Qual conservatória está mais célere para para obtenção da Cidadania por atribuição?

Olá, sou nova no grupo. Tenho acompanhado as postagens e o pronto retorno q todos dão. Estão de parabéns.

Sou filha de portugueses (pai e mãe), ambos nascidos em Portugal e casamento no Brasil, iniciei por conta própria meu processo de aquisição de cidadania por atribuição.Via vale postal. Graças as postagens do grupo!! :)


Cumpri a etapa de transcrição do casamento dos meus Pais via Ponta Delga. Correu tudo bem. Me informaram o número do assento do sistema e devolveram o vlr q paguei a maior. :D

Agora vou iniciar o pedido de atribuição, minhas dúvidas são:

1) Qual a melhor conservatória para envio dos documentos? A mais celere e simples.
2) Quais documentos devo enviar? Mudei meu nome qdo me casei, isso interfere na relação de documentos?
3) Localizei na internet instruções para preenchimento do Formulário 1C : Com dicas sobre impressão etc. Existe alguma fonte confiável para q eu valide esses procedimentos?
4) O vlr do vale postal é de 175 euros?
5) Posso fazer o pedido de atribuição do meu filho simultâneo ao meu? Ou deve primeiro realizar a minha atribuição e posteriormente a dele?

Desde já o meu muito obrigada pelo apoio.

Comentários

  • @Cila Dias
    1) Atualmente ACP (Arquivo Central do Porto) é o local mais rápido
    2) Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada.
    Xerox do documento de identidade, apostilado.
    Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade.
    Cópia simples do assento de nascimento de seu pai ou mãe. O que for utilizar para instruir o processo. Pode também apenas informar o número e ano do assento no formulário 1C.
    Se na sua certidão de nascimento não constar averbado o casamento e a alteração de nome vai ter que juntar também sua certidão de casamento inteiro teor, apostilada, para justificar a mudança no nome. Você pode pedir para verificarem no cartório se já consta averbado o casamento e, caso não esteja, pedir para averbar o casamento quando for solicitar a certidão de nascimento.
    4) Sim, 175 euros. ACP aceita pagamento via cartão de crédito também. Caso opte pelo pagamento por cartão deve utilizar o formulário que será enviado para seu e-mail após a finalização do pagamento
    5) Não pode, vai ter que aguardar o seu processo finalizar e, depois fazer a transcrição de seu casamento para, então, poder pedir a atribuição dele.
  • @daniel Henriques, muito obrigado pelas informações tão claras. Amanhã consultarei sobre a averbação, caso não exista solicito.

    Existe uma fonte q possa consultar qto as regras de preenchimento do formulário 1C?
  • @Cila Dias, aqui no fórum mesmo tem um tópico sobre preenchimento do 1C
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
    Da uma olhada e se tiver dúvidas pergunte, o pessoal é sempre solícito.
  • @Daniel Henriques, vou usá-lo. Muito obrigada mais uma vez.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.