Precisa de Retificação? Certidão de casamento de Portuguesa descrita como nascida em Santos

Boa tarde,

Minha situação é a seguinte, sou bisneto de portuguesa (pai e avô vivos) e recentemente entrei com o processo para obter a cidadania por atribuição, sem pular geração.

A história que eu descobri foi a seguinte, minha bisavó veio quando bebê para o Brasil com os meus tataravós, e aqui ficou sem ser registrada, até quando casou. Consegui localizar a certidão de baptismo portuguesa dela, na ilha da madeira.

Na certidão de casamento dela aqui, porém, está registrado como se ela fosse nascida em Santos, onde desembarcou quando criança, fui nos cartórios e consegui confirmar que nem mesmo existe uma certidão de nascimento dela em Santos, foi apenas descrito durante o casamento, fui informado que pela época e pela idade que casou muitas vezes não eram apresentados documentos no casamento, apenas testemunhas.

Gostaria de saber se o meu caso precisa de retificação na certidão de casamento, e qual seria o procedimento, vi que alguns casos podem precisar de advogado e não sei se o meu precisa também. Já estava com o processo de atribuição pago e essa situação me pegou de surpresa. Qualquer informação de custo ou prazo aproximados também agradeço, não tenho conhecimento algum sobre como realizar esse processo de retificação.

Não sei se pode ajudar, mas minha bisavó é Clotilde de Freitas (Domingues), nascida na ilha da madeira em 17 de Maio de 1923, filha de Gabriel de Freitas com Joana de Nóbrega, e o assento dela está informatizado sob o nº 1347/2013 no CRC de Santa Cruz. Já localizei algumas outras informações como a lista de bordo que comprova a chegada dos meus tataravós ao Brasil e o RE dos meus tataravós.

Agradeço desde já qualquer ajuda.

Comentários

  • @felipe vc terá q ir no cartório onde foi feito o registro de casamento e pedir a retificação.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.