Verificação da transcrição

Boa Noite a todos.
Alguém pode me dizer como verificar a transcrição do casamento. Solicitei a transcrição do casamento de meus avós em PD.
A documentação foi recebida em 02-01-2019. O vale postal foi sacado em 04-01-2019 conforme verifiquei no CTT.
Ja tentei ligar mas la nao atendem telefone do Brasil. Ja enviei 3 e-mails mas me disseram aqui no fórum que nao adianta enviar e-mail que eles nao respondem. Como posso saber se foi feito e se foi feito isso fica registrado na certidao da minha avó portuguesa como uma averbação é isso? Ela nasceu em 1906 então nao tem certidao tem o de batismo. Alguém pode me ajudar, para eu dar entrada na cidadania preciso desse documento, o casamento transcrito, isso é um documento especifico? obrigada a todos

Comentários

  • @Denise Mello, já te respondi em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/186338/#Comment_186338
    Para complementar o que escrevi lá acho mais fácil você solicitar a certidão de casamento pelo civilonline e já mande uma cópia dessa certidão junto com o próximo processo para comprovar que o casamento foi transcrito. Teve uma pessoa tem pouco tempo que comentou que mesmo fazendo a transcrição ela foi solicitada e teve que enviar a certidão para comprovar.
  • Não consigo pedir pelo civil online porque pede a data de nascimento da avó e quando solicito diz que tem mais de 100 anos, não posso solicitar
  • Já vi orientações no fórum no sentido de colocar a data mais antiga possível e no campo de observações informar a data correta, explicando que tem mais de 100 anos. Nunca tentei, mas acredito que funcione.
  • @jhmelman obrigada pela dica vou tentar
  • @jhmelmn excelente dica, fiz isso e deu certo ja consegui consultar a certidao no civil on line, so que minha avo portuguesa alterou o nome quando casou e isto esta na certidao brasileira, mas na portuguesa nao colocaram, será que isso dar problema? Tenho que pedir correção? Obrigada
  • Se não alteraram, vale a pena pedir, sim, a correção. Você vai precisar que o nome dela esteja correto para fazer a atribuição de sua mãe/pai, que é filha/o dela.

    Tente enviar um email para PD com um título indicativo (algo como "Assento XXX/2019 - Correção de Dados", evite títulos genéricos como "retificação" ou algo do tipo). Títulos mais específicos têm mais chance de serem lidos. No corpo do email escreva algo como a sugestão abaixo.

    Não tente explicar muita coisa no email ou se alongar, quanto mais "direto ao ponto", melhor. Você pode anexar um PDF com a informação do Civil Online, pode ter algum dado que seja útil para a localização dele.

    Ajuste o modelo para o caso.


    Eles devem responder algo, mas você pode ir acompanhando pela página de acesso do Civil Online, que se o nome for alterado, vai aparecer, conforme explicado nesse post (primeira e terceira mensagens):
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9911/uma-maneira-indireta-de-acompanhar-a-transcricao-de-casamento-via-civil-online-se-alterou-nome/p1




    Assunto do email: Assento XXX/2019 - Correção de Dados

    Boa tarde,
    Solicitei transcrição de casamento de Fulano e Fulana que foi realizada por vossa Conservatória. Solicitei certidão no Civil Online e identifiquei que o nome da nubente não foi alterado após a transcrição. Solicito verificação.

    Dados:
    Nubente: Fulano
    Nubente: Fulana
    Assento: XXX/2018
    Nome da nubente após o matrimônio: Fulana.

    Segue em anexo certidão do Civil Online para facilitar a localização do processo.

    Com os melhores cumprimentos,
    Denise Melo
  • @jhmelman obrigada pela dica, enviei e-mail hoje mas so na segunda deve ser visto. Vou orar para que me respondam.
    Depois disso tenho que emitir outra certidao?
  • Acredito que se fizerem a correção vá acontecer como explicado no tópico que eu pus o link mais acima: deve mudqr na pagina de consulta, mas não no documento word q baixa a partir da página.

    Acredito que baste referenciar o número do assento, ou mandar a certidão, email e página de consulta com o nome alterado. (Pq gastar mais 10 euros me parece desnecessário) ou se fizetem a retificação e mandarem nova cópia do assento com os dados corretos, tanto melhor! (Mas espere pra ver o que acontece)
  • @jhmelman
    Obrigada, recebi e-mail da conservatória de PD, eles me disseram que em Portugal nao ha alteração de nome total. isso nao e reconhecido alteração total de nome. No caso o nome dela era Anna da Conceição e mudou para Anna da Costa.
    Mas fizeram a transcrição foi feita. Será que vou ter problema com isso na hora de fazer a Cidadania?
    na minha certidao de nascimento esta o Anna da Costa, na do meu pai também.
  • Realmente não sei dizer sobre impactos no pedido da atribuição do seu pai.
    No mínimo, convém mandar junto com a documentação essa troca de emails com Ponta Delgada.

    Mas seria bom ver se algum forista com experiência nesse tipo de questão responde aqui (ou até mesmo abrir um tópico novo, se for o caso)
  • @Denise Mello, a atribuição para o seu pai saiu sem problemas já? Estou na mesma situação. obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.