Cidadania - Duvidas

Sou novo aqui e talvez até já tenham sido sanadas essas duvidas em outros posts, porém, não consegui encontrar exatamente o que procuro.
Meus pais são portugueses , não naturalizados e casaram-se no Brasil . Já são falecidos.
Estou querendo requerer a cidadania portuguesa.
Já solicitei a um parente em Portugal, que me envie a certidão de nascimento do meu pai.
Essa certidão, já está a caminho e já constam anotações nessa certidão, como o casamento dos meus pais no Brasil e o Óbito do meu pai no Brasil.
Eu casei no Brasil e me divorciei e casei com outra pessoa no Brasil.

Meu pai, foi o meu declarante na minha certidão de nascimento ( dizem que isso conta no processo )
Já ouvi dizer que se eu fizer pela conservatória de Lisboa, eu vou precisar averbar tudo isso e sai uma fortuna....
Dizem que em outras conservatórias, além de sair mais rápido, não seria necessário essa averbação de
imediato e que eu conseguiria a minha cidadania sem grandes problemas, até pelo motivo de meu pai ter sido o declarante no meu nascimento. E depois eu faria as averbações do meu casamento e divorcio e casamento, quando fosse a Portugal.
Seria isso.....
Em quais conservatórias seria mais fácil e rápido, sem precisar dessas averbações inicialmente???

Obrigado
Jose Carlos Carvalho

Comentários

  • @JCCS primeiro de tudo vc terá que transcrever o casamento dos seus pais.Depois vc pode pedir suas atribuição pelo ACP do Porto que tem sido o lugar mais rápido para conclusão dos processos.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

  • @JCCS, como o casamento de seus pais já está registrado na certidão de nascimento dele você já pode dar entrada no seu pedido de nacionalidade.
    Lisboa é muito demorada pois concentra muitos processos, envie para o Arquivo Central do Porto (ACP) que é muito mais rápido
    Após o seu processo de atribuição você pode fazer a transcrição do seu primeiro casamento mas o divórcio só é feito por via judicial, tem que contratar advogado que atue em Portugal para fazer isso. Após o divórcio pode transcrever o segundo casamento.
    São processos distintos, para a atribuição sempre é registrado o nascimento e a pessoa fica como solteira afinal ninguém nasce casado. Depois serão feitos os outros processos. A cada processo desses (casamento, divórcio e outro casamento) será feita a devida averbação ao assento de nascimento, não é feito tudo de uma vez.
  • Obrigado a todos.
  • Bom dia,
    ainda sobre esse assunto, assim que eu receber a certidão de meu pai português, que já está a caminho e devidamente atualizada, eu devo juntar ao meu processo de cidadania:
    1- Minha certidão de nascimento ( autentica e apostilhada )
    2- Meu RG ( também autentico e apostilhado )
    Juntar ainda, o requerimento e a taxa e enviar a ACP ....
    Seria isso ???
    Lembrando que na minha certidão de nascimento, devem aparecer as anotações referentes ao primeiro casamento , divorcio e segundo casamento.
    Eu posso seguir normalmente com meu pedido de cidadania ?
    Eu consigo me tornar cidadão português, ter o passaporte português , cartão cidadão, etc, e depois , quando for possível , eu solicito as averbações de meu casamento/divorcio/casamento ??
    Eu conseguindo a cidadania portuguesa, se eu for até Portugal, eu estarei isento de juntar todos aqueles documentos que os imigrantes precisam juntar (que tenho visto dizer por ai ), como NIF, comprovante de residencia, numero de Utente (acho que é isso ), cartão de vacinação, etc,etc,etc....
    Agradeço antecipado a ajuda.
    abs
  • Alguem está com problemas para pedir a certidão de nascimento no civil online? Hje tentei varias vezes, mais não consegui.
  • @Fellipe..o sistema está instável..deve voltar a funcionar em breve.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.