Transcrever o casamento estando em Portugal

Olá,amigos/as,bom dia/tarde/noite!

Sou cidadão Português, já tenho meu cartão cidadão e Passaporte e estou com uma dúvida.

Eu e minha esposa estamos querendo ir para Portugal entre Fevereiro e Março de 2019, porém ainda não temos nosso casamento transcrito. Gostaríamos de saber se é possível irmos para Portugal com nossa certidão de casamento Brasileira e os demais documentos que comprovam nosso casamento e lá realizarmos a transcrição para conseguirmos fazer o reagrupamento familiar.

. Se sim, em qual local podemos fazer a transcrição estando em Portugal? (Estamos pensando em ir para Aveiro).

. Podemos comprar passagem só de ida para nós dois?

@marcia @Maria Nélida , vi que vocês duas são bem entendidas do assunto. Podem me dar uma luz?

Obs: Estamos querendo fazer esse processo de transcrição lá, pois estamos no Brasil apenas esperando toda essa documentação sair e já queremos agilizar estando em Portugal, pois já iriamos estar correndo atrás de outras coisas lá como moradia,etc.

Obrigado!

Comentários

  • @Thixz vc pode fazer na 4 Crc do Porto, Amarante ou Guimarães.
  • @Vlad Pen obrigado pela sua resposta,amigo! Vi em outro tópico que um rapaz não está conseguindo de jeito nenhum realizar a transcrição e que o processo tem que passar pelo SEF antes, não entendi direito. Se for mais demorado realizar a transcrição em Portugal, embora não entenda o motivo, não é melhor fazer pelo Brasil mesmo?

    Obs: Estamos casados há 7 meses apenas.

    Leia o tópico:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/13385/transcrever-o-casamento-rapido-estando-em-portugal#latest
  • Tenha em mente que a transcrição enviada por correios/DHL para Ponta Delgada é feita em menos de 1 mês.

    Fica a seu critério decidir entre gastar um pouco mais antes ou ter mais uma (ou duas, sei lá) atividades pra fazer ao chegar...

    Fiz a minha quando devia ter uns 9 meses de casado, acho que costuma tem mais chance de dar algum problema quando é bem recente (menos de 6 meses), pelo que andei lendo no forum.
  • @jhmelman Você fez diretamente já estando em Portugal? Ou estava no Brasil e pediu em Ponta Delgada?

    Porque será que enviando pelos correios não da nenhum problema com o SEF e estando em Portugal tem essa burocracia a mais?
  • @Thixz o que acontece é que casamentos muito recentes , os processos tem sido enviados para o SEF para verificação se o casamento não é por interesse em apenas conseguir a cidadania.
  • ThixzThixz Member
    editado December 2018
    @Vlad Pen entendi,amigo... Agora estou pensando seriamente se faço este processo aqui do Brasil e posteriormente peço para alguém enviar o documento para mim em Portugal ou faço este processo em Portugal mesmo... Você me sugere algo? Estaremos casados há 7 meses.

    Os processos de transcrição de casamento enviados aqui do Brasil também estão sendo enviados para o SEF para esta verificação?
  • @Thixz tente fazer no consulado.
  • @Vlad Pen, indo na 4 Crc do Porto, Amarante ou Guimarães presencialmente você dabe quanto tempo leva? É feito na hora?
  • @AnaFlavia, nenhuma conservatória faz esse processo na hora, mas me parece que Guimarães é a mais rápida.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.