transcrição

minha mãe filha de português conseguiu a atribuição, recebi a certidão. Minha dúvida saiu na certidão de atribuição com nome de solteira pela Conservatória de Vila de Gaia. Para eu poder dar continuidade e pedir a minha atribuição:
1. Será necessário eu pedir a transcrição da certidão de casamento dela, pois quem fez minha declaração na minha certidão de nascimento foi meu pai?
2. E necessário a transcrição mesmo sendo na Conservatória de Gaia?
3. Eu posso ser a requerente do pedido de transcrição na qualidade de filha?
4. No caso de poder ser feita a transcrição em qualquer outra conservatória em qual eu conseguiria mais rápido?
Se puderem me ajudar. Fico Grata

Comentários

  • @Jurema, sim para todas as questões. Faça a transcrição por Ponta Delgada, está levando cerca de um mês.
    Para seu processo depois mande pro ACP do Porto que está demorando uns 3 meses.
  • @Jurema, ja foi pedido para vc concentrar suas dúvidas em um único tópico.
  • Daniel Henriques,
    para a transcrição do casamento de minha mãe quais os documentos que devo mandar além da certidão de casamento de inteiro teor apostilada. Preciso também mandar a certidão de nascimento do meu pai apostilada? Grata.
  • @Jurema,,para transcrição de casamento
    Certidão de casamento inteiro teor apostilada
    Certidão de nascimento do cônjuge brasileiro inteiro teor apostilada
    Xerox autenticado do documento de identidade do solicitante
    Requerimento com firma reconhecida por autenticidade em cartório

    Modelo do requerimento e instruções de preenchimento nas duas primeiras postagens http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1

  • Boa tarde!
    @vladpen
    O pagamento é feito somente por vale postal? ou pode ser feito por cartão de crédito?
  • Se realizar a transcrição pessoalmente, precisa fazer o requerimento no Br?
  • @Vlad Pen poderia me confirmar se o valor do Vale Postal ainda é 120,00 euros.
  • @Tathiana Vinhas, os valores continuam os mesmos. Transcrição de casamento 120 euros. Atribuição de nacionalidade 175 euros.
  • editado January 2019
    Boa tarde a todos !!
    Outra dúvida !!!
    Vou fazer o processo de transcrição de casamento para o meu padrasto, ele esta no terceiro casamento, é nascido em Portugal, nunca fez nenhuma transcrição.
    Dúvida:
    1. Tenho que fazer a transcrição dos 3 casamentos? ou posso fazer só do atual?
    2. Qual o local mais rápido e menos burocrático para fazer a transcrição, seria Tondela?
  • editado January 2019
    @Tathiana Vinhas, todos os atos da vida civil tem que ser transcritos, na ordem em que ocorreram. Tem que transcrever o primeiro casamento, fazer a dissolução dele, transcrever o segundo, fazer a dissolução para então, finalmente, poder transcrever o terceiro casamento.
    Se ele se divorciou terá que homologar o divórcio através de advogado em Portugal. Se ficou viúvo tem que juntar a certidão de óbito inteiro teor e fazer um requerimento solicitando a dissolução do casamento pelo motivo do óbito.
    O local mais rápido atualmente é Ponta Delgada.
  • Noooossa !!
    Que dificil!!!!
  • Essas coisas assustam, demoram, mas, começando, um dia são concluídas.

    Tem uma postagem aqui no forum que é praticamente um passo-a-passo: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/162382/p1
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.