2019 - Conservatórias mais rápidas

2»

Comentários

  • @Camimarq,
    "ACP Porto só pode para português nascido em Portugal" - não, ACP faz processos de filhos de portugueses com nacionalidade atribuída (originária)
    Se você teve alteração no nome por conta do casamento terá que enviar sua certidão de casamento inteiro teor apostilada para justificar a diferença do nome no registro de nascimento para o seu documento de identidade.
    Você preenche o formulário 1C com os seus dados atualizados, o nome que você utiliza e o seu estado civil atual.
  • editado November 2019
    Essa informação sobre ACP NÃO PROCEDE @Camimarq...

    Tem 200.000 processos de Brasileiros finalizados pelo ACP nos últimos anos...Todos felizes da vida com a nova Nacionalidade...!!!
    Só eu enviei uns 15 processos de familiares para o ACP nos últimos 3 Anos...

    Quanto a sua outra dúvida...
    É òbvio...!!!
    Você nasceu solteira...O nome que consta em seu Registro/Certidão de nascimento será sempre o nome de solteira...
    As alterações...(Casamentos...Alterações de nome...Divórcio...2º Casamento...Etc...)...Entram no final do registro na forma de AVERBAÇÕES...

    Deve solicitar a ATUALIZAÇÃO de sua Certidão ANTES de mandar extrair o documento do Livro de Registros...

    É OBRIGAÇÃO do Cartório fornecer a Certidão ATUALIZADA com todos os "Acontecimentos" da sua "Vida Civil" ocorridos até a data de solicitação da Certidão AVERBADOS no documento...

    Recomendo primeiro solicitar a Certidão obtida por processo Reprográfico e somente mandar Apostilar depois de conferir linha por linha do que está escrito em sua Certidão...Principalmente as Averbações/Atualizações...

    O requerimento deverá sempre ser preenchido tendo como referência seu Estado Civil atual à data do requerimento...Nome...Etc...***ATUAIS***

    Sim...(Apesar de estar enviando uma Certidão de Nascimento Atualizada com a Averbação do Casamento...Mudança de nome...etc...)...É obrigatório o envio de uma via de sua Certidão de Casamento Inteiro Teor...(Recomendo que envie uma via DIGITADA e APOSTILADA)...

    Para entender melhor...São Três ou Quatro documentos fornecidos para instruir sua Atribuição...:

    # 1 Assento de nascimento do Português...(Pai ou Mãe)...
    # 2 Certidão de Nascimento...(Sua)...
    # 3 Certidão de Casamento...(Sua)...
    # 4 Cópia Autenticada e Apostilada de seu RG...

    Comparando as informações em comum nesses 4 documentos...NOMES... DATAS...Etc...Todos devem ser coincidentes...Não deve haver divergências...

    Seu Pai tem a Nacionalidade Originária...?
    Ele conquistou a Nacionalidade Portuguesa por um de seus Avós...?
  • @Nilton Hessel, muito obrigada por sua atenção e esclarecimentos. Vou voltar no cartório que emitiu minha certidão e pedir para atualizar com informações de meu casamento. Mas pelo que entendi devo também tirar via da certidão de casamento apostilhada para mandar? Ou não há necessidade?

    Tem algum tópico por aqui de como enviar a documentação para ACP? Como colocar no envelope, se tem que mandar envelope? E paga mesmo por cartão né? Acho melhor....

