Processo de paternidade, é necessário contratar advogado em Portugal?

Boa noite a todos,

Estou iniciando agora o processo de emissão de minha cidadania portuguesa e encontro-me com muitas dúvidas, mas a principal é sobre o processo de reconhecimento de paternidade ao qual passei após nascer.

Sou filha de mãe solteira e pai filho de portugueses.

A declarante de minha primeira certidão de nascimento é minha mãe, que entrou com processo para reconhecimento de paternidade contra meu pai e após teste de DNA foi ordenado pelo juiz o reconhecimento e emissão de nova certidão de nascimento, nesta não há informação de quem é o declarante.

Nasci em abril de 1989 e o reconhecimento de deu em novembro de 1991.

Meu pai tirou a cidadania portuguesa há alguns anos, portanto português, e agora quero começar o.meu processo também.

Tenho uma cópia simples do mandado do juiz que ordena a emissão da nova certidão de nascimento, neste constam número do livro e folhas do registro.

Minha pergunta é: vou precisar contratar um advogado aqui no Brasil para ter uma cópia autenticada desse mandado? Preciso da cópia autenticada ou algum outro tipo de cópia?

Preciso contratar advogado em Portugal também para registar essa paternidade lá ou só anexar esse documento ao processo basta?

Grata desde já a quem puder me auxiliar.

Comentários

  • @Nicolle acredito q vc tenha q contratar um advogado para instruir melhor o processo.
  • @Nicollemezuraro

    Vc terá que pedir para desarquivar o processo e contratar um advogado que atue em Portugal para o reconhecimento da sentença brasileira
  • @vladpen e @marianelida obrigada pelo retorno. Então terei que contratar advogado aqui e lá, certo? Preciso procurar essas assessorias especializadas em cidadania pra isso ou um advogado civil consegue resolver?
  • @Nicolle acho q um advogado civil pode cuidar do seu caso ou um advogado especializado em cidadania portuguesa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.