TENHO ALGUMA SAÍDA PARA ESSA SINUCA DE BICO?

Olá, meu avô era português e quero pegar a cidadania do meu pai, já falecido e não pegou( ius sanguinis). Tenho toda documentação pronta e apostilada desde o ano passado.. todas da Ilha da Madeira. Acontece que moro no Rio de Janeiro e não consigo em lugar nenhum achar a certidão de nascimento do meu pai (porquê preciso fazer prova de que ele, meu pai, era o filho do português para ter resposta positiva. Procurei em todos os lugares inimagináveis.. esgotei tudo por aqui, não tenho saída mais. Estou muito chateada porquê nadei, nadei , nadei e morri na praia. Existe algum documento ou algum tipo de ação no Brasil ou em Portugal em que eu consiga essa cidadania ius sanguinis sem esse documento. Tenho como provar de outras maneiras, outros documentos porém, exigem a certidão de nascimento a termo. Deu entrada direto em Lisboa por 3 vezes e nem quiseram receber meus documentos, todos certinhos mas faltando tal certidão. Alguém pode me ajudar? preciso saber juridicamente e já fui informada por lá que mesmo que eu consiga uma segunda via por meio do Judiciário, não irá valer? É verdade isso? conhecem sinuca de bico, é o meu triste problema.

Comentários

  • Você tem o RG do seu pai? No verso consta o documento que foi utilizado para a confecção do mesmo.
  • @nica lembrando tb q vc como neta terá q comprovar laços de efetiva ligação com a comunidade portuguesa para poder pedir sua nacionalidade.
  • Olá @nicamacedo

    De todos documentos que encontro de "ADHEMAR MIQUELINO DE MACEDO" a composição do nome sempre é a mesma ou algum consta diferente?
  • Obrigada pelas resposta, sou muito grata mesmo! laços com a comunidade eu tenho. Quanto ao nome do meu pai, acho que a unica diferença que possa ter é ADEMAR OU MICHELINO. Os dados do IPF que ele tirou em 1970 são os da certidão de casamento.. nascimento..NADA....
  • nicamacedo,

    chegou a ir no Colégio São José?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.