    Muito obrigada pela atenção mais uma vez


  • @Daniel Henriques, muito obrigada pelas respostas, me ajudou muito.
  • @Camimarq, se for fazer o processo pelo ACP mande a certidão de casamento para comprovar a alteração no nome mesmo que essa informação esteja averbada na certidão de nascimento. Diversos foristas tiveram seus processos em exigência solicitando essa certidão mesmo com o casamento averbado na certidão de nascimento, evite atrasos no processo, preocupação e despesas extras futuras.
    Coloque todos os documentos em um envelope e depois você coloca esse envelope dentro do envelope do envio (EMS - Correios, DHL, etc...)
    Esse envelope do envio você endereça a conservatória escolhida.
    Não precisa enviar envelope extra.
    Pagamento por cartão tem a vantagem de não ter prazo definido para expirar como o vale postal, uma preocupação a menos
    Se fizer pagamento por cartão utilize o formulário que vai receber por e-mail, ele é a comprovação do pagamento.
  • @Daniel Henriques, muito obrigada, vou seguir passo a passo as recomendações, agora estou mais segura em enviar direto para a ACP.
  • @Nilton Hessel muito obrigada pelas orientações, foram de grande ajuda!
  • Bom dia! ACP ainda está sendo o mais rápido para atribuição de filho? Obrigada
  • @ChrisQuerino Tondela é mais indicada.
  • Olá boa tarde! Juntei toda minha documentação e de minha irmã, já apostilei tudo inclusive Certidão de Casamento de Inteiro Teor também apostilada. Agora se puderem me ajudar com algumas questões eu agradeço:

    Eu juntei a lista de documentos de acordo com o que se pede no Consulado de SP, inclusive o Cartão de Cidadão de meu renovado, posso enviar assim?

    Vou pagar via cartão de crédito e aguardar a ficha que irão me enviar por e-mail certo?

    Agora no fim de ano é tranquilo enviar a documentação?

    Mando na ACP mesmo?

    e por último: qual método de envio é melhor?

    Fico no aguardo e desde já muito obrigada!!!
  • @Camimarq, você vai fazer o processo pelo consulado ou pelas conservatórias?
    A lista de documentos do consulado é maior que a documentação exigida pelas conservatórias. Cada local tem suas particularidades.
    Conte pra gente por onde pretende fazer o processo para uma orientação melhor.
  • @Daniel Henriques, obrigada!! Vou fazer pela Conservatória como vocês já me recomendaram aqui, mas por segurança acabei juntando a documentação que vi no site do Consulado, posso mandar para a Conservatória assim?
    E repetindo minhas dúvidas:
    Vou pagar via cartão de crédito e aguardar a ficha que irão me enviar por e-mail certo?

    Agora no fim de ano é tranquilo enviar a documentação?

    Mando na Conservatória ACP mesmo?

    e por último: qual método de envio é melhor?

  • @Camimarq, Mande pro ACP mesmo. Todas estão meio paradas atualmente, mas ACP é uma conservatória maior, se alguma deve normalizar em breve eu apostaria nela.
    No final de ano sempre tem atrasos nas entregas, ainda mais se for pelos correios. Dependendo da sua disponibilidade recomendo enviar pela DHL, é um pouco mais caro que o EMS dos correios mas tem rastreio confiável, prazo de entrega menor e seguro de R$1000,00, se não me falha a memória. Em geral a entrega deles leva 3 ou 4 dias úteis, apenas.
    Primeiro faça o pagamento da taxa pelo site https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
    (São processo de pai/mãe para filha, certo?)
    Depois que receber o formulário no e-mail imprima frente e verso, preencha e reconheça firma por autenticidade em cartório
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
    Esse formulário que você vai receber terá a informação do pagamento no cabeçalho, ele é o comprovante do pagamento das taxas

    Quanto aos documentos vai precisar de:
    - Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada
    - Cópia do seu documento de identidade emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
    - Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade
    - Cópia do assento de nascimento de seu pai ou, apenas indicar o número, ano e local do assento no formulário 1C caso já esteja informatizado

    Se você teve alteração de nome pelo casamento tem que juntar também a sua certidão de casamento inteiro teor apostilada para comprovar essa mudança. ACP tem exigido mesmo estando essa informação averbada na certidão de nascimento.
    Se a cópia reprográfica da certidão de nascimento tiver partes ilegíveis junte também uma certidão de nascimento inteiro teor para facilitar a compreensão da reprográfica. Essa certidão não precisa ser apostilada.

    Aquele monte de outros documentos que o consulado solicita não são necessários.

