Cartão Cidadão - Consulado RJ - Certidão com nacionalidade averbada??

Olá a todos,
Primeiramente gostaria de agradecer a ajuda de todos pq finalmente meu processo saiu!!!! Meu assento foi emitido ontem (15/11/18).

Com isso em mente, é hora de pensar no CC e no passaporte.

Já tenho meu agendamento no consulado do RJ marcado pro dia 21/01/19 (agendei em agosto!!!!).

Minha dúvida é: Quais os documentos necessários? Vi no consulado que é necessário um documento com foto mais uma "certidão de nascimento com averbamento de nacionalidade".

1: Para o documento com foto, serve o RG ou CNH ?
2: Vi algumas pessoas falando que essa certidão averbada não é necessaria, isso é vdd?
3: Posso tirar meu cartão apenas com documento e assento portugues em mãos?

Muito Obg.

Comentários

  • @thiago
    1- sim
    2- desconheço essa exigência
    3-pode..talvez peçam comprovante de endereço..( não tenho certeza)
  • estou Na Noruega e liguei para o consulado português daqui.
    Eles pediram o número do assento, documento com foto ( no caso pediram passaporte) e comprovante de residência.
    A princípio deve ser a mesma coisa.
  • No consulado do RJ só pedem um documento com foto. A certidão eles acessam na hora e comprovante de residência nunca pediram.
  • Muito obrigado a todos pelas respostas.

    @Matheus Pereira o documento com foto precisa ser apostilado? Basta levar minha CNH mesmo ?

    Grato.
  • @thiagoosantoos

    Pode ser a CNH e não precisa apostilar
  • Oi Pessoal,

    Estou agendada para fazer o cartao cidadao em 29/11 no consulado do RJ. Tenho a certidao de nascimento portuguesa com o nome de solteira.
    A transcricao do meu casamento esta em andamento em Ponta Delgada. Todos os meus documentos de identidade ( RG, CNH e passaporte ) estão com o meu nome de casada. O documento de identificacao que tenho com o nome de solteira é muito antigo... como devo proceder?
    Estou ha semanas tentando remarcar no Consulado e nao consigo!!!!
  • editado November 2018
    @Bgenum quando vc for preencher o requerimento vc vai colocar o estado civil atual.Se vc tiver CNH, acredito q seja aceita.
  • Muito Obrigada @Vlad Pen !
    hoje eu consegui adiar o meu atendimento para o cartao cidadao no Consulado do Rio por mais um dia.. apareceu a data de 30/11 no site do Consulado e eu consegui agendar ! Cancelei o meu atendimento de amanha, pois minha mae foi la hoje fazer o dela e disseram que no meu caso, eu deveria reagendar, pq meus documentos de identificacao brasileiros estavam com nome de casada e minha certidao portuguesa com o nome de solteira. Disseram que eu precisaria aguardar a transcricao do meu casamento mesmo.
    Agora vou ficar tentando para ver se adio mais um pouco pois pelas minha contas minha certidao de casamento deve estar saindo ja. Fiz ontem o pedido pelo civil online mas ainda nao obtive resposta.
    Muito louco isso do agendamento,, hoje de manha cedo so apareciam datas disponiveis para maio de 2019 , e agora ha pouco apareceu essa data de 30/11 com varios horarios disponiveis.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.