Devolução de Documentos sem Justificativa

Boa noite pessoal,

Não achei nenhum tópico sobre isso então estou postando aqui o que ocorreu para ver se alguém pode me ajudar.

No dia 08/01/2019 postei meus documentos via EMS para Ponta Delgada. Os mesmos chegaram em Lisboa no dia 15/01/2019. No entanto no dia 24/01/2019 eles enviaram de volta pra mim (???).

O envelope só chegou aqui em casa hoje (01/02/2019) sem nenhuma explicação sobre o motivo de ter sido devolvido. Somente está colado uma etiqueta com "RETORNO AO REMETENTE" e mais nada. Zero explicação do porquê meu envelope não foi encaminhado para Ponta Delgada.

Estou bastante confuso porque enviei via EMS, que não é barato e é relativamente seguro segundo os outros tópicos que li aqui no grupo. Além disso, eu fiz meu vale no dia que enviei, ou seja, no dia 08/02 já vai ter expirado.

Alguém tem alguma ideia do que possa ter acontecido e o que devo fazer agora?

Um abraço.

Comentários

  • @lucasfceugenio,
    Você já rastreio tanto nos Correios do Brasil como no de Portugal.
    As la tem um motivo.
  • Oi @Mtrin, obrigado pela resposta.

    Sim, já olhei em ambos. Mas nenhum diz o motivo, só que o objeto chegou lá e foi enviado de volta pro Brasil. O código de rastreio é EB096887050BR.
  • @lucasfceugenio,
    Vi o rastreio nos dos lugares e neste caso eu também não entendi. O objeto chegou a Portugal, passou pela alfândega e foi devolvido pelo COLurdes.
    Você tem que reclamar nos Correios e pedir ressarcimento do valor aqui no Brasil e reclamar dizendo que não tem motivo e que não tem nem tentativa de entrega. Faça isso pelo telefone (30030100), pelo site eles vão limitar o seu espaço.
    Faça uma reclamação no CTT pedindo explicações pela devolução.
    Você tem direito a receber o dinheiro de volta pois o serviço não foi prestado.
    Tire fotos do envelope como prova e guarde. Imprima os dois rastreios.
  • @lucasfceugenio,
    Boa sorte! Qualquer outra dúvida me avise.
  • @Mtrin

    Enviei um e-mail pra CTT e eles responderam hoje o seguinte:

    "Exmo. Sr. Lucas Eugenio,

    Vimos por este meio informar que, após averiguações relativamente ao objeto nº EB096887050BR, constatámos uma falha nos nossos serviços, tendo o objeto sido devolvido à sua origem.

    Posto isto, a CTT Expresso pede as suas sinceras desculpas pelo sucedido e todo o transtorno causado.

    Gratos pela atenção dispensada.

    Com os nossos cumprimentos,"

    Acho que dei foi um grande azar... Acho difícil ser reembolsado aqui pelo Correios do Brasil. Talvez tenha que engolir esse sapo e enviar novamente via EMS pra lá os documentos.

    Tenho uma pergunta: o que devo fazer quanto ao Vale Postal que emiti no dia 08/01? Ele perde validade no dia 08/02, certo? Você sabe se eu posso pegar esse dinheiro de volta e fazer um novo Vale com o mesmo valor no dia que eu for reenviar?
  • @lucasfceugenio,
    Entre os Correios do Brasil e o CT T existe uma Câmara de compensação. Eles podem sim devolver o seu dinheiro. Anexe a reclamação a resposta do CTT. E diga que vc pagou por um serviço que não foi prestado. Informe que você quer a devolução em conta corrente. Informe os dados da conta de depósito. Demoram mas eles devolvem.
    Quanto a devolução do Vale postal reclame pelo o telefone e depois vá a agência que você postou o vale e pergunte sobre o reembolso informando o número do Vale feito no Brasil. (Aquele que você colocou no formulário). Eles devolvem sem os valores das taxas. Só é devolvido ao remetente do vale.
    Boa sorte
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