    Lembrando que pode enviar o seu processo e o da sua irmã em um envio. Coloque cada processo completo dentro de um envelope e depois coloque esses envelopes dentro do envelope de envio, assim economiza um pouco na remessa dos documentos...

  • Em complemento á excelente explicação do @Daniel Henriques...Apenas um "lembrete"...

    O comprovante do pagamento impresso no cabeçalho do formulário 1 C enviado por email vem sempre em nome do Titular do cartão de crédito...(Apesar de o nome vir impresso ao lado da palavra "requerente"...)...

    Isso acaba causando alguma insegurança principalmente quando Requerente e Titular do cartão de crédito utilizado forem pessoas diferentes...
  • @Daniel Henriques não tenho como agradecer todas estas informações, muito obrigada! Então vou seguir o passo a passo.
    E quanto a enviar os dois pedidos em uma postagem, tenho que especificar quais informações fora dos envelopes?
  • @Nilton Hessel obrigada! Eu tinha achado um link aqui no fórum que ensinava como preencher os dados do cartão mais não estou achando mais... eu e minha irmã vamos utilizar os cartões em nome dos maridos, então neste caso no Campo requerente é que iremos colocar nossos nomes, certo?
  • @Vlad Pen achei!! Obrigada
    NOME: do marido
    APELIDO: do marido
    Requerente: meu nome
    E-mail e endereço : o meu

    E este pagamento vale para qualquer conservatória? No caso vou enviar na ACP (de pai para filha)
  • @Camimarq, se quiser pode identificar os envelopes dos documentos com um simples "Atribuição de ..........." mas não é obrigatório, eles vão pegar os documentos e já identificam pelo formulário o processo que é. Lembrando que cada processo vai com sua documentação completa, não podem ser compartilhados documentos entre os processos (por exemplo a certidão do pai se for enviar, uma cópia para cada processo)
    O pagamento por cartão pode ser enviado para as principais conservatórias, ACP aceita normalmente. Não estranhe que será indicado o endereço de Lisboa para envio dos documentos, não mande para lá, envie para o endereço do ACP.

    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    Portugal
  • E assim mesmo @Camimarq...Você está no caminho certo...

    Minha nota de complemento á mensagem do @Daniel Henriques foi apenas para que você não estranhe pois da forma que você detalhou que vai fazer o pagamento...O comprovante impresso no formulário 1 C vai aparecer assim...:

    Artigo 1-C (visa) - Pagamento Visa/Mastercard Nr. XXXXX

    Nome do Requerente : ***Nome do seu Marido/Titular do cartão de crédito utilizado***

    Email do Requerente : ***Será o email que você/seu marido informarão no respectivo campo da plataforma de pagamento do IRN...(Link abaixo)...No ato de efetuar o pagamento...

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
  • Olá bom dia!

    Posso colocar o meu e-mail em ambos os pagamentos do cartão, ou melhor e-mails diferentes?
    Gostaria de estar enviando ainda esta semana para a Conservatória, ou será melhor esperar passar este fim de ano e enviar no inicio de janeiro?
    Obrigada!!
  • editado December 2019
    @Camimarq...

    Até onde eu sei...Pode indicar o mesmo email para ambos os pagamentos...Faça os pagamentos separadamente e após a confirmação de cada um dos pagamentos você receberá um email com o respectivo formulário 1 C...

    ***Só tome cuidado para não misturar documentos de um processo com 1 C de outro...Rssss...

    Você pode enviar os documentos assim que estiver com tudo pronto...A época de férias por lá já passou...Agora no final de ano eles só param nos dias 25/12/2019 e 01/01/2020...Não existe nenhuma razão para postergar o envio...A não ser que você tenha motivos pessoais para tal...
  • @Nilton Hessel obrigada, vou enviar então, achei que era como aqui que as coisas ficam mais paradas no fim do ano..agora acho que vai então...desculpa tantas perguntas mas é que de primeira vez dá uma insegurança. Agradeço demais a ajuda do Fórum, bom contar com pessoas tão prestativas. Quando postar aviso!
Esta discussão está fechada.