Onde procurar certidões de 1899 e 1900

Prezados,

Estamos buscando o registro de nascimento do meu bisavô português ARTHUR TORQUATO DE ALMEIDA para obter a cidadania da minha avó ainda viva e assim dos demais familiares.

Não temos muitas informações pois meu bisavô chegou ao Brasil provavelmente em 1919 em São Luis do Maranhão e estabeleceu residência na cidade de Rosário - MA. Conforme encontrado no livro da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, ele se casou com minha bisavó Filomena de Souza no dia 28 de fevereiro de 1920. Outras informações que constam nesse registro da igreja é a idade do meu bisavô na data do casamento que era 20 anos, sua naturalidade Portugal e sua filiação: Emilio Torquato de Almeida e Henriqueta de Almeida. Minha avó afirma que ele era de Lisboa, mas essa informação não pode ser confirmada.
De posse dessas informações, fomos ao único cartório de registro civil e solicitamos o registro de casamento de Arthur e Filomena, mas o cartório retornou dizendo que o livro 8 com os registro do ano de 1920 foi extraviado e por isso não localizaram o registro de casamento.
Na certidão de nascimento em inteiro teor da minha avó Maria da Conceição de Sousa Almeida, filha de Arthur e Filomena, não contem informações sobre a data e local de nascimento do pai dela, diz apenas que era natural de Portugal, sua profissão e o nome dos seus pais.
Confesso que foi um balde de água fria, minhas esperanças estão de esgotando.
Fora essas informações sabemos que o bisavô retornou a Portugal por volta de 1924 para tratamento de Lepra, segundo minha avó ele foi para o hospital leprosário em Lisboa (informação que não tenho provas, apenas as lembranças de minha avó) e morreu lá mesmo no dia 14 de julho de 1944 (segundo anotações de minha avó)

Será que tenho algum caminho para encontrar os documentos do meu bisavô somente com essas informações? Poderiam me sugerir sites ou locais de busca que possam me ajudar a encontrar informações relevantes?

Conto com a ajuda prestimosa de vocês.

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.