Arquivamento de Pedido de Nacionalidade (Atribuição) na CRC para posterior pedido na ACP

Olá gente, boa tarde.

Entrei com meu processo por atribuição (sou filho de pai Português) no começo desse ano na Conservatória de Registos Centrais. Ligando lá recentemente, fui informado que o meu processo - que já possui número no sistema - pode demorar ainda mais um ano graças ao grande número de pedidos (ficaria pronto, em tese, no final do ano que vem).

Visto que não quero esperar tanto tempo, a pessoa na Linha de Registos me aconselhou a arquivar o processo atual (que se encontra na CRC) para, após arquivamento, pedir na ACP que costuma demorar 3-4 meses para conclusão (pagando a taxa novamente, sem necessidade de reenvio de documentos visto que meus documentos já se encontram nos sistemas de Portugal e podem ser aproveitados no novo pedido feito à ACP).

Tentei confirmar essas informações na ACP. Porém, não consigo contato de forma alguma com o pessoal da ACP. Estou com receio de realizar este procedimento e eles indeferirem meu segundo pedido.

Sendo assim, venho ao grupo com as seguintes perguntas:

1) É possível que a própria CRC faça um remanejo de processos visto a alta carga de pedidos no qual ela se encontra? Vi em um dos tópicos deste fórum que é comum isso ocorrer. (dessa forma, eu não precisaria arquivar e reenviar meu processo)

2) Alguém já realizou este processo de arquivamento e novo pedido de nacionalidade por atribuição e pode me confirmar o que me foi dito por telefone na linha de registos?


Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.