Mudança de formulário em meio ao processo de pedido de cidadania de filho para neto de português

Boa noite!
Eu dei entrada ao pedido de cidadania por atribuição para uma amiga, como filha de portugueses (Cecilia Coelho e Joaquim Guilherme), como não achamos a certidão do pai português optamos pela cidadania pela mãe portuguesa.
Mesmo assim, o Processo caiu em exigência, porque o Registro da portuguesa constava um erro no seu registro ainda em Portugal, o nome do pai dela esta incompleto, ou seja todos os irmãos dela foram registros como pai Antonio Joaquim Coelho (que é o correto), ela no entanto, consta o nome do pai APENAS como Joaquim Coelho, e para completar, quando ela se casou no Brasil, o cartório alterou o nome dela para Cecilia Augusta, e quando ela foi registrar os filhos dela, o nome dela foi novamente alterado para Cecilia Assumpção.
Mesmo assim a família apostou que não daria problemas, mas caiu em exigência.
Como eu encontrei o Registro de Batismo do avô (Antonio Joaquim Coelho) e o mesmo esta correto com o registro da neta que está pleiteando a cidadania (e essa foi uma das exigências da conservatória explicar a diferença do nome dele entre o registro da filha e o que consta como avô no da neta).
Gostaria de saber, se em meio ao processo, é Possível MUDAR O TIPO DE FORMULÁRIO DE FILHO PARA NETO no pedido de cidadania, pagando a devida diferença do valor da taxa? Já que corrigi o registo em Portugal e depois corrigir o registo de casamento vai demandar , tempo, e dinheiro, e a requerente da cidadania já esta com 87 anos de idade.
Gostaria de uma instrução. A taxa para corrigir o registo em Portugal é de 200 euros e os advogados que contactei, infelizmente, não respondem, e eu tenho prazo estabelecido para tais explicações.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.