo se vc tem mais de 5 anos de casado ja pode pedir sua aquisição de nacionalidade. Se ambos tiverem filhos atribuídos portugueses o tempo para solicitar a aquisição diminui de 5 para 3 anos de casado.
  • @Vlad Pen obrigado o problema é que o advogado me disse que o casamento só passa a contar depois de registrado em Portugal, ou seja depois de transcrito vou ter que esperar 5 anos, confirma isso? Tô achando injusto, basicamente os 5 anos de casado que já temos antes da cidadania não valem? Essa é minha dúvida tem alguma página onde eu posso esfregar essa informação no fucinho dele inclusive vou mudar
  • editado February 2019
    @Diogo esse advogado ta falando bobagem.O tempo é contado a partir da data do seu casamento e não da data da transcrição em Portugal.Veja o q diz a lei no site do IRN.

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.