Cartão Cidadão + Passaporte = Solicitar COM ou SEM URGÊNCIA ?

Pessoal, boa tarde.

Tenho uma dúvida, vou pedir os documentos (cartão cidadão + passaporte) dos meus filhos (bebê de 4 meses + filha de 8 anos) e pelo site do consulado o valor para pedir ambos sem urgência é de 471,04 e para pedir ambos com urgência é 764,64, eu não tenho pressa para receber os documentos, tendo em vista que são 2 crianças, se pedir para os dois sem urgência economizo cerca de 600 reais, mas tenho medo que pela demora os documentos se "percam" ou que demore mais de 6 meses para chegar... agora minha questão é se alguém já solicitou os documentos sem urgência ? quanto tempo demorou para chegar ? Houve algum problema ?

# Dados do site do consulado:

• Se quiser cartão de cidadão + passaporte (ambos com urgência), o valor é R$ 764,64;

• Se quiser cartão de cidadão + passaporte (ambos sem urgência), o valor é R$ 471,04 (sem previsão de chegada);

http://consuladoportugalsp.org.br/cartao-do-cidadao-urgente-2/

Obrigado a todos desde já, esse forúm já me ajudou MUUUITOOO.

Comentários

  • @rafael, CC com urgência demora em torno de 30 dias , mais 10 para o passaporte.Sem urgência acredito que de 3 a 4 meses.
  • @rafaelgouveia minha experiência, fiz o cartão cidadão urgente no final de outubro e levou 29 dias úteis para chegar em casa, me falaram que o não urgente está demorando mais de 3 meses.
    O passaporte tem uma diferença de apenas uns 10 dias do urgente para o normal.
    Recomendo fazer o CC urgente e o passaporte normal.
  • @rafaelgouveia, aqui agendamos o cartão de cidadão com urgência pra minha esposa e minha filha, em setembro no Consulado do Rio de Janeiro, pois iremos viajar em fevereiro. Na hora o processo de minha esposa foi feito sem urgência, pagando mais barato, e minha filha foi feito 3 semanas depois, com urgência conforme o agendamento. Tivemos paciência, e após 60 dias que minha esposa foi no Consulado na primeira vez, retornamos ao Consulado novamente (já em novembro) e retiramos o cartão de cidadão e a carta PIN dela e da minha filha. Não pedimos passaportes. Enviamos e-mail para o consulado e não tivemos nenhuma resposta. Liguei para Linha de Registros e informaram que os cartões já estavam no Consulado.
  • rafaelgouveiarafaelgouveia Member
    editado December 2018
    Quando fiz a minha documentação fiz cartão cidadão + passaporte com urgência, paguei e agendei para 30 dias depois (primeira data livre para agendamento) ai tirei foto do cc. e me deram uma data para voltar novamente após mais 30 dias.... voltei lá na data que me agendaram, recebi o cartão cidadão em mãos e tirei novamente foto, dessa vez para o passaporte, depois disso em 15 dias úteis recebi o passaporte em casa pelos correios.

    No total, contando desde o pagamento e contando o prazo indisponível de agendamento de 30 dias, levou cerca de 2 messes e meio para ter os documentos em mãos...

    Queria mesmo saber sobre a experiencia de pedir sem urgência.... obrigado por compartilhar essas experiências...
  • @Daniel Henriques, obrigado, acho que vou fazer isso mesmo, cartão cidadão urgente e passaporte normal, nessa já economizo 400 reais com os dois filhos....
  • Fui fazer a solicitação preenchendo o formulário, como minha filha não tem CPF ainda só RG então deixei em branco, ai na hora de gerar o boleto aparece a mensagem "CPF Inválido"
  • @rafaelgouveia, todo boleto tem que ter CPF agora então é normal que seja exigido no formulário. Tente colocar o número do seu CPF pra poder gerar o boleto.
  • Pessoal, consegui agendar o cartão cidadão no consulado do Rio de Janeiro para Julho. A dúvida é se preciso esperar o cartão cidadão ficar pronto para somente após agendar o passaporte.
  • @RODRIGOPS89, somente com o cartão do cidadão em mãos consegue solicitar o passaporte. Você pode até estimar o tempo de entrega do cartão (cerca de um a dos meses) e já deixar agendado no consulado o pedido do passaporte mas, se na data agendada o cartão ainda não estiver contigo, terá que reagendar o pedido do passaporte.
  • Boa Tarde, pessoal. Fiz o requerimento de CC e passaporte no site do consulado mas todas as datas para agendamento estão indisponíveis para escolher o horário. Alguém sabe se eles pararam de aceitar esses pedidos por enquanto?
  • meu irmão pediu em julho do ano passado sem urgência para cc nem para passaporte e levou 70 dias desde o pedido até ter o passaporte em mãos... consulado SP
  • No consulado do RJ não tenho a opção de agendar com ou sem urgência. Alguém sabe se ainda é possível solicitar com urgência?
  • @Kaio tem a opção de agendar com urgência sim
  • @Kaio, se não me engano no RJ você solicita a urgência na hora do atendimento.
  • Boa tarde, tenho o cartão do cidadão. Estarei em Lisboa na próxima semana. Qual a forma mais fácil de obter o passaporte português? Irei morar na casa de um amigo por uns tempos.O que vou precisar para obter o NIF? Depois disso consigo abrir uma conta bancária? Qual seria o banco com menores (ou sem) taxas? Muito grato.
  • editado August 2019
    @durvaldog, para solicitar o NIF, basta ter residência em Portugal. Atenção que terá de nomear representante fiscal ao sair do país e residir fora da UE.

