Cidadania pela mãe divorciada

Gente, desculpa se eu estiver criando uma nova discussão a toa, mas é que eu to perdidinha nesse fórum.
Minha mãe possui cidadania portuguesa, apenas (ela ainda não tirou o cartão cidadão, nem passaporte), porém, ela o fez como "solteira", portanto o seu nome na cidadania está de solteira. Para eu tirar a minha cidadania por ela, só "casando-a" com o meu pai e depois divorciando-os? Pq se tem 2 pessoas q não querem nunca mais se casar é esses dois rs. Eu to fazendo tudo pelo consulado do Rio, mas será se fica mais fácil fazer direto em Portugal?

Comentários

  • @Jessica Lima, todos processos de nacionalidade quando finalizados a pessoa fica com estado civil solteiro. Para você fazer seu processo terá que transcrever o casamento deles em Portugal. O divórcio tem que homologar a sentença em Portugal através de advogado.
    Você pode fazer a transcrição de casamento por Ponta Delgada http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
    Leva cerca de um mês. Sei que consulado do Rio é feito na hora mas é praticamente impossível conseguir agendar, tem relatos no fórum de pessoas que ficaram meses tentando e não conseguiram.
    A sua atribuição faça pelo ACP do Porto que está levando cerca de 3 meses.
  • Obrigada pela resposta!
    E se eu não estiver pensando em tirar a minha através da minha mãe, será que teria problema eu continuar com o processo dela (tirar o cartão cidadão e o passaporte) sem transcrever o casamento?
  • @Jessica Lima

    Veja,por favor,seu inbox
  • @Maria Nélida, alguma novidade sobre mãe divorciada atribuir nacionalidade para filho?
    fiquei feliz de ver essa nova discussão.
    Fiz a minha nacionalidade ano passado, com a ajuda desse fórum, pelo ACP PORTO, mas até agora não consegui fazer para o meu filho, porque sou divorciada há mais de 12 anos, não posso transcrever um casamento com alguém que já se casou com outra mulher, filha de portugueses, nem sei se ela tem dupla cidadania. Depois ainda teria que gastar para fazer o divórcio. Isso é surreal.
  • @Simone Carvalho

    O fato do seu ex marido ter casado novamente não impede que vc faça a transcrição do seu casamento
    E se o seu filho for fruto desse seu casamento,vc não precisa homologar o divórcio
    Veja,por favor, seu inbox
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.