Prova de Vida

apos idas e vindas de documentos para a ACP agora recebi uma carta pedindo prova de vida da minha sogra via Consulado.
Fui hoje no consulado em SP e nem passamos do partáo. precisa agendar via site.
O prazo que me deram na carta [e de 20 dias uteis pra fazer e creio que ja expirou. Alguem passou por isso tambem para me orientar?

Comentários

  • @RITA algumas pessoas tem feito prova de vida nos cartórios. Não sei dizer se ACP aceita provas de vida feitas em cartórios.
  • @Vlad Pen infelizmente na carta que veio da ACP exige que seja no Consulado.
    agora estou numa situacao dificil, pois nao tem agenda e a data que eles deram e de 20 dias.
    estamos sem saber se dara certo.
    se soubessemos ja teriamos feito antes.
  • @Rita ja tentou no consulado de SP?
  • @Vlad , você sabe se tem alguma conservatória que aceita prova de vida em cartório?

    Minha vó mora no interior de Sp, ia ser complicado ir até São Paulo.

    Obrigado!
  • @Felipe vc poderia tentar Tondela ou Ovar ou procurar as presenças consulares em cidades do interior.Que cidade vc mora?
  • @vlad minha vó mora em araraquara SP e eu em São Paulo.
    Para essas cidades você indica mandar sem prova de vida ou com um feira em cartório?

    Obrigado pela ajuda!
  • editado January 2019
    @Felipe essas são as cidades que tem presenças consulares : Santos, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté, Araraquara, Campinas e Campo Grande.

    para agendar:
    http://consuladoportugalsp.org.br/assinatura-presencial/

    http://consuladoportugalsp.org.br/permanencias-consulares/
  • @vlad Muito obrigado pela ajuda!

    Consegui marcar só para 02/04/2019. Essas permanências consulares são itinerantes, ela só estará em Araraquara esse dia!
    O que é indicado, enviar o processo sem a prova de vida e se cair na malha fina posso enviar por email ou correio?
    Ou espero conseguir a prova de vida?

    Outra dúvida, meu bisavo é pré 1911, posso emitir uma certidão de casamento digital no www.regristrocivil.com.br ?
    ou tem que ser impressa e autenticada?

    Abraços!
  • @Felipe provavelmente vão pedir a prova de vida.. então aconselho enviar junto com o processo. Não entendi a necessidade da certidão de casamento. Todas certidões brasileiras tem que ser originais , de inteiro teor e apostiladas.
  • @vlad vou esperar e enviar a prova de vida junto então!

    Sobre a certidão de casamento do meu bisavô, ele nasceu antes de 1911,entao na certidão de nascimento dele só tem o primeiro nome. Vi no fórum que é recomendado mandar a certidão de casamento dele provando que seu nome completo não foi alterado.
  • @Felipe, sim.. nesse caso que vc citou tem que enviar sim a certidão de casamento ou óbito para comprovar o nome completo.
  • @Felipe, fiz ontem a prova de vida da minha sogra no consulado de Santos. Realmente foi trabalhoso sair de Sao Paulo e levar ela (84 anos), mas haviam varios casos la, logo percebo que todos os casos onde o pedido [e para idosos a partir de X idade (acho que 70anos) estao exigindo.
    Outra coisa, nada se resolve por e-mail ou qq outro meio. Tudo [e por envio de documentos.
  • @Vlad Pen bom dia. Só para colaborar com as informaçoes, no documento que eu recebi da ACP somente a prova de vida feita no Consulado é aceita.
    Espero que seja somente isso que falta para mim. O processo ja esta la desde agosto.2018.
    grata
  • BOM DIA! Aproveitei esses comentários e na sexta-feira ( 08/02), agendei a prova de vida para meu sogro no consulado de SP para o dia 01/04/2019 ( PASMEM!) Como eu vou enviar hoje a transcrição de casamento dos pais dele, acredito que o tempo entre receber a transcrição de casamento e envio dos documentos de atribuição vai casar certinho (TOMARA!).

    Minha duvida é: no próprio consulado eles já entregam o atestado de vida, ou o documento é enviado posteriormente ?
  • @Heloiza, o atestado de vida é entregue na hora.
  • Boa Tarde...

    Alguém tem o modelo exato da "Prova de Vida" que o Consulado de Portugal fornece...?

    Em consulta ao Cartório... (São Paulo - SP)...Fui informado que o documento para essa finalidade seria uma "Escritura de Declaração" (R$ 424,89)...!!!

    O agendamento para fazer no Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem vaga só para Abril...!!!

    Será que se usarmos o modelo do Consulado + Assinatura reconhecida por Autenticidade + Apostila de Haia...Será aceito...
    Pretendemos enviar o Processo para Ovar...
  • editado February 2019
    @Nilton você mora em SP - CAPITAL ?

    No site do consulado de São Paulo dizem que o serviço é gratuito, mas como eu mencionei acima, no dia 08/02 eu consegui agendar somente para 01/04/19


    ]Atenção: para os casos de requerimento de naturalização (neto e cônjuge) e de prova de vida (aposentadoria, pensão e também pedidos de nacionalidadade), o reconhecimento presencial de assinatura é gratuito. Para os demais casos, há custos que variam conforme a finalidade. Assim sendo, escolha a modalidade adequada ao seu caso.
    O custo deste tipo de legalização é de R$ 62,91 por assinatura.

    http://consuladoportugalsp.org.br/assinatura-presencial/



  • editado February 2019
    Olá @Heloiza ...Bom dia...

    Sim...São Paulo - SP...

    Eu li sua postagem anterior sim...
    Por esse motivo mesmo (Datas disponíveis só para muito adiante) estamos querendo fazer em um cartório...