    Com o NIF, já poderá abrir conta bancária.
    Os bancos que não cobram manutenção são o ActivoBank, o Banco CTT e o N26 (banco alemão). São bancos quase digitais e dispensam idas a agências após a abertura de conta. O Revolut é outra opção, mas ainda não oferece todos serviços bancários, embora esteja em processo de se tornarem um banco em Portugal.
    Pessoalmente uso o ActivoBank como conta a ordem e o Revolut para viagens ao estrangeiro ou compras na internet fora da Europa, visto que não cobram taxas extras em conversão e deixam levantar dinheiro fora de Portugal sem comissões.
  • Bruno MarinhoBruno Marinho Member
    editado August 2019
    Boa tarde a todos!

    O Cartão cidadão demora muito pelo consulado? Pergunto pq hj fui olhar no site do consulado do RJ e só tinha vaga p 30/03. Para passaporte, tem vaga em 27/01.

    O consulado é a melhor maneira?

  • editado August 2019
    @Bruno...

    Estando no Brasil...É A "ÚNICA MANEIRA"...
    Uma Prima minha desembarcou em Lisboa na quarta-feira passada e já está co o CC em mâos...

    Tem uma dica aqui...Veja...:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/199515/#Comment_199515
  • @Nilton Hessel

    Obrigado.

    Vou deixar agendado no consulado.
  • Pessoal, boa tarde! Gostaria de deixar o relato aqui do meu cartão cidadão SEM urgência. Fiz o agendamento em ago-2021 para abr-2022, na realidade eu não tinha pressa, estávamos em plena pandemia, fiz o agendamento e só esperei.

    A nossa ida ao consulado foi confirmada para 29-abr-2022, foi tudo muito rápido e pontual. Resolvi optar por NÃO pagar a taxa de urgência pois estávamos em 3 pessoas e realmente não tínhamos pressa no documento pois não temos viagem marcada. Eu sinceramente esperava que ia demorar uns 6 meses para chegar, acontece que no dia 13 de maio chegou o pin e hoje 20 de maio chegou o cartão cidadão na minha residência. Achei bastante rápido, lógico não o agendamento, mas depois da ida do consulado demorou 3 semanas para chegar em casa. No meu caso achei que realmente não valia a pena pagar a taxa de urgência.

  • @Edilaine Reis

    Realmente vc não tem pressa... E ainda ressuscitou um tópico adormecido há anos. :-)

    Seu CC deve estar ainda inativo. Precisa levar ao consulado junto com a carta-pin para ativar, e pedir o PEP (passaporte eletrônico).

    Vocês poderiam fazer em casa se tivessem um leitor de fingerprint. Dificilmente terão. Precisa do fingerprint e da carta-pin pra ativar o CC.

  • Boa noite, @Edilaine Reis

    No consulado de qual cidade você foi? São Paulo?

    Meu agendamento em SP está para Agosto e tenho viagem marcada em Novembro. Já tentei entrar em contato com o consulado para saber quanto tempo está demorando para sair o CC e passaporte mas sem sucesso.

    A minha mãe tirou ano passado, com urgência, e levou 4 meses. Foi em Fev/2021 pela primeira vez, em Junho/2021 pela segunda pra pegar o cartão e uma semana depois chegou o passaporte em casa.

  • Olá @paula_mendanha foi em São Paulo mesmo... tomara que vocês tenham a mesma sorte que eu tive! Só reforçando que eu fiz só o cartão cidadão, não tive interesse de tirar o passaporte neste momento. Até mais!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.