Certidão Inteiro Teor - Apostilamento e Reconhecimento de Assinatura

Pessoal, boa noite.

Já vi essa dúvida aqui no fórum algumas vezes, mas ainda não ficou claro para mim.

Hoje meu pai foi no cartório pegar a certidão de casamento dele apostilada e a funcionária perguntou se ele queria que a assinatura da certidão fosse reconhecida. No final das contas, ele disse que "não", porque "assinatura reconhecida" não constava nas instruções que eu dei pra ele em relação a como a certidão deveria estar. Ele a trouxe pra casa, e agora fiquei preocupado de ter algum problema com Ponta Delgada por causa disso.

Lembro que li aqui no fórum que a certidão estar apostilada já quer dizer que a assinatura dela foi reconhecida, certo?

Há algo que eu possa verificar na certidão para me garantir que ela esteja certa? Algum carimbo na apostila ou algo do tipo?

Comentários

  • @Matheus estando apostilada nao precisa de reconhecimento de firma do notário.
  • Obrigado!

    Mas se tiver o reconhecimento tem algum problema?
  • @MatheusCF ou vai ter reconhecimento de firma ou reconhecimento do sinal público, é requisito para apostilar. Qual deles vai depender se foi feito o reconhecimento no próprio cartório ou em outro cartório.
  • Foi no mesmo cartório.

    Acabou que a certidão foi apostilada e também veio com o sinal público do escrevente reconhecido (tem um selo nela). Espero que PD não encrenque.
  • @MatheusCF
    Não vai ter problemas porque foi feita da maneira correta
    Reconhecimento da firma do notário que assinou a certidão e apostilamento
  • Ótimo então! Muito obirgado!
  • Boa noite.mais uma dúvida.
    Meu irmão tirou a cidadania aqui no Brasil.meus pais eram portugueses e casaram em Portugal. Se eu for tirar no porto .
    Preciso preencher o modelo c1 e levar minha certidão de inteiro teor apostila e um documento de identidade com firma reconhecida. Basta só isso?

  • editado February 2019
    @Zinho..se for dar entrada pessoalmente..apostile apenas sua certidao de nascimento.O formulário 1C vc leva preenchido e assina na hora na frente do atendente .Tem q levar uma copia do assento de nascimento do seu pai tb
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.