    Então pensamos em usar o modelo do Consulado e Assinar/Apostilar em Cartório de SP...

    Se alguém tiver o modelo do Consulado disponível...

    PS...Como foi...E quanto tempo levou para você concluir o agendamento pelo Consulado...?
    Como não abria data para agendamento...Já enviamos um email ...Não responderam até agora...
  • @Nilton eu agendei no consulado porque me informaram que nem sempre as conservatórias aceitam prova de vida de cartórios. Ainda mais se tiver um consulado próximo da residência declarada nos formulários...

    Eu criei um login no site do consulado ( canto superior direito da pagina), e fui naquele link que postei na mensagem acima e agendei na hora a data e o horário. É bem fácil, mas realmente, agora so tem data para a primeira semana de abril...

  • Entendi @Heloiza...

    É que em várias tentativas que fizemos...Ao chegar no momento de escolher a data no site do Consulado ...(DISPONÍVEL PARA AGENDAMENTO)...
    Simplesmente não encontramos dada livre...
    Chegamos a avançar o calendário até meses para frente e só aparece...(DATA INDISPONÍVEL)...

    Por isso perguntei sobre como foi seu processo de agendamento...
  • @Nilton fiz uma simulação para alterar a data do meu agendamento, e aparece disponível somente os dias 04 e 05 de abril. Antes ou depois disso, não é possível selecionar.
  • Obrigado @Heloiza...
    Vamos acessar o site assim que for possível e ver no que dá...
    4 de Abril não está tão longe...!!!
  • @ Nilton Hessel e @ Heloiza Coelho existem muitas desistências no Consulado para prova de vida e que são refletidas diretamente no site de agendamento. Vale a pena consultar de vez em quando. A da minha mãe eu consegui desta forma.
  • @Dante que bacana! Você fez isso recentemente ? Para que prazo você conseguiu ? Li em um tópico sobre uma moça que entrava às 00h no site do consulado para tentar uma brecha, mas comigo ainda não funcionou. rsrss
  • @ Heloísa Coelho consegui em janeiro de 2019.
  • @Heloiza ... @Dante ...

    Conseguimos agendar para 4/4 ...

    Entretanto...Gostaríamos de uma orientação de alguém que tenha feito essa "Prova de Vida" em Cartório...E que tenha efetivamente sido aceite pela Conservatória...Pois nossa intenção é de enviar os documentos o quanto antes para Portugal...

    O modelo que o Cartório apresentou é uma "Escritura de Declaração" que (segundo o Cartório) Tem essa finalidade de "Prova de Vida"...Acontece que é um documento complexo e como tem que ser apostilado...Vai ficar em mais de R$ 500,00...

    Se alguém que tenha feito recentemente em Cartório e tenha o modelo puder compartilhar seria o ideal...Pois o mais importante é SE as Conservatórias aceitam uma declaração de "Prova de Vida" redigida pelo próprio requerente e com firma reconhecida por autenticidade + Apostila...

    Assim não precisaríamos pagar esse valor pela "Escritura de Declaração" do Cartório e nem esperar até dia 4/4 para fazer pelo Consulado...
  • @Nilton

    Olhe o comentário do @Jefferson que fez a prova de vida pelo cartório...

    Entendo sua pressa, pois eu também estou nessa situação, mas acho que não vale a pena arriscar.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos/p620


    Mas olha que legal a dica que recebi nesse topico. veja se da certo para você, pois eu certamente vou tentar:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/189602#Comment_189602

  • Olá @Nilton Hessel,

    Fiz essa prova de vida para minha mãe, exatamente como indicada pela nossa colega @lek0gta na postagem abaixo, e foi aceita sem problemas pelo ACP. Mas isso foi em Março/2018. Agora o ACP pode estar mais exigente. Custou menos de 100 reais + o valor do apostilamento. E depois, teve o custo do envio, obviamente.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/127450/#Comment_127450

    Na carta de exigência recebida do ACP falava em prova de vida feita no consulado, então, junto com o documento enviei uma carta explicando que onde minha mão mora não há consulado, e por essa razão foi feita em cartório.

    Minha humilde opinião é o documento feito em cartório e apostilado tem o mesmo valor que a prova de vida feita no consulado. Eu acredito que o problema ocorre quando se envia prova de vida antecipadamente, no início do processo, pois muitas vezes demora muito tempo e a prova de vida feita meses atrás pode não mais garantir que o idoso continua vivo.

    Seria muito bom se os @moderadores pudessem confirmar com ACP quais são as regras, se é que existem, no que se refere a enviar a prova de vida antes ou aguardar a exigência, se pode ou não ser feita em cartório, se depende ou não de haver consulado na cidade, e o que fazer quando não há agenda no consulado.
  • editado February 2019
    @Heloiza ... @Marcelo ...
    Obrigado pela atenção...!!!

    Já acessei os links que vocês compartilharam...Isso ajuda bastante...

    Ocorre que as diretrizes quanto à documentação correta a ser enviada mudam com bastante rapidez em Portugal e principalmente entre uma Conservatória e outra...

    Juntando esse fato com a dificuldade em obter esclarecimentos sobre essas questões diretamente com as Conservatórias...(!!!)...

    Tudo isso acaba nos deixando nessa "neurose"...
    Rsss...

    Motivo pelo qual as informações publicadas nesse Fórum são tão importantes...!!!

    PS... A dificuldade de contato com as Conservatórias é compreensível quando constatamos pessoalmente que eles estão de trabalho "até o pescoço" por lá...!!!

    PPS...Por aqui...Vamos tentar encontrar uma data mais próxima nesse meio tempo...


    TKS...

  • @pessoal ja temos 2 tópicos para PROVA DE VIDA , fica valendo o mais antigo

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/13497/prova-de-vida#latest
Esta discussão está fechada.